VONTADE DE SER LIVRO: Os quadrinhos de Corto Maltese em formato livro no Brasil, França e Itália
Quadrinhos. Materialidade. Hugo Pratt. Comic Studies. História da Leitura.
Esta dissertação busca compreender como as escolhas editoriais envolvidas na constituição de quadrinhos no formato livro acabam por repercutir na formação e recepção da obra. Por meio de uma análise das três primeiras edições do quadrinho do personagem Corto Maltese, do quadrinista italiano Hugo Pratt (1927-1995), no formato de livro, realizadas por três editoras diferentes em seus respectivos países, a saber: Itália (Mondadori), França (Publicness) e Brasil (L&PM), e levando em consideração as especificidades da linguagem dos quadrinhos e dos processos de produção da época, pretende-se investigar a editoração e a adaptação das páginas originalmente publicadas em revista, conferindo nova materialidade à obra. A análise do objeto de estudo se dá no interior de uma perspectiva transversal que considera os aspectos históricos e sociais de tecnologias de produção, em diálogo com a própria configuração da linguagem das obras, utilizando recursos dos Comic Studies e da História do Livro e da Edição. Através de uma análise comparativa entre as referidas edições, o trabalho busca explicitar os códigos narrativos e outros elementos visuais, bem como a permitir a compreensão dos modos pelos quais as tecnologias de produção afetaram as decisões operadas dentro do livro e do contexto editorial de cada país.