Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DE ASSIS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA DE ASSIS ARAÚJO
DATA : 04/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

Dimensão subjetiva do processo de docência de língua inglesa na Educação Profissional Tecnológica federal


PALAVRAS-CHAVES:

Subjetividade; docência de inglês; complexidade; Educação Profissional tecnológica.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Esta pesquisa possui como tema a dimensão subjetiva do ensino de língua inglesa na Educação Profissional Tecnológica (doravante, EPT) federal e como objetivo geral compreender como se constitui a dimensão subjetiva da docência de inglês em uma instituição da EPT. Problematizamos, nesse estudo, a tendência cartesiana de instituições educacionais pela busca de resultados objetificados, desconsiderando-se que além do cognitivo e operacional há processos que dependem de seres humanos subjetivos. Assumimos o processo de docência de inglês como complexo, subjetivo e singular, cujos sentidos subjetivos são expressos pelo professor da língua alvo acerca de experiências no ensino. A Teoria da Subjetividade e a Teoria da Complexidade estão na base da nossa inspiração por entendermos que a docência de inglês na EPT é um sistema complexo entramado por relações humanas que, por seu lado, são constituídas de subjetividades individuais e subjetividades sociais. Uma das implicações da pesquisa está na percepção de que a dimensão subjetiva da docência pode ser constituída por sentidos subjetivos e configurações subjetivas cuja gênese é sistêmica, não linear, aberta, recursiva e dinâmica. Para o desenvolvimento da investigação, pautamo-nos na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa que, por seu turno, funcionam de modo integrado e complementar com a Teoria da Subjetividade, formando uma tríade que é o arcabouço teórico criado por González Rey, sob a perspectiva histórico cultural. A natureza da investigação é qualitativa, do tipo estudo de caso e, por isso, busca estudar em profundidade um fenômeno humano em sua dimensão subjetiva dentro de seu contexto. Isso decorre da singularidade e da interpretação de um sistema de informações expressas por meio de estratégias de pesquisa como, por exemplo, situações conversacionais, observação participante, diário de campo, entre outros. Em resumo, princípios epistemológicos que orientam a pesquisa em campo integram o caráter comunicacional, dialógico e singular que é representado pela informação diferenciada de um caso específico. Quanto aos “resultados”, esperamos que a pesquisa contribua com: (a) compreensões acerca da dimensão subjetiva da docência de inglês e suas configurações subjetivas no contexto de uma instituição da Educação Profissional Tecnológica pública federal; (b) alguma inteligibilidade no que tange às relações entre subjetividades individuais e subjetividades sociais na docência dessa língua; (c) um olhar cuidadoso sobre produções subjetivas centrais e seus desdobramentos sobre o processo de docência e professor; (d) reflexões sobre o docente como indivíduo subjetivo constituído histórico culturalmente; (e) novos estudos teórico-práticos sobre o tema subjetividade no processo de ensino de língua. Temos a expectativa, sobretudo, de que a pesquisa possa ter útil ao processo de ensino-aprendizagem de inglês em instituições da EPT, à escola pública e à cultura educacional brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NELAGLEY MARQUES
Externo à Instituição - JOSÉ FERNANDO PATIÑO TORRES
Externa à Instituição - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Presidente - LUIZ ANTONIO RIBEIRO
Interna - MARIA RAQUEL DE ANDRADE BAMBIRRA
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 16:20
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