PLATAFORMIZAÇÃO DE TEXTOS: reconfiguração de práticas de escrita e edição a partir de mediações algorítmicas do Google
Texto pós-plataforma. Plataformas de Busca. Mediações Algorítmicas. Circulação. Relevância. Ambiente Digital.
Esta pesquisa investiga em que medida produtores de texto incorporam práticas ou subvertem
as lógicas de mediação algorítmicas, impostas pela plataforma de busca Google, para
alcançar visibilidade no ambiente digital. O entrelaçamento entre texto e tecnologia cria
novas cadeias de valor para o fluxo produção, circulação e leitura, em especial, a
reconfiguração do processo de escrita e edição para atender a demandas contingenciadas das
plataformas online. Discutimos que uma nova cultura digital, atravessada pela materialidade
das plataformas online, altera dinâmicas de seleção, organização, curadoria, acesso e
navegação de textos online. Buscamos compreender como o funcionamento e as políticas do
Google determinam métricas de relevância do texto em ambiente digital, condicionando,
assim, os produtores a moldarem suas criações com parâmetros estéticos e linguísticos em
busca de performance. A pesquisa tem como suporte a Linguística Textual associada às
questões das tecnologias para ancorar as discussões sobre texto pós-plataforma e
reconfiguração de práticas de escrita e edição. Traz também como inspirações metodológicas
os Estudos de Plataformas (Platforms Studies), Estudos de Algoritmos (Critical Algorithm
Studies) e Métodos Digitais (Digital Methods), que têm matrizes conceituais originárias dos
Estudos de Ciência e Tecnologia (Science and Technology Studies - STS); além dos Estudos
de Busca na Web (Web Search Studies), que se alimentam de ideias do campo de
Recuperação da Informação (Information Retrieval - IR). Como metodologia, propõe-se a
integração de métodos qualitativos: a) pesquisa e análise em documentos do Google, com
recorte para governança; b) análise de práticas de escrita em ambiente digital, aplicando
engenharias reversas para inferir sobre mediações algorítmicas. Como resultado parcial, em
relação à percepção de governança do Google, revelou-se que as etapas de seleção e
classificação de textos, assim como as métricas de qualidade e autoridade de páginas e
conteúdos, impostas por essa plataforma de busca, estão gerando novos modos de escrita que
focalizam em textos capazes de responder à relevância para públicos e à relevância para
algoritmos.