O GÊNERO DISCURSIVO TEXTUAL MAPA: Por um multiletramento cartográfico nas escolas
Cartografia Escolar. Cartossemiótica. Multiletramento cartográfico. Gêneros discursivos textuais.
Neste projeto pretendo discutir a respeito da Cartografia Escolar. Minha proposta é investigar como os pressupostos do multiletramento cartográfico, implícitos na BNCC para o segmento Ensino Médio, são poucos explorados pelos livros didáticos do componente curricular Geografia, o qual é responsável por esse objeto de aprendizagem. Durante a pesquisa, a ideia é pensar a representação cartográfica em seu caráter comunicativo, ou seja, as intencionalidades e discursos daqueles que cartografam e o processo educativo de jovens em idade escolar para a leitura de mapas multimodais. Em suma, pretendo discutir os mapas como gênero discursivo textual a partir das discussões do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD), dos multiletramentos e da semiótica. Para isto, relacionarei autores das áreas da Cartografia, Linguística e Ensino e, em seguida, analisarei dois livros didáticos da 1ª série do Ensino Médio quanto à presença ou ausência de práticas de multiletramento cartográfico. Como resultado, espero investigar se há consonância ou dissonância dos livros didáticos com a BNCC no que se refere ao multiletramento cartográfico, apontando direcionamentos para uma abordagem para a Cartografia Escolar, pautada pelas teorias dos gêneros textuais discursivos e dos multiletramentos.