NOVO PAC-ENGLISH: Jogo educacional para o desenvolvimento da pronúncia de palavras em inglês
Jogo Educacional. Pronúncia. Língua Inglesa.
Como produto de uma dissertação de mestrado defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG em 2016, foi desenvolvido e testado um game educacional intitulado Pac-English, voltado para favorecer o desenvolvimento da pronúncia de palavras em inglês. Os participantes foram seis crianças de uma escola pública municipal de Contagem/MG, com idades entre sete e dez anos, que nunca haviam estudado a língua formalmente. Por meio de um experimento, foi feito um levantamento do perfil de cada estudante a partir de suas respostas a um questionário semiestruturado, respondido em fase de pré-teste. Também nessa fase, foi gravada em arquivo de áudio a leitura de uma lista contendo doze palavras do jogo. A seguir, foi aplicado o teste – as crianças vivenciaram uma seção individual de jogo, com duração de três horas, acompanhadas pelo pesquisador e gravadas com uso do software Camtasia. Em pós-teste, foi gravada em arquivo de áudio a leitura da mesma lista inicial de doze palavras, para fins de comparação e análise. Como resultados, observamos que o jogo pode contribuir muito para o processo de aprendizagem, dada a sua penetração no contexto social. Apesar do pouco tempo de interação com o jogo, foi possível verificar que houve aprendizagem de pronúncia e também de vocabulário por parte de dois participantes. No entanto, houve também alguns problemas, sobre os quais a Banca Examinadora da dissertação teceu críticas e propôs sugestões de mudança. Com base nessas pertinentes contribuições, sentimo-nos motivados a redesenhar o jogo e essa é a proposta deste doutoramento – criar e desenvolver o Novo Pac-English, atendendo a todas as sugestões da Banca, com o mesmo objetivo pedagógico do primeiro jogo e voltado para o mesmo público-alvo.