Abordando o material didático na formação docente para educação linguística de surdos com base na pedagogia pós-método
surdez; Libras; formação docente; material didático
As conquistas das pessoas surdas perpassam desde a antiguidade quando eram considerados incapazes de serem educáveis até os dias de hoje. Uma das conquistas mais importantes, foi a aprovação da Lei 10.436/02 e posteriormente a regulamentação pelo Decreto 5.626/05. Com isso, houve maior visibilidade para as pessoas surdas no âmbito educacional e na sociedade. As práticas de docência e de orientação aos professores por parte da pesquisadora mostram ainda o desconhecimento por parte destes que não usam ou usam pouco a Libras para comunicação com os estudantes surdos. Com base nisso, esta pesquisa de doutorado propõe uma contribuição para a formação docente baseada na pedagogia pós-metodo, na educação dos estudantes surdos, numa perspectiva de educação inclusiva de acordo com o Plano Nacional de Ensino Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEE, de 2008 e a a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, 2015, abordando um material didático para o ensino de Libras. Propõe-se uma metodologia de ensino de Libras para estudantes que são participantes do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Constituem a base teórica os escritos de Quadros (2005) sobre o bilinguismo na educação dos surdos, Kress (2001, 2006 e 2010) sobre multimodalidade e educação, Leffa (2007) sobre a criação do material didático e Kumaravadivelu (2003) que aborda a pedagogia pós-método na formação docente. A pesquisa apresenta a percepção dos sujeitos envolvidos na formação e elaboração do material didático. A análise dos dados revela através da avaliatividade a percepção de cada sujeito frente as formações e processo de criação do material. De modo geral a na percepção sobre as formações e criação do MD foi considerada pelos envolvidos como interessante, demandando tempo e formação específica para sua execução propiciando ações e troca de saberes entre os participantes e de grande valor para educação dos estudantes surdos