TÉCNICO EM EDUCAÇÃO: QUEM É ESSE PROFISSIONAL? Análise das Lei Municipais da Rede de Ensino de Itatiaiuçu-MG
Políticas públicas. Técnico em Educação. Coordenação Pedagógica. Gestão Democrática. Valorização Profissional.
O objeto de estudo desta pesquisa é a carreira dos Técnicos em Educação de uma rede pública municipal do interior de Minas Gerais, desde a 1ª lei de criação do cargo até os dias atuais. Para tanto, aborda os critérios de seleção, as funções, as políticas públicas de valorização da classe, inclusive a atuação durante o ensino remoto no período da pandemia da COVID-19.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como base teórica a Análise de Conteúdo, estudada e difundida pela professora de Psicologia da Universidade de Paris V, Laurence Bardin (2020) bem como conceitos de Libâneo (2010), Franco (2008), Freire (2019), Abreu e Souza( 2015) Carvalho et al. (2021), Oliveira( 2019), Garcia(2006), Bacich e Moran (2018), Morin(2021), entre outros. O corpus emergirá das Leis Municipais e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação bem como dados coletados a partir das revisões literárias. Técnico em Educação: Quem é esse profissional? Quais as políticas públicas de valorização desse profissional? Quais são suas funções e atribuições? Essa nomenclatura descaracteriza ou ressignifica a função? Esperamos, com o resultado desta pesquisa, promover reflexões sobre a origem, as funções dos Técnicos em Educação, sua absorção na rede municipal de educação, a importância desses na democratização da gestão pedagógica, com sentimento de pertencimento, como ressaltam Abreu e Souza (2015,p.27).