Banca de DEFESA: MAURÍCIO TEIXEIRA MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO TEIXEIRA MENDES
DATA : 07/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: online - RNP vicenteparreiras
TÍTULO:

LETRAMENTOS, TECNOLOGIAS E DECOLONIALIDADE: reflexões sobre legislações e experiências de educadores do campo na área das linguagens e códigos da UFVJM


PALAVRAS-CHAVES:

Formação interdisciplinar e intercultural; licenciatura em educação do campo; letramentos; tecnologias; identidade docente; e decolonização.


PÁGINAS: 246
RESUMO:

A pesquisa em questão aborda a intersecção de letramentos, tecnologias e decolonialidade na Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, especificamente na área de linguagens e códigos. A motivação para esse estudo se origina da percepção da LEC como uma potencial promotora de diálogo entre saberes populares e acadêmicos, empoderando educandos em contextos campesinos. No entanto, existe uma lacuna no reconhecimento dessa licenciatura em relação aos espaços de atuação para seus egressos. Conforme descrito no projeto pedagógico do curso, essa licenciatura assume uma postura (inter)transdisciplinar, embora diversas práticas desenvolvidas em seu contexto apontem para abordagens interculturais e decoloniais. Portanto, parte-se do pressuposto de que os dados desta pesquisa possam evidenciar a "urgência" de que essa licenciatura assuma uma postura decolonial. Essas temáticas foram investigadas tendo como objetivo geral problematizar a trajetória, impacto e desdobramentos decorrentes da institucionalização da LEC na área de linguagens e códigos da UFVJM por meio de uma análise integrada dos marcos legais, da trajetória e impacto dos egressos, das interrelações entre letramento, tecnologias digitais e modernidade, e da construção da identidade docente do educador do campo sob uma perspectiva decolonial, visando a contribuição para o aprimoramento da formação e atuação desses profissionais. A fundamentação teórica da pesquisa parte das noções de modernidade em relação às dicotomias campo-cidade, do letramento e tecnologia sob uma perspectiva decolonial e da formação interdisciplinar e/ou intercultural. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa narrativa e documental que compara dezenove narrativas dos egressos com os currículos oficiais do curso e outras experiências. As narrativas analisadas através de uma perspectiva decolonial, destacam limitações na atuação desses educadores do campo, restringindo suas possibilidades profissionais. A abordagem da pesquisa narrativa enriquece a discussão sobre o percurso formativo, contribuindo para uma compreensão mais profunda da identidade docente no contexto campesino. Em resumo, a pesquisa demonstrou que a Pedagogia da Alternância na LEC representa um modelo educacional progressista que promove uma educação diversificada, inclusiva, intercultural e decolonial. No entanto, o contexto campesino, marcado por sua dinâmica e conflitos constantes, frequentemente foi negligenciado e excluído das discussões sobre políticas públicas, especialmente as relacionadas à educação e à inclusão digital. Neste cenário de vulnerabilidade social, agravado pela exclusão digital, é possível perceber que as práticas de letramento em ambientes digitais podem ser mais do que apenas o manejo de dispositivos ou sistemas. Emergindo como um caminho para fomentar o letramento e a interculturalidade, e para promover a inclusão e o empoderamento social. Essa visão crítica reconhece o impacto significativo da tecnologia nas desigualdades sociais e destaca a imperatividade de uma abordagem ética e responsável para seu uso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externo à Instituição - DANÚBIA DA COSTA TEIXEIRA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SILVA DE CASTRO - UFVJM
Externo à Instituição - GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - UFLA
Externa à Instituição - ANA CRISTINA FRICKE MATTE - UFMG
Externo à Instituição - RENATO DE OLIVEIRA DERING - UNIGOIÁS
Externo à Instituição - RENATO PEREIRA AURÉLIO
Externo à Instituição - LUIZ HENRIQUE MAGNANI XAVIER DE LIMA
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 15:34
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