OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II
pedagogia dos multiletramentos, Eja, livro didático, língua portuguesa.
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como a pedagogia dos multiletramentos se desenvolve nos livros didáticos de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos no ensino Fundamental II nos livros do 6° ao 9° ano da coleção EJA Moderna de 2013. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, descritivo e bibliográfico. A partir de pesquisas no banco de pesquisas do CAPES pude observar a falta de trabalhos que investigassem a pedagogia dos multilestiramentos em livros didáticos de português para Jovens e Adultos, a grande maioria dos trabalhos pesquisados se tratava de pesquisas voltadas para análises em livros didáticos de Língua Inglesa, para o ensino regular ou sem citar o conceito referente a pedagogia dos multiletramentos. A partir daí a relevância da minha pesquisa, que se define na tentativa de preencher esta lacuna. Além disso, a última coleção de livros didáticos para jovens e adultos foi produzida em 2013, para uso até 2016, o que considero relevante para pesquisa. Por meio de uma análise selecionei unidades temáticas pensando em como os jovens e adultos utiliza as linguagens em suas práticas sociais. Desta forma, a partir de uma leitura sistemática dos livros didáticos e um estudo dos conceitos de multiletramentos embasados pelo Grupo Nova Londres (1996) e outros teóricos, estabeleci três categorias de análise que possibilitasse tal estudo pela perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, como: modalidade de linguagem e multimodalidade, gêneros textuais e intertextualidades e inclusão diversidade e interação. Estes critérios foram estabelecidos a partir do meu entendimento sobre discussões abordadas pelo Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012) e Ribeiro (2021) que discorrem sobre os movimentos a seguir: prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformada. Ao realizar essa análise pude observar que discorre sobre a abordagem relevante sobre os multiletramentos, e que os livros didáticos contribuem para promover habilidades linguísticas, literárias e críticas dos alunos, mas ainda é preciso adequar esse material a realidade sociocultural desses alunos, pois esses alunos têm um contexto de vida particular e específico da modalidade Jovens e Adultos, e deve ser levado em conta para a efetivação do ensino-aprendizagem. Essa pesquisa ainda está em processo de construção, outros dados ainda serão analisados até o final.