IMPACTO DAS SIMULAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NO LETRAMENTO CRÍTICO: um estudo no ensino médio integrado do CEFET – MG/BH
Simulações de organismos internacionais; letramento crítico; protagonismo; motivação; autonomia e interação.
Este projeto de pesquisa em Estudos de Linguagens visa a investigar o impacto das simulações de organismos internacionais no desenvolvimento do letramento crítico, protagonismo e motivação, autonomia e interação nos processos de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado no CEFET – MG/BH. A pesquisa surge da necessidade de contribuir para a formação de jovens capazes de participar de forma crítica na sociedade e se propõe a analisar como as simulações de organismos internacionais, em específico pelo Modelo de Comitês Simulados (MOCS), impactam o desenvolvimento do letramento crítico e outros aspectos educacionais nos alunos. Considerando a estagnação nos resultados educacionais desde 2018, especialmente no quesito leitura, esta pesquisa se torna urgente. Os objetivos incluem identificar os tipos de letramentos desenvolvidos nas simulações, analisar como contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e comparar o desempenho dos participantes com não participantes. A revisão bibliográfica aborda a defasagem da educação brasileira e a manifestação do termo letramento, evidenciando a necessidade de compreender como os diferentes graus de letramento se relacionam com o contexto e a instrução das pessoas. A pesquisa busca oferecer evidências de que as simulações de organismos internacionais podem atenuar os desafios enfrentados pela educação brasileira, estimulando o letramento crítico e outros aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos.