Banca de DEFESA: DAIANE PATRÍCIA LOPES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE PATRÍCIA LOPES LIMA
DATA : 28/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: ensino híbrido e metodologias ativas nas aulas de língua inglesa em uma escola pública


PALAVRAS-CHAVES:

Paradigma da complexidade. Metodologias ativas. Aprendizagem significativa. Ensino híbrido. Aulas de língua inglesa. Integração de TDICs aos processos pedagógicos.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

A escola pública vem sofrendo inúmeras transformações após a pandemia de COVID-19. O ensino, que já dava sinais de decadências, precisou se reinventar, e, consequentemente, algumas modificações foram observadas no sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, o ensino híbrido se apresenta como uma alternativa eficiente para alunos e professores de escolas públicas. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a influência da proposta pedagógica de uma professora de língua inglesa em contexto de ensino híbrido em uma escola da rede estadual de educação do estado de Minas Gerais, sob a perspectiva das metodologias ativas e do paradigma da complexidade, para discutir possíveis movimentos de coadaptação, de emergência de aprendizagem significativa e de centralidade do estudante no sentido de mitigar a cultura escolar linear. Esta pesquisa utilizou como fonte de dados uma aula de língua inglesa do segundo ano do ensino médio, para a qual a professora elaborou um plano de aula no contexto de ensino híbrido. A docente em questão afirmou não inserir em suas práticas pedagógicas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Este trabalho foi desenvolvido em uma sala, onde, outrora, prevalecia um sistema linear de ensino. O ambiente foi propício, justificando, assim, a necessidade desta pesquisa para que possamos observar o comportamento do sistema dinâmico complexo em um novo contexto de aprendizagem significativa. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos a observação e a gravação de uma aula com objetivo de descrever e classificar os movimentos observados em sala de aula. Objetivou-se, também, esclarecer alguns questionamentos tais como a presença de evidências dos pressupostos das metodologias ativas, movimentos de emergência, coadaptação, centralidade no estudante e de aprendizagem significativa ocorridos em sala de aula de língua inglesa em contexto de ensino híbrido. Os estudos se basearam nos pressupostos teóricos de Larsen-Freeman e Cameron (2008). Os resultados obtidos validam a hipótese de pesquisa, evidenciando que a proposta pedagógica utilizada pela professora de língua inglesa, sob as metodologias ativas e o paradigma da complexidade, produziu movimentos de coadaptação, emergência de aprendizagem significativa e centralidade do estudante, enquanto contrabalançava a cultura escolar linear prevalecente. A interação entre esses elementos revelou uma mudança progressiva em direção a um ambiente de ensino mais dinâmico, adaptativo e centrado no aluno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externa à Instituição - MÍRIAM RABELO GONTIJO
Externo à Instituição - GASPERIM RAMALHO DE SOUZA
Externo à Instituição - ALVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES
Notícia cadastrada em: 27/09/2023 14:36
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5