POSLING NS

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARCADE JOHANNES KAKPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARCADE JOHANNES KAKPO
DATA : 27/06/2018
HORA: 18:30
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, campus I, sala 445
TÍTULO:

USO DE ANOTAÇÕES E TRANSCRIÇÕES FUNCIONAIS EM SALA DE AULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA AQUISIÇÃO VOCABULAR: um estudo de caso de alunos de EFL de primeiro ano do ensino técnico do COLTEC / UFMG


PALAVRAS-CHAVES:

Aquisição vocabular de EFL, Tomada de nota, Transcrição funcional;


PÁGINAS: 26
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa descreve a aquisição vocabular por meio da implementação de um ciclo pedagógico de tarefas de produção escrita e oral e o desenvolvimento de estratégias de tomada de notas (MAYER, 1978; CARRIER, 1983) e de transcrição funcional (JAFARI, KETABI e TAVAKOLI; 2016, STONES, 2014; MENNIM, 2003, 2007; COOKE, 2013; LYNCH, 2007) como novos instrumentos de ensino e de aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira (EFL) (affordances). A pesquisa tem uma natureza qualitativa e busca responder à pergunta: “como modificar a experiência de aprendizagem de EFL de alunos pré-intermediários com nível básico de proficiência linguística?” (KLUGE e REIS, 2011; MOTA, 2011, (SIEGEL, 2016; AHMANI e SADEGHI, 2011; SONG, 2011; TSAI e WU, 2010; YANG e LIN, 2015). Nesse sentido aplica-se o estudo de caso dos 18 alunos de EFL da turma de primeiro ano do ensino técnico do COLTEC/ UFMG. Também apresentamos o estudo piloto realizado no segundo semestre do ano de 2017 em que encontramos evidências de autorregulação e de evoluções no processo de aquisição vocabular de EFL (DÖRNYEI, 2000; LARSEN-FREEMAN, 1997; 2002; 2006; LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 2008; MERCER, 2013).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIO AUGUSTO - UFMG
Notícia cadastrada em: 18/06/2018 14:16
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10