A presença de escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa do Novo Ensino Médio: uma perspectiva decolonial
Escritoras brasileiras negras; literatura brasileira; livro didático; estudo decolonial; interseccionalidade.
Esta pesquisa pretende verificar a presença de escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa disponibilizados pelo PNLD 2021, visto que nos livros didáticos do PNLD 2018 é notória a invisibilidade dada a essas escritoras, em virtude do estudo da literatura brasileira ser representado majoritariamente por um grupo escritores e escritoras brasileiros - homens e mulheres brancos, geralmente, de classe social elitizada -, o grupo hegemônico. Os livros didáticos de língua portuguesa, de acordo com o PNLD 2021, são obras inéditas, pois tiveram como documento norteador, além de outros marcos legais, a BNCC, que enfatiza a diversidade, sob a ótica multicultural, como reflexo do público atendido no Ensino Médio, as juventudes. Para isso, foram analisados como os/as escritores/as brasileiros se fazem presentes nas coleções de livros didáticos de língua portuguesa de editoras presentes nos PNLDs de 2018 e de 2021, por meio das perspectivas decolonial e interseccional. A abordagem decolonial visa a dar visibilidade aos saberes outros, além do hegemônico, por meio de uma ecologia de saberes, e do questionamento dos padrões de poder que insistem em inferiorizar e apagar culturas, por intermédio da interculturalidade crítica. A abordagem interseccional objetiva evidenciar as mulheres negras dentro de uma universalização dos conceitos de gênero e raça. Nesse sentido, essas duas abordagens tornam-se relevantes para dar visibilidade para as escritoras brasileiras negras nos livros didáticos de língua portuguesa do PNLD 2021.