Círculos de Leitura na EPTNM: affordances educacionais e autonomia na leitura literária em língua inglesa
Leitura. Ensino de língua inglesa. Círculo literário. Affordances. Autonomia.
A partir da experiência pessoal como leitora e profissional como professora de inglês nasce o desejo de juntar literatura e ensino de língua adicional. É assim que surge esta tese, cujo objetivo é investigar as influências de um círculo de leitura literária na aprendizagem de língua inglesa em turmas do Ensino Médio integrado ao técnico. Para tal, primeiramente empreende-se uma discussão acerca do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil, das concepções de língua encontradas nos principais documentos regulares da educação no país e da abordagem da literatura no ensino de línguas estrangeiras modernas nesses documentos. Passa-se, então, à discussão do que é leitura, como ela ocorre no ensino de línguas e do que é o círculo de leitura, empregado como metodologia aqui nesta tese. Para completar o aporte teórico da análise de dados, são apresentados os conceitos de autonomia e affordances. Para a geração de dados, foi implementado um círculo de leitura literária nas turmas de segundo ano de Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática do CEFET-MG, campus Contagem; aplicado um questionário inicial para traçar o perfil dos participantes em relação à leitura e à aprendizagem de inglês; e, por fim, os participantes produziram uma narrativa de aprendizagem sobre sua participação no círculo. Uma análise preliminar, utilizando os dados do questionário inicial, mostram um panorama dos participantes e como eles interagem com a leitura e com a aprendizagem de inglês - é possível perceber que os participantes leem e gostam de ler, em sua maioria, e que isso pode ser usado para expandir o repertório de língua estrangeira, criando oportunidades para o uso da língua e para que eles tenham acesso a mais obras e continuem sua jornada leitora.