Premiação na área de Linguagens destacará pesquisas de mestrado e doutorado

Prêmio Posling de Teses e Dissertações certificará trabalhos produzidos na Instituição no dia 15 de junho, das 16h às 18h, no campus Nova Suíça (BH)

 

Estimular a excelência da produção científica e valorizar a trajetória acadêmica dos pesquisadores. Esses são alguns dos objetivos do “Prêmio Posling de Teses e Dissertações”, criado este ano pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling) do CEFET-MG.

 

Dois trabalhos vencedores serão premiados, um em cada nível (mestrado e doutorado). Também serão conferidas quatro menções honrosas, sendo uma em nível de mestrado e três em nível de doutorado. A solenidade de entrega dos prêmios acontece no dia 15 de junho (quinta-feira), das 16h às 18h, no miniauditório 2 do campus Nova Suíça (BH). O evento é aberto a servidores, alunos, familiares e comunidade externa em geral.

 

Seleção

 

Para chegar aos finalistas, a secretaria do Programa fez um levantamento de todas as teses e dissertações defendidas em 2022; na sequência, os orientadores dos trabalhos foram consultados sobre textos, processos, defesas e resultados; pareceristas foram designadas para elaboração de documentos com relatos e comparações; e, então, foram decididos os trabalhos vencedores e as menções honrosas.

 

Para o coordenador do Posling, professor Luiz Antônio Ribeiro, o prêmio pode representar diferenciais profissionais para os pesquisadores. “A certificação é importante, pois destaca a qualidade da pesquisa empreendida, bem como ressalta as habilidades e competências do mestre e do doutor para atuar no campo da pesquisa. Isso poderá ser um diferencial em caso de participação em processos seletivos, como concursos públicos, por exemplo. Além disso é um indicativo de que o trabalho poderá escolhido para participar de premiações externas”, explica.

 

Finalistas

 

Na categoria mestrado, foi indicado o trabalho “Bastidores da produção de livros didáticos de inglês do PNLD e do tratamento dos Temas Contemporâneos Transversais: discursos de produtores à luz da Linguística Sistêmico-Funcional”, produzido por Vanessa Teixeira e orientado pelo professor Renato Caixeta.

 

Além dele, a dissertação “Vaga luz da escrita: memória, documento e instinto no ‘Diário da Peste’, de Gonçalo M. Tavares”, de Isabela Monteiro, com orientação do professor Rogério Barbosa.

 

No nível de doutorado, foi indicada a tese de Pollyana Vecchio, orientada pela professora Ana Elisa Ribeiro, intitulada “O direito de publicar: autopublicação, fast-publishing e tecnologias digitais no mercado editorial brasileiro”.

 

A tese “Percursos migratórios de apátridas no Brasil: o papel do desenvolvimento linguístico na obtenção da nacionalidade brasileira”, de Eric Costa, com orientação da professora Ana Maria Nápoles, também foi indicada.

 

Além das duas, concorrem à premiação as pesquisas de doutorado “A edição de periódicos literários de vanguarda em Minas Gerais”, de Mário Vinícius Gonçalves, orientado pela professora Ana Elisa Ribeiro; e “Critérios para avaliação de chatbots didáticos”, de Leonardo Camargo, sob orientação do professor Vicente Parreiras.

 

Reprodução: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

Notícia cadastrada em: 05/06/2023 16:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6