Banca de DEFESA: VANESSA CRISTINA MORAES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA CRISTINA MORAES TEIXEIRA
DATA : 28/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: POSLING/ Campus Nova Suíça / CEFET-MG
TÍTULO:

Bastidores da produção de livros didáticos de inglês do PNLD e do tratamento dos Temas Contemporâneos Transversais: discursos de produtores à luz da Linguística Sistêmico-Funcional


PALAVRAS-CHAVES:

PNLD. Produção Editorial. Livro didático de inglês. Temas Contemporâneos Transversais. Linguística Sistêmico-Funcional.


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo central de investigar os bastidores da produção de livros didáticos de inglês do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a fim de compreender como se dá a prática de autores e editores na elaboração desses materiais, com foco nas etapas em que eles fazem escolhas no tratamento dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Para conhecer esse contexto, realizei entrevistas com autores e editores que produziram livros didáticos de inglês aprovados no PNLD de 2020 e de 2021, as primeiras edições do programa que avaliaram livros didáticos de inglês após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que resultou na reestruturação dos editais. Assim, coletei discursos nos quais esses profissionais abordam suas ações na elaboração dos livros e no tratamento dos TCTs e seus posicionamentos a respeito do processo de produção e da inserção desses temas nos materiais produzidos. Para a análise do corpus, foi adotado o escopo teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, que orientou a construção das discussões que cumprem os objetivos da pesquisa. Utilizei especificamente o Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) para evidenciar e analisar as ações presentes nos discursos dos produtores; e o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007) para mostrar e analisar os posicionamentos desses profissionais. Ao final, também verifiquei os critérios utilizados e os desafios enfrentados por eles nesse meio social. Os resultados mostraram que há propósito por trás das escolhas dos autores e das intervenções dos editores na mobilização dos TCTs, pois é revelado um esforço real da parte deles para contribuir na formação crítica dos usuários. Todavia, nem sempre eles conseguem encontrar os materiais que desejam inserir nos livros, além de suas escolhas serem fortemente reguladas pelas diretrizes das políticas públicas e por demandas mercadológicas, principalmente, após as mudanças recentes, que parecem ter aumentado as inseguranças e as limitações na prática desses agentes. Ademais, trata-se de um processo que recebeu mais avaliações negativas dos participantes, devido ao trabalho rigoroso e às grandes responsabilidades que o envolvem. A presença dos TCTs nos livros, por sua vez, foi avaliada positivamente por eles, visto que consideraram a importância social de abordar esses assuntos nas salas de aula e as possibilidades que o livro didático de inglês pode oferecer como ponto de partida para que essas discussões aconteçam. Com este estudo, pretendo contribuir com mais uma perspectiva sobre a produção de livros didáticos, articulando questões do campo da edição, do ensino de língua inglesa e da análise do discurso de base SistêmicoFuncional. Essa é uma forma de aproximar a pesquisa acadêmica das práticas profissionais do mercado editorial brasileiro de livros didáticos, evidenciando a complexidade dos processos que ocorrem nesse cenário, sobretudo, através do uso da linguagem pelos agentes envolvidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interna - PAULA RENATA MELO MOREIRA
Externa à Instituição - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO - UFLA
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 16:20
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