Banca de DEFESA: MAGALI SIMONE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAGALI SIMONE DE OLIVEIRA
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I - MINIAUDITÓRIO 1 - PRÉDIO ADMINISTRATIVO
TÍTULO:

NARRATIVAS DE VIDA PUBLICADAS NA SOU MAIS EU!: Os discursos de superação como lições de sucesso divulgados pela mídia para as classes C, D e E


PALAVRAS-CHAVES:

“Sou mais Eu!”. Narrativas de vida. Imagens de si. Lugares de Escuta. Orumayês.


PÁGINAS: 330
RESUMO:

Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar como a mídia se comportou, durante os anos de 2006 e 2016, período que ficou conhecido como “midiatização da nova classe média”, tema polêmico, utilizado para se referir às classes C, D e E que tinham ganhado poder aquisitivo. A fim de atraírem a atenção destes segmentos configurados como importantes consumidores, a mídia e, principalmente, os patrocinadores interessados em vender para este público investiram na criação de programas de televisão e de emissoras de rádio, criando ainda jornais e revistas direcionados a estes emergentes. Neste contexto, elegeu-se como corpus dessa pesquisa, a revista “Sou mais Eu!”, criada pela Editora Abril e identificada como pioneira no Brasil ao subverter técnicas classificáveis como pilares do Jornalismo tradicional ao comprarem narrativas de vida dos leitores para transformá-los em notícias. Coube à publicação, contudo, definir quais os tópicos das histórias seriam passíveis de publicação. Os preços foram pagos aos leitores conforme os tópicos e o número de páginas. Tais preços foram expostos com destaque em todos os exemplares. Este arranjo transformou homens e mulheres anônimos em celebridades anônimas; enfatizando as ações destes que, como Narcisos às avessas, exibiram, muitas vezes o pior de si. Embora tivessem as fotos publicadas na capa, estes simulacros de protagonistas de manchetes e de chamadas de capa, não tinham sequer o nome publicado na 1ª página da revista. Tal circunstância deu origem ao principal questionamento dessa pesquisa: detectar quais ethé e “Sou mais Eu!” produziu de si própria e quais foram os imaginários sociodiscursivos dos leitores construídos por esta revista. Tal inquirição se baseou no fato de na primeira edição analisada nesta tese; ter adotado como mote “histórias incríveis de gente como a gente”, mas ter substituído tal slogan já no segundo exemplar estudado pelo: “A revista mais divertida do Brasil”. Assim, a partir da ed.nº33/2007; as narrativas desses leitores e leitoras se caracterizaram pela radicalização do  gênero “fait diver”, aprofundando a utilização de discursos verbais e extraverbais sensacionalistas, ambíguos e pejorativos, justificando a necessidade de se detectar quem seria o “eu” do nome “Sou mais Eu!”. Em tal horizonte, esta pesquisa se fundamentou na adesão aos procedimentos metodológicos da Semiolinguistica; concluindo-se, ao fim deste estudo, que as narrativas mais bem pagas coincidiram com os gêneros jornalísticos do tipo “Publicista e Sensacionalista/Didático, caracterizados pelas visadas (fazer/crer), ou seja: por construírem necessidades estéticas, comportamentais, laborais e de consumo consoante às doxas dos segmentos hegemônicos. Diante do exposto, à compra dos fragmentos biográficos dos leitores deu à revista oportunidade de explorar o “lugar de fala” do seu público-alvo a fim de que, imbuídos por tal legitimidade, fizessem desta publicação “lugar de escuta” das doxas defendidas pela elite. Neste contexto, ao contrário dos Olimpianos, celebridades cujos hábitos e pontos de vista pautam a vida de muitos anônimos e anônimas sedentos por compartilharem de dons de beleza, de talentos esportivos, de saberes e do poder exercido por tais estrelas; às celebridades de “Sou mais Eu!” se constituíram como Orumayês. Deste modo, qual tal os Orixás, usaram desse sincretismo, habitando às fronteiras entre o Orum (céu) e o Ayê (terra). Assim, vez por outra, discretamente, se fizeram visíveis, expuseram seus pontos de vista, modus vivendi, seus poderes; fazendo de Sou mais Eu!”, ao seu modo, um “lugar de escuta”.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA MAGDA DE LIMA SANTIAGO
Interno - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Externa à Instituição - LETÍCIA SANTANA GOMES
Presidente - LILIAN APARECIDA ARAO
Externa à Instituição - LIZAINNY APARECIDA ALVES QUEIROZ
Externa à Instituição - WILIANE VIRIATO ROLIM
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 14:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5