Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA BORGES
DATA : 19/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Motivação de estudantes e seu professor de inglês em inter-relação: uma compreensão sobre a equilibração da motivação à luz da teoria da complexidade


PALAVRAS-CHAVES:

dinâmica motivacional, coadaptação, aulas de língua inglesa, ensino de inglês, aprendizagem de inglês


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Esta investigação pretende compreender a inter-relação existente entre a motivação dos estudantes e a motivação de sua professora de língua inglesa em uma turma de um curso livre de língua inglesa na cidade de Belo Horizonte. O marco teórico da investigação está no construto da coadaptação, conforme Larsen-Freeman e Cameron (2008), na perspectiva dos sistemas dinâmicos complexos. O sistema complexo investigado será um conjunto de aulas e o tempo de observação corresponderá ao necessário para a realização de uma unidade didática. A motivação da professora será registrada: antes, durante e após cada aula da seguinte forma: antes, por meio de uma pequena narrativa gravada em que ela irá descrever brevemente o seu planejamento para a aula específica; durante as aulas, sempre que a turma terminar de realizar uma atividade, por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado pelo Google Forms, intitulado Motivational Meter. O preenchimento deste formulário envolve a indicação do nível motivacional do participante (pela escolha entre: motivado, neutro ou desmotivado) e, na sequência, a entrada de uma palavra-chave ou pequena frase que o justifique. Por fim, ao final de cada aula, quando a professora deverá fazer uma segunda narrativa relatando como a aula transcorreu, dando as suas impressões e registrando qualquer coisa inesperada que por ventura tenha acontecido, em especial relacionada ao comportamento dos estudantes. Por sua vez, a motivação dos estudantes também será flagrada no início, durante (logo após a realização de uma atividade) e ao final de cada aula, por meio do preenchimento do mesmo formulário preenchido pela professora – o motivational meter. Com a geração destes dados, esperamos conseguir flagrar eventos de co-adaptação ao comparar os dados fornecidos pela professora e os fornecidos pelos estudantes acerca das mesmas experiências vivenciadas em sala de aula. Pretendemos descrever tais eventos para compreender como a motivação da professora influencia a motivação dos estudantes e vice-versa, nessas aulas investigadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIA RAQUEL DE ANDRADE BAMBIRRA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externo ao Programa - MARCOS RACILAN ANDRADE
Externa à Instituição - CAROLINA VIANINI AMARAL LIMA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 08:52
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8