Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Finanças Corporativas e de Mercado (GFIN)

: 2012


: Laíse Ferraz Correia, Felipe Dias Paiva


:Andreia de Oliveira Santos, Antonio Artur de Souza, Arthur Rodrigo Bosco de Magalhaes, Bruno Perez Ferreira, Hudson Fernandes Amaral, Jose Roberto de Souza Francisco, Lívia Maria De Pádua Ribeiro, Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso, Rubens Augusto de Miranda, Silvio Alves de Souza, Uajará Pessoa Araújo, Juliano Lima Pinheiro


Criado em 2012, o Grupo de Pesquisa em Finanças Corporativas e de Mercado (GFIN) é constituído por pesquisadores do CEFET-MG vinculados aos Programas de Pós-graduação em Administração e Modelagem Matemática e ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e por pesquisadores de outras instituições, além de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os seus estudos estão relacionados ao processo da tomada de decisão dos investidores em termos de finanças corporativas e de mercado. As pesquisas do GFIN têm como objetivo compreender o processo da tomada de decisões dos investidores do mercado e analisar o desempenho de seus portfolios. Foram desenvolvidas pesquisas no escopo da Governança Corporativa e valor de mercado das ações. O grupo de finanças se dedica, também, à realização de pesquisas concernentes ao processo de seleção de alternativas de investimentos produtivos e de financiamento das empresas, buscando contribuir para a maior eficiência dessas decisões. Estudos inovadores foram desenvolvidos na área de finanças comportamentais e de microestrutura de mercado, como a análise do efeito da liquidez das ações sobre o seu retorno de mercado. Atualmente, estão sendo conduzidas pesquisas sobre o perfil de investidores individuais no mercado de capitais, suas preferências, performance de seus investimentos e o efeito de suas transações sobre o preço e a liquidez de títulos do mercado acionário. As pesquisas sobre finanças corporativas e de mercado estão relacionadas à: avaliação de investimentos na empresa, eficiência de mercado, estrutura de capital e capital de giro, gestão de riscos, governança corporativa, finanças comportamentais, modelos de determinação de preço de ativos financeiros, microestrutura de mercado e processos e sistemas decisórios em arranjos organizacionais. Elas buscam compreender os mecanismos que conduzem à eficiência nas decisões de investimento e financiamento das empresas e, como consequência, à melhor performance empresarial. Alguns dos trabalhos do grupo foram apresentados nos mais importantes congressos brasileiros da área, como o Encontro Brasileiro de Finanças (SBFIN) e o Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (ENANPAD), e publicados em periódicos de Administração. O GFIN dispõe dos seguintes equipamentos, softwares e bases de dados disponíveis aos seus membros (professores e seus orientandos de iniciação científica e de programas de pós-graduação): Equipamentos: 11 microcomputadores; Softwares: Statistica Dell (Data Mining) Stata 14 (2 licenças) @Risk (1 licença) SPSS Basic (2 licenças) Metastock (1 licença); Base de Dados Financeiros: Bloomberg (1 acesso). O GFIN está localizado no Campus VI - Avenida Amazonas Av. Amazonas, 5855 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, CEP 30510-000.

 

: Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais

 


 

Grupo de Pesquisa sobre Cultura de Consumo (GPCC)

: 2015


: Ronan Torres Quintão


: Deborah Oliveira Santos, Eliane Pereira Zamith Brito, Marcelo Jacques Fonseca, Maribel Carvalho soares, Marcelo de Rezende Pinto, Simone Marilia Lisboa


O Grupo de Pesquisa sobre Cultura de Consumo tem como objetivo estudar a dinâmica das relações entre as ações dos consumidores, o mercado e os significados culturais, abordando aspectos socioculturais, experienciais, simbólicos e ideológicos do consumo. Busca-se entender como as relações entre modos de vida, cultura, recursos sociais, materiais e simbólicos de uma sociedade são mediados pelo mercado, sendo os consumidores uma parte deste sistema. Trabalhamos com pesquisas relacionadas à identidade, ao gênero, ritual de consumo, à dádiva, globalização, aculturação, moda, aos mitos, à ideologia, subcultura, comunidade de consumo e de marca, dinâmica de mercado e mídia. O grupo dispõe dos seguintes equipamentos e softwares aos seus membros (professores e seus orientandos de iniciação científica e de programas de pós-graduação): Equipamentos: 2 microcomputadores; Softwares Statistica Dell (Data Mining). O grupo de pesquisa sobre Cultura de Consumo está localizado no Campus VI - Avenida Amazonas Av. Amazonas, 5855 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, CEP 30510-000.

 

: Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais

 


 

Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade (NOSS)

: 2011


: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães


: Ana Paula Paes de Paula, Anderson de Souza Sant'Anna, Deborah Oliveira Santos, Fernanda Tarabal Lopes, Irlen Antônio Gonçalves, Janete Lara de Oliveira, Lilian Bambirra de Assis, Rafael Diogo Pereira, Raquel de Oliveira Barreto, Uajará Pessoa Araújo, Admardo Bonifácio Gomes Júnior


O Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade (NOSS) tem como objetivo articular reflexões, saberes e práticas fora do mainstream da Administração para a compreensão das dimensões e articulações da tríade sujeito, sociedade e organizações. Privilegia a transdisciplinaridade enfatizando abordagens metodológicas essencialmente qualitativas. Atualmente trabalha com os seguintes temas Clínicas do trabalho; Gestão Pública; Gênero e Diversidade; Tecnologias Sociais; Epistemologia Psicanalítica; Teoria Crítica; História de vida; Subjetividade; Poder; Relações de Trabalho. O NOSS dispõe dos seguintes equipamentos e softwares aos seus membros (professores e seus orientandos de iniciação científica e de programas de pós-graduação): Equipamentos: 4 microcomputadores; Softwares: Statistica Dell (Data Mining). O NOSS está localizado no Campus VI - Avenida Amazonas Av. Amazonas, 5855 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, CEP 30510-000.

 

: Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais

 


 

Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE)


: 2015


: Daniel Paulino Teixeira Lopes, Glauciene Silva Martins


: Daniela Maria Rocco Carneiro, Mariana de Freitas Coelho


O objetivo do NICE é promover, por meio de ensino, pesquisa e extensão, a interação entre o CEFET-MG, gestores e comunidades, contribuindo para a melhoria dos processos decisórios e trazendo reflexões acerca da articulação entre teoria e prática. São desenvolvidos trabalhos sobre temáticas ligadas à competitividade e ao desenvolvimento econômico e social. Essas temáticas incluem estratégia, inovação, empreendedorismo, recursos humanos e turismo. Desde 2015, quando o grupo foi criado, foram realizados três projetos que traduziram a ideia de verticalização não somente do ensino, mas também da pesquisa no DCSA/CEFET-MG, a partir do envolvimento de alunos dos cursos Técnico em Hospedagem e Graduação em Administração. Os projetos foram desenvolvidos no setor de turismo, no município de Santana do Riacho, Serra do Cipó. O trabalho repercute positivamente no Fórum de Desenvolvimento Regional, eventos científicos (PLURIS 2016, 11ª Semana de C&T), nos workshops metodológicos e outras ações.

 

: Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais

SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5