Banca de DEFESA: KÁTIA HELENA FAUSTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KÁTIA HELENA FAUSTINO
DATA : 07/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

As relações entre as leis municipais e as políticas públicas para a CARREIRA DOS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas. Técnico em Educação. Coordenação Pedagógica. Gestão Democrática. Valorização Profissional.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O objeto de estudo desta pesquisa é a carreira dos Técnicos em Educação de uma rede pública municipal do interior de Minas Gerais e tem como foco os efeitos de sentido pretendidos pelo discurso presente nas leis municipais, relativas aos critérios de seleção, às funções, às políticas públicas de valorização da classe, no período histórico educacional compreendido entre “Orientadora de Ensino Rural” (1963) ao “Técnico em Educação” (2023). O corpus foi extraído das Leis Municipais e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação, bem como de dados coletados a partir de uma revisão da literatura concernente aos Técnicos em Educação. Buscamos responder a questões como: Quem é esse profissional? Quais as políticas públicas de valorização desse profissional? Quais são suas funções e atribuições? Essa nomenclatura descaracteriza ou ressignifica a função? Para a condução desta pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica, a Análise de Conteúdo de Bardin (2020), por nos permitir “a manipulação de mensagens (conteúdo e expressão desse conteúdo)” para revelar indicadores capazes de guiar nossas inferências. Para nossa reflexão sobre a origem, as funções e as diversas nomenclaturas dos “Técnicos em Educação,” ao longo da "Supervisão Educacional" brasileira, contamos com Libâneo (2010), Freire (2019,2021), Vasconcellos(2019), Saviani (2019),Grinspun (2008),Santos(2012), Matos (2018) Rangel (2003) entre outros. Assim, “esperançamos”, com este trabalho, proporcionar uma compreensão mais ampla das legislações municipais, suas repercussões nas políticas públicas educacionais e, principalmente, fomentar a efetivação do Plano de Carreiras. Desse modo, propomos um grupo de estudos para promover um diálogo construtivo entre teoria e prática e para rever e aperfeiçoar as políticas educacionais, visando a uma educação equitativa, democrática e alinhada às necessidades reais dos profissionais e dos estudantes na rede pública municipal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA MARIA NÁPOLES VILLELA - CEFET-MG
Interna - CLAUDIA MARA DE SOUZA
Interno - LUIZ ANTONIO RIBEIRO
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 12/01/2024 10:37
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