Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG oferece curso gratuito de mestrado acadêmico em administração. Suas linhas de pesquisa são voltadas para a investigação dos processos decisórios e seu público-alvo são os graduados de todas as áreas do conhecimento.

 

O curso tem duração de 24 meses, durante os quais o aluno preciso concluir, no mínimo, 24 créditos em disciplinas (360 horas), realizar a atividade de estágio docente, a defesa do projeto de dissertação e a defesa de dissertação.

 

As aulas ocorrem no período diurno preferencialmente, na modalidade presencial, no Campus II do CEFET-MG (Avenida Amazonas, 7675, Nova Gameleira, Belo Horizonte-MG).

 

Alunos regulares com dedicação integral ao curso podem pleitear bolsa de estudos, a qual pode ser mantida pelas agências de fomento CAPES e FAPEMIG ou pelo próprio CEFET-MG.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Processos e Sistemas Decisórios

O Programa investiga fenômenos relacionados aos processos decisórios incluindo, mas não se limitando, à implementação, ao controle e às melhorias das ações decorrentes das decisões; e, também, aos sistemas de informação e de apoio à decisão inter-relacionados com as características subjetivas e cognitivas do gestor e com o arranjo estrutural da unidade de análise. As pesquisas do Programa assumem caráter interdisciplinar ao trazer para o campo dos estudos organizacionais modelos e teorias da Sociologia, Matemática, Física, Estatística, História, Educação e abordagens psicossociais.


LINHAS DE PESQUISA

 

Processos e sistemas decisórios em finanças, produção e operações

Os estudos dessa linha de pesquisa buscam a eficiência dos sistemas e processos de tomada de decisão nas organizações. Para isso, propõem e aplicam (e/ou refutam) modelos, métodos e ferramentas para auxílio à tomada de decisão dos stakeholders internos (da organização) e os do ambiente externo, que os permitam identificar e lidar com os fenômenos organizacionais, incluindo o risco e a incerteza.

O escopo central da linha consiste em contribuir para o avanço do conhecimento em processos e sistemas decisórios, aplicando diferentes perspectivas teóricas e empíricas, análise de dados, otimização e simulação e métodos quantitativos para o encaminhamento de questões relacionadas a(o): tomada de decisão baseada em valor, ambiente do tomador de decisão, condições de otimização para diferentes modelos de avaliação (valuation), finanças (corporativas, de mercado, públicas e internacionais), avaliação de investimentos, eficiência de mercado, estrutura de capital e capital de giro, gestão de riscos, governança corporativa, ESG (Environmental, Social and Governance), finanças comportamentais, finanças computacionais, modelos de determinação de preço de ativos financeiros, microestrutura de mercado, controladoria, gestão de custos, sistemas contábeis para auxílio à tomada de decisão, planejamento financeiro e contábil, planejamento da produção e operações, pesquisa operacional, modelagem matemática e computacional. Nessa perspectiva são aplicados conhecimentos (teorias, modelos, métodos e ferramentas) de outras áreas, em especial, contabilidade, economia, computação, matemática, estatística e econometria.

 

Mais especificamente, os estudos desenvolvidos nesta linha se dedicam a:

- Analisar e propor modelos, métodos e ferramentas de pesquisa operacional e de modelagem matemática/computacional para a solução de problemas organizacionais e para aumentar a eficiência. Visam a instrumentalizar o gestor, seja público ou privado, com ferramentas e soluções analíticas capazes de reduzir as incertezas de suas escolhas e, assim, aumentar as chances de resultados melhores a partir de suas decisões.

- Compreender os efeitos das decisões estratégicas em finanças sobre o valor das firmas – em função das decisões dos diversos stakeholders, internos e externos (agentes do mercado financeiro); e com aplicação de conceitos, modelos, métodos e ferramentas da administração, contabilidade, economia, computação, estatística, matemática, entre outros. Investigam-se os determinantes do valor das firmas, avaliados sob diferentes perspectivas, bem como a efetividade de ferramentas de apoio à decisão, tais como ferramentas da contabilidade (como os modelos de custos para tomada de decisão). Analisam-se os processos de tomada decisão financeira e contábil no contexto de incerteza, em que os agentes podem apresentar tanto comportamentos (respostas) racionais quanto aqueles caracterizados por mecanismos psicológicos que causam os vieses de decisão.

- Discutir, especificamente, os principais problemas científicos relacionados à tomada de decisão dos indivíduos, isto é, aos vieses comportamentais do tomador de decisão (comportamento dos agentes das empresas e atores do mercado financeiro) – perspectiva da racionalidade limitada (Simon, Kahneman, DeBond, Thaler, entre outros). Considera os aspectos comportamentais nos modelos de decisão financeira, tais como nos de precificação de ativos: decisões de investimento e de financiamento e planejamento financeiro (incluindo o tributário).

 

Processos e sistemas decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade

Os estudos dessa linha objetivam consolidar e avançar o conhecimento sobre processos e sistemas decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade. As pesquisas desta linha possuem foco nas características psicossociais e nos aspectos subjetivos e cognitivos dos diversos atores envolvidos nas tomadas de decisão, na disponibilidade de sistemas e dos instrumentos de apoio à decisão, no tipo de arranjo organizacional, na estrutura socioespacial e em outras dimensões de análise do campo.

As decisões são inerentes às ações humanas. São resultado de tensões entre agentes, estruturas, mercado e sociedade e ocorrem em contexto de subjetividade e complexidade na produção e reprodução de normas e valores materiais e imateriais.

Compreende estudos de caráter multi, inter e transdisciplinar que permitam avançar na discussão das múltiplas instâncias, prerrogativas, disfuncionalidades e consequências da tomada de decisão, dos níveis micro ao macro, sejam articuladas em relação aos sujeitos, às estruturas organizacionais, às redes organizacionais, à dinâmica socioespacial e aos múltiplos fatores e elementos ligados à cultura, subjetividade, diversidade e ética. Abarca perspectivas teóricas, metodológicas e práticas de disciplinas relacionadas aos estudos do trabalho e dos sujeitos, das teorias organizacionais, da economia comportamental, dos recursos humanos, do empreendedorismo, da inovação, do marketing, da administração pública, da produção e do espaço geográfico.

 

CLIQUE AQUI para acessar maiores informações sobre os campos temáticos que podem ser estudados dentro das linhas de pesquisa.


MISSÃO

Criar e difundir conhecimento na área de sistemas e processos decisórios e formar pessoas com compreensão crítica das questões sociais, científicas, técnicas e econômicas e capazes de promover transformações na sociedade.


Objetivos específicos

Mais especificamente, a perspectiva é que os mestres em administração formados pelo PPGA estejam preparados para: (i) prosseguir os seus estudos em nível de doutorado, quando poderão aprofundar suas pesquisas e contribuir para o avanço do conhecimento em processos e sistemas decisórios; (ii) contribuir para o aprimoramento do processo decisório na estrutura organizacional de entidades públicas ou empresas privadas; (iii) realizar pesquisas relacionadas às suas atividades profissionais em empresas privadas ou organizações públicas; (iii) exercer atividades de ensino e pesquisa na área de administração e afins.

 

Perfil do egresso

Espera-se que os mestres egressos do PPGA sejam capazes de desenvolver estudos que contribuam para a consolidação do conhecimento acerca dos sistemas e processos decisórios; e que sua atuação seja capaz de promover transformações na sociedade.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

As disciplinas do Programa de Pós-graduação em Administração estão associadas ao desenvolvimento de pesquisas em processos e sistemas de decisórios. Assim, são ofertadas disciplinas de formação básica, a saber: Teoria das Organizações, Teoria da Decisão, Filosofia da Ciência, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração, Metodologia Quantitativa, Metodologia Qualitativa  e Projeto. O objetivo dessas disciplinas é propiciar ao discente do Programa a formação teórica e empírica necessária ao desenvolvimento da sua dissertação de mestrado, ou seja, fornecer não apenas o arcabouço teórico pertinente aos processos e sistemas decisórios, mas também o conhecimento acerca da metodologia e dos métodos científicos aplicados aos estudos dessa área.

 

Ademais, fazem parte da estrutura do Curso disciplinas de caráter mais específico, que proporcionam ao discente a oportunidade de escolha de acordo com sua linha de pesquisa e o tema da dissertação, são elas: Gestão e Subjetividade, Função Gerencial, Modelagem e Otimização, Investimentos, Empreendedorismo e Inovação, Arranjos Organizacionais & Processos Decisórios e Tópicos Especiais. As disciplinas ofertadas em cada linha de pesquisa do Programa, com sua respectiva carga horária, seu caráter e número de créditos, estão listadas nos Quadros a seguir.

 

Linha de pesquisa: Processos e sistemas decisórios em finanças, produção e operações

 DISCIPLINA

CH

CARÁTER

CR

FORMAÇÃO BÁSICA

 

 

 

Teoria da Decisão

45

OB

3

Filosofia da Ciência

30

OB

2

Metodologia Quantitativa

45

OB

3

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração

30

OB

2

Projeto

15

OB

1

Teoria das Organizações

45

OB

3

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

 

 

 

Gestão Organizacional

30

NO

2

Investimentos

45

NO

3

Modelagem e Otimização

45

NO

3

Tópicos especiais

*

NO

*

ATIVIDADES ESPECIAIS OBRIGATÓRIAS

 

 

 

Defesa de projeto de dissertação

0

OB

0

Defesa pública da dissertação

0

OB

0

Estágio docente

0

OB

0

 * A carga horária dos Tópicos especiais varia de acordo com cada disciplina, que pode ter entre 15 e 60 horas.

 

Linha de pesquisa: Processos e sistemas decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade

DISCIPLINA

CH

CARÁTER

CR

FORMAÇÃO BÁSICA

 

 

 

Teoria da Decisão

45

OB

3

Filosofia da Ciência

30

OB

2

Metodologia Qualitativa

45

OB

3

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração

30

OB

2

Projeto

15

OB

1

Teoria das Organizações

45

OB

3

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

 

 

 

Arranjos Organizacionais & Processos Decisórios

45

NO

3

Empreendedorismo e Inovação

45

NO

3

Função Gerencial

45

NO

3

Gestão e Subjetividade

45

NO

3

Gestão Organizacional

30

NO

2

Tópicos especiais

*

NO

*

ATIVIDADES ESPECIAIS OBRIGATÓRIAS

 

 

 

Defesa de projeto de dissertação

0

OB

0

Defesa pública da dissertação

0

OB

0

Estágio docente

0

OB

0

* A carga horária dos Tópicos especiais varia de acordo com cada disciplina, que pode ter entre 15 e 60 horas. 

 

As disciplinas são divididas da seguinte maneira:

-          Disciplinas obrigatórias: 14 créditos (210 horas).

-          Disciplinas não-obrigatórias: 10 créditos (150 horas).

-          Exame de Qualificação - defesa de projeto de dissertação.

-          Defesa pública de dissertação.

-          Estágio docente.

 



ATENDIMENTO DA SECRETARIA

 

De segunda a sexta-feira, de 08 às 17 horas.

Atendimento online: De segunda a quinta-feira, de 08 às 12 horas;

                             sexta-feira, de 13 às 17 horas.

Atendimento presencial: De segunda a quinta-feira, de 13 às 17 horas;

                                   sexta-feira, de 08 às 12 horas.

ppga@cefetmg.br

(31) 3319-6740  

 

Patrícia Fonseca de Souza - Secretária do Programa

 

Endereço: Avenida Amazonas, 7675, Nova Gameleira, Belo Horizonte-MG - CEFET-MG Campus Nova Gameleira - Prédio Principal, 2º andar, sala 201 


Endereço Alternativo


SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6