Banca de QUALIFICAÇÃO: ARCADE JOHANNES KAKPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARCADE JOHANNES KAKPO
DATA : 04/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: online via google meet
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DA DIPAC EM DUAS TURMAS DISTINTAS DE EPTNM EM CONTEXTOS DE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO DO LEITOR E NO DESENVOLVTIMENTO DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Ensino remoto emergencial (ERE). Dinâmica interacional pedagógica adaptativa e complexa (DIPAC). Paradigma da Complexidade. Multimodalidade e metodologias ativas (MA).


PÁGINAS: 263
RESUMO:

A presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional ou empresarial que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da covid-19. Se insere na interseção entre ensino e aprendizagem significativa, tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para chegar ao uso ou à replicabilidade. Aborda o desenvolvimento dos letramentos: eventos de letramento e práticas de letramento, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papeis na sociedade atual. A pesquisa tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” A proposta de estudo inicial foi adaptada, no entanto, devida à pandemia da covid-19, partindo da observação da DIPAC em três turmas: aquela com a qual o estudo começou, em 2019 e uma segunda turma observada em 2020 no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar uma terceira implementação em turmas multiníveis (do CEFET-MG), nas quais as professoras aplicaram dita Dinâmica desenvolvida pelo professor Vicente Parreiras, e apresentada de forma extensa na dissertação de Batista (2021), cujos dados também fazem parte da presente pesquisa e análise. Na nossa hipótese, o uso de metodologias ativas (Sala de Aula Invertida; rotação por estações; gamificação, etc.), e designs instrucionais, tais como o ensino híbrido e a DIPAC, pode influenciar positivamente em termos de aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais/ computacionais, possibilitando a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) onde estão implementados. As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Para isso, foram coletados, em um primeiro momento, os dados relativos à implementação da DIPAC, no COLTEC/UFMG, usando como instrumentos de coleta de dados as notas de campo, questionários, as avaliações e autoavaliações dos alunos e da professora, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos alunos, e as entrevistas realizadas junto aos participantes. A aplicação da DIPAC na primeira EPTMN, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção colaborativa de gêneros textuais tendo metodologias ativas como apoio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA AUGUSTO - UFMG
Externa à Instituição - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI - UNIFESSPA
Externo à Instituição - ALVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES - UFMS
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 10:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5