Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA LACERDA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FERNANDA LACERDA DE OLIVEIRA
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento digital. Formação de professores de línguas estrangeiras. Sistemas adaptativos complexos.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

A pesquisa em andamento tem como tema o letramento digital de professores de línguas estrangeiras e contexto de pandemia à luz do paradigma da complexidade, cujo objeto de pesquisa é Letramento digital de professores de línguas estrangeiras antes, durante e após período emergencial de ensino advindo da pandemia da Covid-19. Esse objeto de estudo foi o ponto de partida para o delineamento teórico-metodológico, haja vista que se trata de uma pesquisa interdisciplinar, indisciplinar (Moita Lopes, 2006), com aproximações à perspectiva transdisciplinar. Diante disso, tem-se como objetivo geral analisar, à luz do paradigma da complexidade, as experiências de desenvolvimento do letramento digital de professores de línguas estrangeiras antes, durante e após o período emergencial de ensino na pandemia da Covid-19. Nesse sentido, nesta investigação de doutorado, conjugam-se estudos de diversas áreas do conhecimento tais como Educação, Ciências Sociais, Linguística, Linguística Aplicada, Ciências Naturais e Exatas. Com isso, a pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos sobre letramento digital, formação de professores de línguas estrangeiras na perspectiva da Linguística Aplicada, nos pressupostos e características dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC) que têm como base o paradigma ou ciência da complexidade, sobre o contexto da pandemia da Covid-19 e a respeito da Linguística Sistêmico-Funcional, teoria utilizada para análise e que se relaciona com o paradigma da complexidade e os SAC. Metodologicamente, a tese é fruto de uma investigação com abordagem qualitativa e interpretativista, realizada com professores(as) de língua estrangeira das redes pública ou privada de ensino de qualquer estado brasileiro que atuou na educação básica e/ou no ensino superior pelo menos dois anos anteriores (2018-2019), dois anos durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021) e continuam atuando mesmo depois do período pandêmico de ensino remoto (pelos menos até 2022). Os docentes que consentiram sua participação responderam: (a) um questionário para conhecer o perfil de participante em consonância com o tema de pesquisa; e (b) escreveram uma tecnobiografia – história de vida com as tecnologias – baseado em sete tópicos norteadores. A análise dos dados está sendo baseada nos significados construídos nos discursos docentes a partir das respostas fornecidas e da interação e dos diálogos a partir dos instrumentos de pesquisa. Esses significados estão sendo analisados conforme o Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional que compõe a Linguística Sistêmico-Funcional. Com esta tese, espera-se contribuir revelando informações, dificuldades de desenvolvimento, facilidades, experiências inovadoras ou frustrações a propósito do processo de desenvolvimento do letramento digital dos professores línguas estrangeiras no contexto investigado. Além disso, espera-se que as teorias e os dados apresentados e discutidos contribuam para o desenvolvimento do senso crítico sobre os reflexos das tecnologias e o ensino, com relação à sua aprendizagem e à atuação enquanto educador diante dos mais adversos contextos em que a vida profissional demandar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WELLINGTON VIEIRA MENDES
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 14:39
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