Uso dos Dispositivos Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem no Contexto da Pós-Pandemia COVID-19
Letramentos. Multiletramentos. Metodologias ativas. Tecnologias digitais.
Nesta pesquisa proponho investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017) e Rojo & Moura (2012); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados esperados consistem em analisar o uso dessas tecnologias no dia a dia escolar, elencando possíveis problemas e dificuldades enfrentados pelos professores, as estratégias pedagógicas implementadas, bem como ações de aprendizagem bem-sucedidas.