A CULTURA DIGITAL NO ENSINO DE INGLÊS NA Educação de Jovens e Aduldos – EJA: letramento digital e inclusão social via Metodologias Ativas
Educação de Jovens e adultos- Metodologias ativas (DIPAC), Língua Estrangeira Inclusiva (LEI). inclusão digital.
Decorrente do avanço tecnológico que se vivencia na atualidade, o progresso torna-se inevitável e isto apresenta novos desafios nos processos de ensino e aprendizagem. Tal contexto nos obriga a atentar algumas mudanças necessárias e emergenciais, tais como estratégias diferenciadas de ensino para um público carente de atenção, acolhimento e especialmente no ensino de linguagens para os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso levará o educando a construir conhecimentos sólidos a partir e seus interesses e o uso de ferramentas tecnológicas, mudando as rotinas baseadas na educação tradicional e bancária, onde a centralidade é o processo, e não o educando. Vale ressaltar que a grande maioria do público-alvo da EJA são sujeitos, que de algum foram excluídos da escolarização em certo momento de sua trajetória. Para fundamentar a pesquisa alguns autores foi usado para reforçar e dialogar com a proposta, tais como: Carlos Roberto Jamil Cury (2002, 2021), Paulo Freire (1967,1982,1996,2002 e 2013), Frigotto (1995), Leffa (2007),Moacir Gadotti (2006,2018), Moran(2004,2017), Miguel Arroyo (2007, 2013, 2017), SOARES, L. SILVA, F.R. Educação de Jovens e adultos preparando a VI CONFITEA e pensando o Brasil. 2008, PARREIRAS, Vicente Aguimar “DINÂMICA INTERACIONAL” PARA GERENCIAMENTO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA BASEADA NA TEORIA DA COMPLEXIDADE. 2019 e MINAS GERAIS. Agência Minas. Resolução SEE nº 2843/2016. Dispõe sobre a Organização e o Funcionamento da Educação de Jovens e Adultos/EJA – cursos presenciais, nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE, 2016. Nas palavras de Freire (2019), a pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, sendo assim, este homem está sempre em evolução e aprendizagem, terá forças para enfrentar a cultura da dominação. Esta pesquisa qualitativa de natureza aplicada, visa refletir o processo de aprendizagem vias metodologias ativas (DIPAC) com alunos do ensino fundamental II dos anos finais da EJA. O objetivo é modificar a escola, tornando-a modelo em ensino e aprendizagem usando as Metodologias Ativas e capacitando o professor para trabalhar de formas diferenciadas com resultado e foco na aprendizagem para que este aluno não se sinta excluído da sociedade, e sim integrante participativo.