Banca de DEFESA: ÉVERTON LUCAS FERREIRA GARCIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉVERTON LUCAS FERREIRA GARCIA
DATA : 17/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: RNP VIRTUAL
TÍTULO:

Análise discursiva de narrativas de si de Elke Maravilha: construção identitária, mídia e moda


PALAVRAS-CHAVES:

Elke Maravilha. Ethos. Imaginários. Narrativa de vida, moda e
mídia.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Nesta dissertação, refletimos sobre como os discursos constroem efeitos de sentidos
plurais na narrativa de si da artista Elke Maravilha, tendo o corpo como lugar de
manifestação da moda em diferentes esferas sociais. Com um olhar discursivo, temos
o objetivo de fazer uma leitura que mescla dispositivos da ordem da língua e da
ordem histórica, que determinam a produção de efeitos de sentido por meio de relatos
de experiências vividas e de indumentárias usadas pela artista ao longo de sua
carreira. Buscamos identificar como, nessa projeção de imagens de si, tanto na sua
dimensão de indumentária, quanto no seu funcionamento enunciativo verbal,
manifestam-se os posicionamentos e engajamentos da artista. Analisamos também os
discursos e imaginários que atravessam as narrativas desse ícone da mídia brasileira,
sob a ótica de Dominique Maingueneau (1997; 2006; 2008; 2011; 2015; 2016; 2020),
Émile Benveniste (1989; 1991), Guy Debord (1997), Ida Lúcia Machado (2016),
Leonor Arfuch (1995; 2010), Malcolm Barnard (2003), Patrick Charaudeau (1991;
1999; 2004; 2006; 2017; 2018), Ruth Amossy (2005; 2018), entre outros, que nos
ajudaram a apontar os vários ethé da artista. Como diretriz para esta pesquisa, são
utilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso com
relação ao ato de linguagem como encenação, às competências de linguagem, à
manipulação dos modos de organização do discurso e à Modalização
(CHARAUDEAU, 1991,1999). Também são abordados aspectos linguísticodiscursivos
da argumentação diretamente ligados a essa teoria. O corpus é composto
por cinco cadernos com entrevistas da artista que o autor coletou, transcreveu e
dividiu em três eixos para análise: construção identitária, mídia e moda. A partir
desta pesquisa podemos realizar a análise das narrativas de si da artista Elke
Maravilha, o que contribuiu para a (re)construção identitária dos relatos da artista.
Buscamos igualmente, a partir da análise do interdiscurso, identificar os signosintomas
de imaginários mobilizados tanto no âmbito verbal, quanto não verbal, o
que implicou analisar as projeções etóticas construídas a partir da indumentária. A
análise fundamentou-se na compreensão do uso de índices de subjetividade e
corporalidade, buscando, por fim, descrever as projeções etóticas mais salientes
expressas nos relatos analisados. Os resultados desta pesquisa demonstram que a
dinâmica empregada propiciou integração, assimilação e compartilhamento das
experiências na elaboração do conhecimento entre discurso e interdiscurso,
compreensão do ethos que a artista sempre quis mostrar na mídia e que sempre
defendeu em sua estética e ética. Percebemos que não é difícil encontrar mil e duas
coisas escritas sobre Elke Maravilha, afinal, há tempos, ela faz parte de nosso
imaginário e tornou-se mais que uma personalidade na moda. Desde o início, ela
sempre projetou imagens de si como sendo uma pessoa irreverente, anárquica,
exagerada e sem papas na língua. Para além dessas projeções etóticas,
aparententemente intencionais da artista, foi-nos possível observar imaginários
sociodiscursivos que revelam um posiciomento político social de valorização da
igualdade, do respeito à diversidade étinico-racial e de gênero e reconhecimento de
diversas manifestações religiosas e culturais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Interna - GIANI DAVID SILVA
Externa à Instituição - MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER
Notícia cadastrada em: 03/10/2022 10:39
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