IMPLEMENTAÇÃO DA DIPAC EM DUAS TURMAS DISTINTAS DE EPTNM EM CONTEXTOS DE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO DO LEITOR E NO DESENVOLVTIMENTO DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA INGLESA
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Ensino remoto emergencial (ERE). Dinâmica interacional pedagógica adaptativa e complexa (DIPAC). Paradigma da Complexidade. Multimodalidade e metodologias ativas (MA).
A presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional ou empresarial que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da covid-19. Se insere na interseção entre ensino e aprendizagem significativa, tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para chegar ao uso ou à replicabilidade. Aborda o desenvolvimento dos letramentos: eventos de letramento e práticas de letramento, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papeis na sociedade atual. A pesquisa tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” A proposta de estudo inicial foi adaptada, no entanto, devida à pandemia da covid-19, partindo da observação da DIPAC em três turmas: aquela com a qual o estudo começou, em 2019 e uma segunda turma observada em 2020 no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar uma terceira implementação em turmas multiníveis (do CEFET-MG), nas quais as professoras aplicaram dita Dinâmica desenvolvida pelo professor Vicente Parreiras, e apresentada de forma extensa na dissertação de Batista (2021), cujos dados também fazem parte da presente pesquisa e análise. Na nossa hipótese, o uso de metodologias ativas (Sala de Aula Invertida; rotação por estações; gamificação, etc.), e designs instrucionais, tais como o ensino híbrido e a DIPAC, pode influenciar positivamente em termos de aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais/ computacionais, possibilitando a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) onde estão implementados. As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Para isso, foram coletados, em um primeiro momento, os dados relativos à implementação da DIPAC, no COLTEC/UFMG, usando como instrumentos de coleta de dados as notas de campo, questionários, as avaliações e autoavaliações dos alunos e da professora, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos alunos, e as entrevistas realizadas junto aos participantes. A aplicação da DIPAC na primeira EPTMN, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção colaborativa de gêneros textuais tendo metodologias ativas como apoio.