Banca de DEFESA: FERNANDA DE FARIA REZENDE SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DE FARIA REZENDE SANTOS
DATA : 23/02/2024
HORA: 13:30
LOCAL: CEFET MG CAMPUS I - SALA 330
TÍTULO:

O ensino de práticas pedagógicas de escrita acadêmica em inglês na Educação Profissional Técnica de nível médio em MG


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua inglesa. EPTNM. Ensino de produção escrita. Letramento acadêmico. Ensino baseado em gêneros.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo central investigar se as atividades de produção escrita em inglês no ensino médio e técnico de uma instituição específica contemplam a abordagem de gêneros acadêmicos, buscando compreender como as atividades são desenvolvidas pelos docentes de língua inglesa, relacionando-as com as práticas sociais do contexto acadêmico vivenciadas pelos estudantes na instituição. Durante a pesquisa, docentes de língua inglesa da instituição onde a pesquisa foi realizada descreveram suas práticas didático-pedagógicas, bem como suas visões sobre o ensino de escrita acadêmica a partir do ensino médio técnico. Os dados gerados foram analisados a partir da visão dos letramentos dentro da dimensão social, do ensino baseado em gêneros e gêneros do discurso. Como resultado, percebe-se que a maioria dos professores participantes relata já haver abordado a escrita acadêmica em inglês no ensino médio técnico. No entanto, os participantes apresentam perspectivas divergentes sobre a relevância do desenvolvimento de práticas pedagógicas de escrita acadêmica na EPTNM, refletindo diferentes concepções dos educadores em relação ao ensino e à aprendizagem. Em resumo, a pesquisa desenvolvida permitiu trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, buscando compreender a relação entre as práticas acadêmicas vivenciadas pelos estudantes na instituição e as atividades desenvolvidas pelos professores. Com esta pesquisa, pretendi contribuir com estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico. Considerando que há muitos estudos sobre letramentos acadêmicos voltados para o contexto do ensino superior, busquei refletir sobre a possibilidade de explorar essa abordagem em outro contexto educacional, dentro de uma instituição que promove a verticalização do ensino, unindo ensino, pesquisa e extensão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - GLAUCIO GERALDO MOURA FERNANDES
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 16:20
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10