Dúvidas Frequentes

Aqui você encontra respostas às perguntas mais frequentes que recebemos do nosso Corpo Social e de nossos visitantes. Caso não encontre resposta à sua dúvida, por favor nos encaminhe um e-mail que teremos imenso prazer em responder. Caso sua dúvida seja reincidente, naturalmente alimentaremos esta seção com a resposta. Agradecemos sua colaboração.

 

Quanto custa o curso de Mestrado em Administração do CEFET-MG?

O Mestrado em Administração do CEFET-MG é gratuito. O candidato só precisa pagar a taxa de inscrição no processo seletivo.

 

Como fazer a inscrição nos processos seletivos?

Cada processo seletivo é regido por um edital, o qual é publicado no site do Programa (www.ppga.cefetmg.br), na aba “Processos Seletivos”; no site do CEFET-MG (www.cefetmg.br) e também na página do Facebook: Mestrado em Administração; e do LinkedIn. Ao ler o edital, o candidato obtém todas as informações necessárias para sua participação no processo seletivo. Caso não haja editais em aberto, e o interessado deseje consultar os editais de processos anteriores, ele pode encontrá-los no site do PPGA.

 

Quais os pré-requisitos para participar do processo seletivo?

Para poder efetuar sua inscrição no processo seletivo de alunos regulares, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 290 pontos no teste ANPAD ou de 500 pontos no teste GMAT (ambos os testes devem estar dentro do seu prazo de validade) e apresentar certificado de proficiência de leitura em língua inglesa, sendo aceitos para comprovação os documentos listados nos editais do Processo Seletivo.

 

Quantas vezes, ao ano, ocorre o processo seletivo?

O processo seletivo para o curso de Mestrado em Administração do CEFET-MG ocorre anualmente para alunos regulares e semestralmente para alunos especiais (disciplinas isoladas). Este último fica condicionado à aprovação da abertura de vagas pelo Colegiado.

 

Quantas linhas de pesquisa tem o Mestrado em Administração do CEFET-MG?

O Mestrado em Administração do CEFET-MG tem apenas uma linha de pesquisa: Processos e sistemas decisórios em arranjos organizacionais. Isso significa que o aluno deverá desenvolver um projeto que envolva tomada de decisão. Esse projeto deverá ser elaborado dentro de um dos campos temáticos estudados pelo corpo docente: Finanças Corporativas e de Mercado; Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais; Cultura de Consumo; Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade; Inovação, Competitividade e Empreendedorismo.

 

Quantas vagas são ofertadas para o curso de Mestrado em Administração do CEFET-MG?

Para alunos regulares, são ofertadas 18 vagas, mas esse número pode ser alterado a critério do Colegiado. Para alunos especiais, o número de vagas é definido a cada oferta.

 

Nunca fui aluno do CEFET-MG e não conheço nenhum dos professores do Mestrado. Tenho chances de ingressar como aluno regular?

A avaliação dos candidatos durante o processo seletivo independe de vínculo anterior com a instituição e/ou com os professores que compõem o corpo docente do Mestrado em Administração. Ex-alunos do CEFET-MG não têm nenhum tipo de favorecimento com relação aos alunos de outras instituições. Portanto, não é necessário buscar aproximação prévia com os professores a fim de tentar garantir aprovação no processo seletivo.

 

Posso apresentar currículo Vitae em vez do currículo Lattes no ato da inscrição?

Não. Somente o currículo Lattes, devidamente registrado na Plataforma Lattes, é aceito.

 

Os alunos reprovados no processo seletivo têm chance de ser convocados caso haja alguma desistência dos alunos aprovados?

Não. Em hipótese alguma, os alunos reprovados no processo seletivo podem ser convocados para efetuar matrícula no curso de Mestrado em Administração, ainda que haja vagas não preenchidas.

 

As aulas do curso ocorrem em que horário?

As aulas do Mestrado em Administração do CEFET-MG ocorrem no período da manhã e da tarde.

 

Quantas disciplinas preciso fazer no meu primeiro semestre como aluno regular?

Em seu primeiro semestre no curso, o aluno regular é obrigado a fazer todas as disciplinas obrigatórias.

 

Eu trabalho. É possível ter alguma flexibilidade no acompanhamento das disciplinas?

Infelizmente, não é permitida nenhuma flexibilidade quanto à exigência de cursar todas as disciplinas obrigatórias no primeiro semestre de ingresso no curso.

 

Antes de ingressar como aluno regular, posso cursar todas as disciplinas obrigatórias como isoladas e depois pedir o aproveitamento?

Como aluno especial (que cursa disciplinas isoladas), só é permitido cursar até 3 (três) disciplinas do Programa. Portanto, é impossível cursar todas as disciplinas obrigatórias antes de ingressar como aluno regular.

 

Onde ocorrem as aulas do Mestrado em Administração do CEFET-MG?

As aulas do Mestrado em Administração do CEFET-MG ocorrem no Campus II, localizado na Avenida Amazonas, nº 7675, em Belo Horizonte-MG.

 

É possível aproveitar disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação?

Existe a possibilidade de aproveitamento de créditos cursados em outros programas de pós-graduação Stricto Sensu. Mas cada caso é avaliado pelo Colegiado do Curso quanto ao alinhamento entre a disciplina, a linha de pesquisa do programa e o projeto desenvolvido pelo aluno ao longo do curso.

 

O Mestrado em Administração do CEFET-MG oferece bolsa de estudos?

O Mestrado possui, atualmente, 2 (duas) bolsas da FAPEMIG, 2 (duas) bolsas da CAPES e 5 (cinco) bolsas pagas pelo próprio CEFET-MG. Todas as bolsas são de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

O processo de seleção de novos bolsistas e de renovação das bolsas ocorre após a matrícula dos alunos regulares novatos e é regido por edital próprio.

 

Posso solicitar a alguém para que faça minha matrícula?

A matrícula pode ser feita por terceiros desde que se apresente uma procuração, informando o nome e o número do documento tanto do aluno quanto da pessoa que trará a documentação à secretaria do PPGA. A procuração pode ser de próprio punho e não precisa ser autenticada em cartório.

 

Esqueci-me de efetuar minha matrícula. O que faço?

Os candidatos aprovados que não efetuarem sua matrícula até a data-limite estabelecida no calendário do processo seletivo estarão automaticamente desclassificados e não poderão, em hipótese alguma, frequentar as aulas do curso.

 

Fiz matrícula, mas desisti do curso. Como devo proceder?

O candidato aprovado no processo seletivo que efetuar sua matrícula e, posteriormente, desistir do curso, deve entregar à secretaria do PPGA o formulário de cancelamento de matrícula (disponível no site do PPGA, na aba “Documentos” > “Formulários”). Caso não siga esse procedimento, o aluno continuará registrado no sistema acadêmico do CEFET-MG, portanto será avaliado durante as disciplinas e, consequentemente, reprovado em todas elas.

 

Como aluno especial, tenho direito a que dentro do CEFET-MG?

O aluno especial tem direito de usar o laboratório do Mestrado em Administração, de estacionar seu carro dentro do campus do CEFET-MG, de fazer suas refeições no restaurante universitário e de usar a biblioteca. Para isso, o aluno precisa solicitar sua carteirinha institucional provisória. As informações para sua confecção são disponibilizadas na Secretaria do PPGA. Além disso, o aluno especial também consegue acessar o sistema acadêmico e ter acesso à rede wi-fi. Para isso ele precisará ter em mãos seu número de matrícula.

 

Como faço para obter um comprovante de aprovação em disciplina cursada como especial?

Para solicitar uma Declaração de Disciplina Cursada, o aluno deve entrar em contato com o Registro Escolar pessoalmente, por e-mail (drca@adm.cefetmg.br), ou por telefone (3319-6770). A declaração fica pronta em 3 (três) dias úteis após a solicitação.

 

Qual a frequência mínima para ser aprovado em uma disciplina?

75%.

 

Posso escolher meu orientador ao ingressar como aluno regular?

Não. A definição do orientador é feita pelo colegiado do PPGA.

 

Como faço para participar de um grupo de pesquisa ligado ao PPGA?

Após a oficialização do orientador, este deve vincular seu orientando ao grupo de pesquisa do qual participa e que seja ligado ao PPGA.

 

Publiquei um artigo, mas não sou o primeiro autor. Poderei considerá-lo para cumprir os requisitos necessários à obtenção do diploma?

Não. Somente são consideradas publicações em que o aluno seja o primeiro autor para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do diploma de mestre.

 

Meu artigo, em parceria com outro(s) aluno(s) do programa, foi aprovado em congresso. Todos os autores podem solicitar auxílio financeiro para apresentar o trabalho no evento?

Não, somente um aluno deve solicitar auxílio financeiro para apresentar o trabalho no congresso. Caso os outros autores também queiram participar do evento, devem fazer isso com recursos próprios.

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