Banca de DEFESA: MICHEL MONTANDON DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHEL MONTANDON DE OLIVEIRA
DATA : 09/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

Redesenhar dispositivos, criar sentidos: Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado junto a professoras(res) da educação básica sob a perspectiva dos multiletramentos


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado. Educação básica. Desenho de dispositivos. Criação de sentidos.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

O laboratório Kumã é um projeto de pesquisa, ensino e extensão ligado ao departamento de licenciatura em Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Durante os períodos mais severos da pandemia de covid-19, o laboratório Kumã desenvolveu, de modo on-line, junto a professoras(res) da educação básica e discentes de licenciaturas, o Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado, processo de criação e experimentação de linguagens pautado por aspectos éticos, estéticos e políticos do cinema (CID et al., 2022; MIGLIORIN et al. 2016; MIGLIORIN, 2014, 2015). O objetivo desta tese de doutorado é pesquisar as experimentações do Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado junto a professoras(res) da educação básica e discentes de licenciatura, procurando identificar e descrever os processos de design, designing e redesigned de dispositivos de criação sob a perspectiva dos multiletramentos. A discussão teórica propõe modos de interseção entre os conceitos de multiletramentos e dispositivos (FAIRCLOUGH, 1995, 2001). Os multiletramentos dizem respeito às propostas de transformações e readequações nos modos de ensino e aprendizagem das línguas, linguagens e suas tecnologias diante das mudanças tecnológicas, sociais e culturais da contemporaneidade, levando-se em conta questões como diversidade cultural e linguística  (COPE; KALANTZIS, 2000; BUZATO, 2009; MILLS, 2010; ROJO, 2012, 2020; PINHEIRO, 2016; BNCC, 2018, 2019; RIBEIRO, 2020; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Já o conceito de dispositivo diz respeito à ordem dos discursos, em suas dimensões enunciativas, materiais e subjetivas (FOUCAULT, 2012; AGAMBEN, 2005; DELEUZE, 1996). A metodologia elege a pesquisa exploratória (GIL, 2020), tendo a geração de dados realizada ao longo do ano de 2022 por meio de grupos focais (LAGUARDIA et al., 2007; RESSEL et al., 2008; BACKES et al., 2011) e observação direta participante (YIN, 2001; DÖRNYEI, 2007; MÓNICO et al., 2017). As discussões descrevem e analisam os processos de design, designing e redesigned nos dispositivos minuto Lumière, fotografia narrada, filme haikai e filme-carta; os modos como esses processos estimulam a modulação de diferentes semioses – orais, escritas, audiovisuais, gestuais e espaciais – e como se dá a mediação das diversidades culturais e linguísticas nos grupos observados. As conclusões apontam que a criação de sentidos propiciadas pela experimentação com diferentes semioses, de modo coletivo, colaborativo e desidentificado, fomentou, nas professoras e professores da educação básica e discentes de licenciatura que participaram do Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado, processos relevantes de ressignificação da prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOUGLAS MOSAR MORAIS RESENDE
Presidente - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO
Interna - MIRIAN SOUSA ALVES
Externa à Instituição - MÁRCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONÇA
Interno - WAGNER JOSE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 14:15
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