Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA CRISTINA DE CARVALHO MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA CRISTINA DE CARVALHO MARQUES
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: RNP
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: aplicabilidade de novas técnicas e práticas educativas de ensino para o letramento


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento. Tecnologias digitais. Metodologias ativas.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Há vários anos, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e promovendo mudanças sociais. Como os estudantes nascidos depois dos anos 2000 já cresceram na era digital, é importante que os professores se atentem para esse fato e atualizem suas metodologias em sala de aula. Ainda no século passado, autores como Vygotsky (1987, 1988), John Dewey (1959, 1979), Brian Street (2014), Paulo Freire (1983, 2000, 2003, 2005, 2011, 2012), Magda Soares (2002, 2003, 2017), Ângela Kleiman (1995), Roxane Rojo (2010, 2012, 2013), entre outros, já alertavam sobre a maneira como o saber deve ser repassado aos alunos, uma vez que eles não são apenas receptores de conhecimento. Se o que o aluno estiver estudando não fizer sentido para ele ou se ele não puder utilizar esses conhecimentos em seu cotidiano, a aprendizagem não ocorrerá de forma plena, ou seja, ele precisa ser um indivíduo letrado, que utilizará o seu conhecimento de forma crítica. Como o aluno não é um vazo vazio a se preencher de conhecimento, ou seja, como ele já possui conhecimentos prévios, e também por estar rodeado pela tecnologia, as metodologias ativas, cunhadas por autores como José Moran (2015, 2018), Lilian Bacich (2018, 2013), Antônio Nóvoa (2022), José Armando Valente (2014, 2017, 2018), são um excelente aliado nesse processo, pois, por meio delas, o aluno constrói seu saber e este tem significado em sua vida. Essas metodologias e o letramento, inclusive, estão em consonância com o documento oficial utilizado por todas as escolas brasileiras, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Esta pesquisa, qualitativa e de natureza aplicada, visa refletir sobre como os docentes do ensino fundamental anos finais podem utilizar as metodologias ativas com vistas a oportunizar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades de letramento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUIZ ANTONIO RIBEIRO
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Externo ao Programa - MARCOS RACILAN ANDRADE
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 15:39
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