A dinâmica motivacional em uma turma de curso livre do interior de Minas Gerais
Dinâmica motivacional. Coadaptação. Aulas de língua inglesa. Ensino de inglês. Aprendizagem de inglês.
Esta investigação objetivou compreender a inter-relação existente entre a motivação dos estudantes e a da professora de língua inglesa de uma turma de curso livre da cidade de Carmópolis de Minas. O marco teórico da investigação está no conceito de motivação para a aprendizagem de língua estrangeira de Dörnyei (2020) e no construto da coadaptação, conforme Larsen-Freeman e Cameron (2008). O sistema complexo investigado foi constituído pela motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem. A janela de tempo foi um conjunto de dez aulas, tempo necessário para a operacionalização de uma unidade didática completa. A geração dos dados envolveu o preenchimento de um formulário disponibilizado pelo Google Forms, intitulado Motivational Meter, por todos os participantes, no início e ao final de cada aula. Nesse formulário, o nível motivacional do participante foi indicado objetivamente, pela escolha entre motivado, neutro ou desmotivado e justificado subjetivamente com um breve comentário. Além disso, antes de cada aula, a professora gravou em áudio uma pequena narrativa em que descreveu brevemente o seu planejamento para a aula específica. E, ao final da mesma, gravou outra narrativa relatando como a aula transcorreu, dando as suas impressões e registrando qualquer coisa inesperada que por ventura tenha acontecido, em especial relacionada ao comportamento dos estudantes. A análise dos dados comprovou o caráter dinâmico da motivação, que oscilou muito, tanto em decorrência das interações dentro da sala de aula quanto de fatores externos. Comprovou também a relação de interdependência constante entre a motivação da professora, a dos estudantes e o contexto de aprendizagem pela descrição dos processos de coadaptação documentados. Foi comprovado também o seu caráter complexo, uma vez que nem sempre conseguimos explicar a variação de nível motivacional que ocorreu do início para o final de cada aula observada.