TEXTOS A DOIS: CARTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS EM DANÇA DE SALÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Dança de salão contemporânea, espetáculos, cartografia, movimento, imagens, narrativas.
A pesquisa delineia-se a partir da análise dos espetáculos “1717”, “E vê que ele mesmo era...”,
“Me brega, baile!” e “Por um fio” para também investigar uma linguagem que emerge para a
cena: a dança de salão contemporânea. Esta pesquisa terá a cartografia como metodologia para
acompanhar processos, traçar linhas, mapear territórios e permitir rotas de escape. Tudo implicado
na invenção não somente dos espetáculos de dança citados, mas também no enleio da própria
pesquisa. O objetivo é cartografar esses espetáculos de dança de salão contemporânea brasileira
por meio da análise imagética de seus movimentos para investigar a construção de textos a dois
na transposição de narrativas para a cena. Os territórios e caminhos apontados por mim são
relativos à minha experiência cartográfica por isso, como objetivos específicos pretende-se traçar
territórios a partir das produções artísticas que se utilizam da dança de salão contemporânea e de
narrativas para sua criação cênica; analisar como essas narrativas são traduzidas para a linguagem
coreográfica e mapear como essa linguagem, a da dança de salão contemporânea, se configura
cenicamente. O problema central dessa pesquisa é desvendar como textos a dois nascem na
transposição de narrativas para a linguagem coreográfica nos espetáculos de dança de salão
contemporânea brasileira. Como as imagens dos espetáculos analisados revelam sua dramaturgia
e de que maneira a dança de salão contemporânea é inquietude e transgressão para traçar
movimentações corpo-textualizadas em cena.