Banca de DEFESA: LUCIANA APARECIDA GUIMARÃES DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA APARECIDA GUIMARÃES DE FREITAS
DATA : 14/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I - SALA 331
TÍTULO:

Abordando o material didático de Libras na formação docente para educação linguística de surdos com base na pedagogia pós- método


PALAVRAS-CHAVES:

Surdez. Formação docente. Multimodalidade. Material didático. Pedagogia pós-método.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Apesar das conquistas e avanços na legislação no que concerne à educação dos estudantes surdos, a comunidade surda brasileira ainda luta pelo reconhecimento da Libras como língua natural e de instrução, por uma educação com escolas bilíngues e maior visibilidade para as pessoas surdas no âmbito educacional e social. Especificamente no contexto educacional, ainda se percebe uma defasagem do profissional que atua com estudantes surdos, muitos destes provenientes de famílias ouvintes que têm contato tardio com a língua de sinais. As práticas de docência e de orientação a professores mostram a necessidade de formação em serviço para os profissionais da educação que atuam com esse público, devido às metodologias e aos materiais didáticos não direcionados aos estudantes surdos e sim à estudantes ouvintes. A proposta desta pesquisa de doutorado refere-se à apresentação da formação dos profissionais e a elaboração de material didático que atendam a Educação de Surdos que está vinculada ao grupo de pesquisas em Materiais e Recursos Didáticos nucleado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING). Os objetivos específicos são: Analisar a percepção de docentes e outros profissionais envolvidos no processo de construção colaborativa sobre material didático elaborado para o ensino de Libras no AEE e a aplicação do material de ensino de Libras para os estudantes surdos. A pesquisa se desenvolve tendo como questionamento “como a pedagogia pós-método pode contribuir para elaboração do material”, considerando a multimodalidade no material didático para o ensino de Libras como L1 para estudantes surdos. Com base nisso, esta pesquisa traz uma contribuição para a discussão da importância da formação continuada para os profissionais que atuam diretamente com os estudantes surdos: professores da sala de aula, instrutor de Libras (ILS), sobretudo nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tradutores/Intérpretes de Libras/português (TILSP). Parte-se de uma formação em serviço orientada e conduzida pela pesquisadora, no período da pandemia, em 2020, para os profissionais ILS, TILSP e Professoras do AEE. Constituem a base teórica os escritos de Gesser (2009), Karnopp e Quadros (2004), Perlin (2002) sobre o contexto histórico das línguas de sinais (LS), da Libras, aquisição de língua e o bilinguismo na educação dos surdos; Kress (2001, 2006 e 2010) no que diz respeito à multimodalidade e educação; Leffa (2007) quanto à criação do material didático; e Kumaravadivelu (2003) com a discussão em relação à Pedagogia pós-método. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com aplicação de um questionário respondido pelos profissionais envolvidos com o objetivo de analisar as avaliações sobre a formação e elaboração do material didático para o ensino de Libras como culminância da formação realizada no ano de 2020. A análise dos dados revela as opiniões positivas e críticas dos sujeitos envolvidos sobre a formação, a produção do material didático para o ensino de Libras e a viabilidade do uso deste com imagens e elementos linguísticos nas salas do AEE. Também são reveladas ações de docentes e discentes com o material, como por exemplo especifica a sua execução. A pesquisa pode propiciar ações dos profissionais envolvidos para além do previsto no uso do material didático.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - RÔMULO FRANCISCO DE SOUZA - CEFET-MG
Externa à Instituição - GISELLI MARA DA SILVA
Externa à Instituição - Dayse Garcia Miranda
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 08:40
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