O ENSINO DE INGLÊS VIA DIPAC COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO CONCEITO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA INCLUSIVA
Metodologias Ativas; Língua Estrangeira Inclusiva – LEI; Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa – DIPAC; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista – TEA.
A presente pesquisa visa a implementar o uso de Metodologias Ativas como instrumento motivador de inclusão do processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência de uma turma de 7.º ano nas aulas de inglês, através da abordagem de Língua Estrangeira Inclusiva (LEI) e do uso da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC). Utilizamos como fonte de dados uma sequência didática correspondente a uma etapa escolar, três meses, que será produzida pela pesquisadora-professora com a diretriz de seu orientador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-participante e seu formato é um estudo de caso alicerçado em base sociointeracionista, produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG – especificamente na Linha de pesquisa “Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia”. A coleta de dados acontecerá via observação, que será registrada em um portfólio do pesquisador e um relato do atendente escolar ao término da pesquisa. Ocorrerá também, uma Avaliação de Satisfação dos próprios alunos participantes de forma objetiva e clara por um impresso próprio. Discutiremos neste trabalho como a mudança de metodologia pode contribuir para um melhor processo ensino-aprendizagem e para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva.