PEDAGOGIA DE GÊNEROS E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL NA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS
Pedagogia de Gêneros, Gramática do Design Visual, Base Nacional Comum Curricular, Fotorreportagem, Multimodalidade.
A presente tese de doutorado analisou as contribuições de uma proposta pedagógica com o gênero fotorreportagem na perspectiva da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sidney, associada à Gramática do Design Visual (GDV) para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de Língua Portuguesa para o ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Tal estudo reflete a necessidade de refletir sobre os processos de ensino em tempos de mudanças nos processos de produção de sentido, advindas com o crescente uso das tecnologias nas práticas sociais e nos documentos que norteiam a construção dos currículos escolares. Para tal discussão, elencou-se algumas teorias relevantes, dentre elas a definição de linguagem e gênero na perspectiva da Teoria Sociossemiótica da Linguagem (HALLIDAY, 2004) e seus desdobramentos como a Pedagogia de Gêneros (J.R. MARTIN, 2000, 2006), (J.R. MARTIN & ROSE, 2007) e a Gramática do Design Visual (KRESS & VAN LEEUWN, 2006). Analisou-se também o ensino por meio de competências (PERRENOUD, 1999), proposto pela BNCC, bem como o gênero fotorreportagem, este elencado pela Base como um dos gêneros do campo jornalístico-midiático para o componente de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais. Baseado nas teorias acima elencadas, a proposta de ensino foi aplicada em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual e da rede particular na cidade de Divinópolis – MG e teve como corpus as produções das fotorreportagens dos alunos, o diário de bordo da pesquisadora e o grupo focal realizado com os alunos participantes da pesquisa. Tal estudo concluiu que a proposta de ensino de leitura e produção de gêneros baseada na Pedagogia de Gêneros e na Gramática do Design Visual contribuiu para o desenvolvimento de habilidades nos alunos do 9º ano, levando-os a mobilizar práticas da cultura digital a fim de produzir sentido nos processos de compreensão e produção textual, conforme aponta a BNCC.