Leitura literária: possíveis benefícios em Círculos de Leitura na escola
Círculo de Leitura; Formação de Leitor; Letramento Literário; Sequência Didática; Recepção Leitora.
Nesta pesquisa, propusemo-nos analisar a recepção de Campo Geral, de Guimarães Rosa, por estudantes do Ensino Médio Integrado do IFNMG/Campus Arinos, em encontros literários híbridos (presenciais e on-line). Inicialmente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre letramento literário, círculo de leitura e recepção da leitura literária, considerando as propostas pedagógicas de Freire (2015), Cosson (2009), Cosson (2014), Cosson (2021), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011), Petit (2008), Lage (2003) e Marcuschi (2008). Além dessas obras, destacamos outras que dialogaram com as análises e com os resultados da pesquisa, como como Cruz (2017), Schneiders (2018), Mendes (2002), Ribeiro (2021), Rocha (2020) e Dantas (1975). Posteriormente, realizamos uma pesquisa-ação, também amparada pelos meios da pesquisa experimental, envolvendo o desenvolvimento de um Círculo de Leitura com os estudantes do Ensino Médio Integrado do IFNMG/Campus Arinos. Usamos como instrumentos de coleta de dados observações feitas em encontros literários e um questionário respondido pelos estudantes envolvidos na pesquisa que, esperamos, poderá contribuir para o aprimoramento de práticas docentes voltadas para o letramento literário, não só na instituição envolvida na pesquisa, como em todas as escolas que ofertam o Ensino Médio.