Banca de DEFESA: SALETE MAMEDES BITTENCOURT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SALETE MAMEDES BITTENCOURT
DATA : 11/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

Uso dos Dispositivos Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem no Contexto da Pós-Pandemia COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos. Multiletramentos. Metodologias ativas. Tecnologias digitais.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Nesta pesquisa propomos investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017); Rojo & Moura (2012); e Cazden et al. (2021); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados demonstraram que houve avanços na disponibilidade de equipamentos digitais na escola, bem como acesso à internet para a melhoria do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas ainda é preciso avançar principalmente considerando um amplo investimento por parte do poder público na rede de wi-fi. Foi constatado, por meio dos relatos dos professores na entrevista, que a maioria não desenvolve o letramento digital dos estudantes, tampouco o ensino híbrido envolvendo metodologias ativas, mas têm interesse e veem a necessidade de mudar, porém ainda se sentem inseguros por não dominar totalmente os usos das tecnologias digitais e ter um conhecimento mais profundo quanto ao ensino híbrido e sua abordagem na prática. Percebe-se a necessidade de um olhar das políticas públicas em considerar as formações no “chão da escola” proporcionando um avanço necessário na prática pedagógica dos professores. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - CLAUDIA MARA DE SOUZA
Presidente - LUIZ ANTONIO RIBEIRO
Interno - RÔMULO FRANCISCO DE SOUZA - CEFET-MG
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 09:48
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