A influência do contexto na aprendizagem de língua inglesa durante o ensino remoto, em uma escola regular de Ensino Básico, sob a ótica da Teoria da Complexidade
contexto de aprendizagem; experiências circunstanciais; ensino remoto emergencial; ensino de língua inglesa; ensino médio, escola particular
O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos contextuais presentes na experiência de aprendizagem de Língua Inglesa de estudantes de ensino médio, realizada na modalidade ensino remoto emergencial. Todos os estudantes do 1º, 2º e 3º anos de um colégio particular de Belo Horizonte, que vivenciaram o ensino remoto emergencial em 2020 serão convidados a participar da pesquisa. Os dados serão gerados a partir da aplicação de um formulário alojado na plataforma do Google Forms e da realização de uma entrevista semiestruturada. Tendo como referencial teórico contribuições da pesquisa experiencial brasileira (MICCOLI; BAMBIRRA; VIANINI, 2020) e a perspectiva da teoria da complexidade (DE BOT; LARSEN-FREEMAN, 2011), as experiências circunstanciais que emergirem das narrativas dos participantes serão identificadas e sua composição explicitada. Além de compreender como o contexto imposto pela modalidade de ensino remoto emergencial influenciou a aprendizagem dos estudantes, espera-se também que esta pesquisa consiga evidenciar a força que o contexto tem de moldar o que acontece em sala de aula de Língua Inglesa.