Banca de DEFESA: Mahulikplimi Obed Brice Agossa

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mahulikplimi Obed Brice Agossa
DATA : 11/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I - SALA 330
TÍTULO:

EFEITO RETROATIVO DO EXAME CELPE-BRAS EM PRÁTICAS DOCENTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: Estudo em quatro contextos


PALAVRAS-CHAVES:

Efeito retroativo; Celpe-Bras; Exame de proficiência; Ensino de línguas; Português como Língua estrangeira. 


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Neste estudo, tratou-se do efeito retroativo do exame que outorga o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Efeito retroativo é a influência que um exame pode exercer em práticas de ensino e de aprendizagem, levando os/as envolvidos a tomar atitudes que não tomariam necessariamente não fosse pelo exame. Em documentos oficiais (BRASIL, 2020), o órgão criador do exame Celpe-Bras assumiu que este foi desenvolvido para, além de avaliar o nível de proficiência em português de locutora(e)s não nativos do português, ajudar a reorientar o ensino e a aprendizagem dessa língua para práticas conformes ao fundamentos teórico-metodológicos de dito exame. O exame, considerado como de natureza comunicativa, tem como conceitos-chave para sua operacionalização uma visão de proficiência não referenciada no falante “nativo”; o uso de textos considerados como autênticos; um conceito de língua-cultura que leva em consideração a interculturalidade; o desempenho na língua via cumprimento de tarefas comunicativas (BRASIL, 2020). O estudo foi realizado com quatro docentes de Português como Língua Estrangeira (PLE) repartidos em instituições diferentes, sendo duas no Brasil e duas em outros dois países latino-americanos, considerando uma instituição aplicadora e uma não aplicadora do exame no contexto brasileiro e no exterior. A análise baseou-se em dados colhidos de questionário preenchido, em 50 horas de aulas observadas e em documentos utilizados durante essas aulas. A descrição dessas aulas foi realizada com base no Communicative Orientation of Language Teaching, o COLT (ALLEN et al., 1984; SPADA; FRÖHLICH, 1995), adaptado para o os fins da pesquisa. Os resultados mostraram que todas as e todos os docentes participantes declaram ter bom conhecimento do Celpe-Bras, mesmo aquele que nunca foi avaliador, o que sugere que o exame entra como elemento importante na formação, seja inicial ou continuada, de docentes de PLE. No entanto, nem todos reconhecem a influência do exame em suas práticas. Após análise das aulas observadas, foi possível notar que algumas práticas, especialmente de turmas de níveis intermediários para cima, aproximaram-se dos ideais do Celpe-Bras quanto ao uso de materiais autênticos ou adaptados, de diversos gêneros discursivos; ao maior protagonismo das/dos aprendentes e à integração das habilidades utilizadas por esse público. Também foi possível concluir que o exame não é suficiente como política para melhorias profundas de práticas docentes, sendo necessária uma política que reforce a formação docente e a criação de um referencial para o ensino do português como língua estrangeira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HENRIQUE RODRIGUES LEROY
Externa à Instituição - IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Interno - JERONIMO COURA SOBRINHO - CEFET-MG
Externa ao Programa - NATALIA MOREIRA TOSATTI
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 10:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7