Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA ALVES PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA ALVES PINTO
DATA : 12/06/2023
HORA: 16:30
LOCAL: online - RNP vicenteparreiras
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: a aprendizagem de língua inglesa mediada pela gamificação e pela Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Engajamento. DIPAC. Complexidade.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados preliminares de um estudo sobre o engajamento nas aulas de
língua inglesa em uma escola estadual, baseado na perspectiva pedagógica das metodologias
ativas, especialmente a gamificação, mediado pelo paradigma da complexidade e pela
Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa. O objetivo da investigação foi
observar e analisar se e como ocorre o engajamento dos alunos na aprendizagem de língua
inglesa ao aplicar a metodologia ativa gamificação, intermediada pela Dinâmica Interacional
Pedagógica Adaptativa Complexa. Busca-se também responder às seguintes perguntas de
pesquisa: i. Que indícios emergem da utilização da gamificação no sistema adaptativo
complexo sala de aula que possibilitam o engajamento dos alunos nas aulas de língua inglesa?
e ii. Quais as estratégias e/ou recursos que os estudantes passaram a utilizar para se
comprometerem com uma aprendizagem autônoma de inglês dentro e fora do ambiente da sala
de aula? A pesquisa será norteada pelos estudos sobre engajamento (SKINNER; PITZER, 2012,
FREDRICKS, 2004; REEVE, 2012; CSIKSZENTMIHALYI, 1990). Ademais, os conceitos de
metodologias ativas (BACICH; MORAN, 2018; MATTAR, 2017) e da Dinâmica Interacional
Pedagógica Adaptativa Complexa (PARREIRAS, 2005, 2015). No que se refere ao tipo de
pesquisa, é uma pesquisa-ação na perspectiva do estudo de caso e de abordagem qualitativa e
interpretativa. A pesquisa será conduzida em quatro turmas do nono ano do ensino fundamental
de uma escola estadual, localizada na região norte de Belo Horizonte. Os procedimentos
metodológicos adotados para a coleta de dados foram baseados na analise por meio do Sistema
de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e os fatores de engajamento (SKINNER;
PITZER, 2012; REEVE, 2012) propiciados por um questionário de avaliação e autoavaliação.
Foi aplicada uma avaliação de proficiência antes e após a utilização da gamificação no sistema
adaptativo complexo sala de aula para verificar a diferença de proficiência dos alunos em língua
inglesa. Também foram feitas anotações em diário contendo dados sobre o comportamento dos
alunos durante esse período letivo, com vistas a detectar os indícios de engajamento dos alunos.
Os resultados parciais desta pesquisa indicaram que a utilização de atividades gamificadas
mediadas pela Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa afetou o sistema sala
de aula de língua inglesa de maneira positiva, contribuindo para o engajamento dos alunos
indicados pelos fatores de engajamento (SKINNER e PTIZER, 2012; REEVE, 2012).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - UFLA
Externa à Instituição - JOSIMAR GONÇALVES RIBEIRO
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA AUGUSTO - UFMG
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 17:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10