Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO TEIXEIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO TEIXEIRA MENDES
DATA : 23/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE EDUCADORES DO CAMPO NA ÁREA DAS LINGUAGENS E CÓDIGOS:  LETRAMENTOS, TECNOLOGIAS (DIGITAIS) E DECOLONIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação interdisciplinar e intercultural. Licenciatura em educação do campo. Letramentos. Tecnologias (digitais). Identidade docente e decolonização.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre as “experiências formadoras de educadores do campo na área das linguagens e códigos:  letramentos, tecnologias (digitais) e decolonização”. A motivação para me aprofundar nesse tópico é por perceber a potencialidade que Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM tem na construção da identidade de seus estudantes promovendo um diálogo com os diferentes saberes locais e o empoderamento no contexto da educação do campo. Porém há uma falta de reconhecimento dessa licenciatura, no que diz respeito aos espaços de atuação de seus egressos. Essa licenciatura, de acordo com seu projeto pedagógico de curso, assume uma postura interdisciplinar, porém várias práticas desenvolvidas em seu contexto apontam para práticas interculturais e decoloniais. Sendo assim, pressuponho que os dados desta pesquisa podem evidenciar a “urgência” de que essa licenciatura assuma uma postura decolonial. Neste sentido, pretendemos considerar os fatores de letramento, tecnologias digitais e modernidade, buscando repensar práticas docentes baseadas em abordagens mais contextualizadas e sensíveis às realidades do campo, de modo a contribuir para uma formação de professores mais inclusiva, crítica e transformadora. O tópico foi investigado com o objetivo de discutir, por meio de uma perspectiva decolonial, como se constrói a identidade, durante o percurso formativo de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na área de linguagens e códigos da UFVJM, com vistas a analisar, com base nos estudos do letramento em uma perspectiva intercultural, teorias de currículo e estudos decoloniais, as narrativas de educadores do campo, egressos, oriundos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Como objetivos específicos foram: (1) Analisar os marcos legais (legislações e projeto de curso), em nível nacional e local que envolvem/envolveram a criação e manutenção do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFVJM; (2) verificar, no período de 2014-2022 e por meio de levantamento em publicações em periódicos, dissertações e teses, e também por editais de concursos públicos para professores de português, os espaços que os egressos desse curso ocupam ou podem ocupar; (3) compreender com base na demanda e análise do contexto em que o curso se insere se as discussões sobre letramento, tecnologias digitais e modernidade, atendem, ou devem atender à demanda de uma formação interdisciplinar ou intercultural; e (4) Identificar, por meio de pesquisa narrativa, como os educadores egressos e em formação concebem a sua identidade docente. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de modernidade no que tange às dicotomias entre campo e cidade; o letramento na perspectiva da formação decolonial e a formação interdisciplinar e/ou intercultural. Dadas as características do tipo de investigação e em função dos dados que compõem o corpus, trata-se de uma pesquisa narrativa e documental em que se faz um estudo comparativo entre as narrativas docentes e currículos oficiais que corroboram na formação docente, do curso em questão, tendo como foco os discursos que formam as identidades docente, os letramentos e tecnologias em uma perspectiva intercultural e decolonial que perpassa a vida do professor nas relações entre universidade, escola e comunidade. Como essa licenciatura atende contextos de vulnerabilidade social e pauta-se na formação interdisciplinar, os estudos decoloniais e o letramento intercultural, principalmente no quesito da desconstrução dos discursos dominantes, também podem contribuir para a elucidação do objeto proposto. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. Como resultado da pesquisa, pressuponho que dados sobre os espaços que os egressos do curso LEC-UFVJM ocupam vão refutar, ao menos parcialmente, os resultados de outras pesquisas que concluíram que tais espaços podem influenciar a construção da identidade dos estudantes e egressos, fortalecendo o sentido de pertencimento, valorização dos saberes locais e empoderamento no contexto da educação do campo. Acredito que esta pesquisa oferecerá exemplos concretos de “limitação” da atuação desses estudantes/egressos no campo, “limitando” as possibilidades e horizontes profissionais dos estudantes e egressos do curso. Considero também que a abordagem da pesquisa narrativa para capturar e analisar as histórias, experiências e significados compartilhados pelos educadores egressos, possibilitará uma discussão aprofundada, por meio de uma perspectiva decolonial, sobre a construção  da identidade, durante o percurso formativo, de modo a contribuir para uma compreensão mais aprofundada da construção da identidade docente no contexto do campo, fornecendo insights para a formação de professores voltada para as especificidades e desafios da Educação do Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ HENRIQUE MAGNANI XAVIER DE LIMA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SILVA DE CASTRO - UFVJM
Externo à Instituição - RENATO DE OLIVEIRA DERING - UNIGOIÁS
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 09:24
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