A DIMENSÃO INCONSCIENTE DA MOTIVAÇÃO EM UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Motivação inconsciente; motivos e atitudes implícitos; experiências de aprendizagem; aprendizagem de línguas estrangeiras.
Nas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira, na área de Linguística Aplicada, tem aumentado consideravelmente. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Com esta pesquisa, pretendemos investigar a dimensão inconsciente da motivação na trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira de um/a brasileiro/a proficiente na língua. Consideramos utilizar uma versão adaptada por nós, para fins desta pesquisa, do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, desenhado, testado e disponibilizado por Carpenter et al. (2019). Com este expediente, esperamos flagrar atitudes implícitas do(a) participante relativas à sua motivação para aprender. Além da aplicação do teste, pretendemos registrar experiências de aprendizagem de inglês que marcaram o(a) participante ao longo de sua vida, o que pode ser feito por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas. Esperamos que os dados gerados sejam robustos o suficiente para que possamos compreender e explicar, ainda que parcialmente, como os motivos e atitudes implícitos influenciam o comportamento motivado na aprendizagem de inglês do(a) participante.