Banca de DEFESA: PAULO JOSE CHAVES MENDANHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO JOSE CHAVES MENDANHA
DATA : 05/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA EM PORTUGUES COMO SEGUNDA LÍNGUA POR PESSOAS SURDAS


PALAVRAS-CHAVES:

Surdez. Ensino e Aprendizagem. Português como Segunda Língua.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre os fatores propiciadores do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, na modalidade escrita, para pessoas surdas. Entretanto, diferentemente de outros trabalhos acadêmicos – os quais normalmente se concentram no trabalho docente e nas metodologias de ensino da língua portuguesa para surdos –, a presente pesquisa se concentrará na perspectiva do aprendiz surdo que, hoje, são pessoas adultas que estão cursando ou já concluíram o ensino superior. Pesquisas desenvolvidas recentemente no Brasil abordam as complexidades vividas por crianças surdas durante o processo de aprendizagem do português na modalidade escrita (Quadros, 1997; Neves, 2017; Miranda, 2019; Brochado, 2003. Porém o foco principal deste trabalho é dar “voz” ao surdo, buscando investigar e analisar quais fatores contribuíram para o desenvolvimento da competência leitora e escritora por pessoas surdas que aprenderam português como segunda língua e que são proficientes no português escrito. Os dados foram coletados a partir, primeiramente, de um questionário enviado a pessoas surdas ligadas à UFJF e ao IFMG, instituições de atuação do pesquisador. Por meio das respostas a esse questionário, foram selecionados aqueles indivíduos que teriam conseguido responder autonomamente, para poderem participar da segunda etapa da pesquisa. Esta consistiu em uma entrevista, por meio de vídeo chamada – a qual foi posteriormente transcrita – a fim de observar as perspectivas pessoais dos entrevistados sobre quais teriam sido os aspectos mais importantes em seu processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua, que teriam contribuído para, atualmente, tornarem-se fluentes e, por conseguinte, sujeitos autônomos na sociedade. Tais dados foram analisados à luz da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), com base nos autores Charmaz (2009), Denzin e Lincoln (2006), Strauss e Corbin (2008). As entrevistas permitiram analisar os empenhos realizados por escola, professores, família e os próprios alunos surdos que tenham permitido a estes serem bem sucedidos no processo de inclusão social escolar no país, dominando a Língua Portuguesa como segunda língua.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - HADASSA RODRIGUES SANTOS - UFJF
Externa à Instituição - Dayse Garcia Miranda - UFOP
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 11:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6