Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE PATRÍCIA LOPES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE PATRÍCIA LOPES LIMA
DATA : 15/12/2022
HORA: 09:30
LOCAL: online - RNP vicenteparreiras
TÍTULO:

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Paradigma da complexidade; Metodologias ativas; Aprendizagem significativa; Ensino híbrido; Aulas de língua inglesa; Integração de TDICs aos processos pedagógicos.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo investigar sob o viés do paradigma da complexidade e dos pressupostos das metodologias ativas como a aprendizagem significativa e a centralidade no estudante podem emergir de ensino híbrido em aulas de língua inglesa.  Para esta pesquisa utilizamos como fonte de dados uma aula de língua inglesa do segundo ano do ensino médio, para tal foi produzido pela professora um plano de aula sob orientação da pesquisadora, a professora que se autodenomina como uma professora tradicionalista em seus métodos de ensino e não faz uso das integrações de TDICs aos processos pedagógicos. A professora aceitou o desafio de modificar a estrutura de sua aula para o ensino híbrido para que possamos observar o comportamento do sistema dinâmico complexo neste novo contexto de aprendizagem. A pesquisa teve como procedimento metodológico a observação e gravação de uma aula com objetivo de descrever e classificar os movimentos observados em sala de aula e esclarecer questionamentos tais como se houve perturbação no sistema durante a aula de língua inglesa, descrever as etapas que podem ser observadas em sala de aula com base na teoria da complexidade e relatar possíveis movimentos de emergência e coadaptação do sistema explicitado por Larsen-Freeman & Cameron (2008). Discutiremos neste trabalho as percepções de alunos e professores sobre a integração de novas tecnologias digitais em contexto de ensino híbrido e o relato dos estudantes diante de uma nova proposta de aprendizagem que de língua inglesa que foge as propostas vivenciadas por eles neste ano letivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externo à Instituição - GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - UFLA
Externo à Instituição - ALVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES - UFMS
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 14:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10