Banca de DEFESA: FERNANDA LIMA DE MORAIS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA LIMA DE MORAIS DA SILVA
DATA : 10/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I
TÍTULO:

O DISCURSO HUMORÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso humorístico. Livro didático. PLE.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Esta dissertação apresenta um estudo sobre como o discurso humorístico tem sido explorado no processo de ensino do português como língua estrangeira em um livro didático. Como se sabe, o livro didático é uma das ferramentas utilizadas por professores no processo de ensino, sendo um importante material didático-pedagógico, pois, na maioria dos contextos, é o responsável por nortear o trabalho do professor, além de ser uma considerável fonte de informação e de acesso à cultura. Além do mais, é portador de diversos gêneros textuais utilizados no cotidiano. A presente pesquisa se volta especificamente para o gênero humorístico, o qual se revela eficaz no processo de aprendizagem, pois, além de proporcionar o divertimento, como preconizam alguns estudos, ele é constituído a partir de uma grande carga semântica e linguística, juntamente com ideologias e aspectos culturais. A partir do discurso humorístico, é possível compreender a cultura de um povo e os costumes de uma sociedade, fazer críticas e, ao mesmo tempo, trazer reflexões portanto trata-se de uma fonte rica de aprendizagem para as pessoas que buscam aprender o português como língua não materna. Acerca do Livro Didático recorremos as vozes de estudiosos que refletem sobre a importância do Livro Didático especialmente sobre o Livro Didático de Português como Língua Estrangeira a destacar Silva (2016) e Rojo (2005) que versam sobre seu papel no contexto de aprendizagem e fora dele, como sua importância cultural, pedagógica, educacional e pública, sendo o LD relevante não só no contexto de ensino, mas para a sociedade.
Ao pesquisar sobre o humor, autores como Bakhtin (1997), Charaudeau (2002), Maingueneau (2002) , Possenti (2001) e Orlandi (1996) enriquecem nosso estudo com suas contribuições acerca da análise do Discurso, sobretudo a análise do Discurso Humorístico, a partir de suas concepções sobre o humor e os aspectos que levam um discurso a ser humorístico, como os elementos históricos, sociais, as construções ideológicas e as condições de produção que influenciam na produção do sentido. Desse modo percebemos que há excelentes trabalhos que desenvolvem muito bem tanto a análise do humor do ponto de vista linguístico, quanto a análise do Livro Didático como suporte pedagógico, trabalhos esses que serviram como referencial teórico para o estudo que foi desenvolvido nos capítulos seguintes.
Assim, por meio desta pesquisa, foi possível inferir que o DH contribui positivamente para a aprendizagem daqueles que precisam aprender o português como língua estrangeira, e tendo em vista que o LD é uma das ferramentas mais utilizadas no processo de ensino, e logo como suporte pedagógico, analisamos o DH a partir do livro didático, sobretudo o LDPLE, defendendo a ideia de que o humor contribui positivamente para o processo de ensino e aprendizagem de pessoas que buscam aprender o português como língua estrangeira, levando em conta suas necessidades, que vão desde a aprendizagem do léxico da língua, a questões culturais relativas a comunidade brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - GLAUCIO GERALDO MOURA FERNANDES
Presidente - LILIAN APARECIDA ARAO
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Externo à Instituição - WAGNER BARROS TEIXEIRA - UNILA
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 14:39
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5