Egressos - relatos

 

TURMA 2015

 

Mariana Geisel Martins

Terminei meu mestrado em 2017 e logo após entrei no mercado de trabalho na área de consultoria em RH. Os aprendizados do mestrado foram essenciais para minha entrada no mercado de trabalho e para meu crescimento profissional. O mestrado me ajudou muito no aprofundamento de conhecimentos relacionados a administração e no desenvolvimento de algumas competências como análise crítica, interpretação e análise de dados.

Atualmente, trabalho no RH de uma empresa de energia e essas competências e esse aprofundamento teórico me ajudam diariamente nos desafios da empresa.

 

 



Sílvia Pedroso da Costa

Minha atuação é na área de Consultoria em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Eu trabalhei como consultora autônoma de 2018 até o fim de 2020, em projetos de diversos tamanhos. No início de 2020, assumi um cargo de Gestão da divisão de Estratégia, Cultura e Desenvolvimento de uma grande consultoria em BH (Grupo Selpe). Não dei sequência em educação formal, por hora. Preciso me organizar financeiramente para o Doutorado nos próximos 10 anos.

 

 

 

TURMA 2016


Carolina Calazans Lopes Leopoldino

Atualmente, sou servidora pública federal em uma autarquia, que tem como finalidade a educação pública de qualidade. De maneira mais detalhada, eu trabalho em um setor que lida com a gestão e fiscalização de contratos que a Administração Pública firma com terceirizados, tais como a prestação de serviços de limpeza, manutenção predial, motoristas, portaria e vigilância. Para desenvolver o trabalho, é preciso ter uma grande capacidade analítica, ser detalhista e atento aos requisitos que devem ser fiscalizados. Atualmente, ocupo um posto de chefia/coordenação no meu setor. A conclusão do mestrado foi essencial para mim, pois além do meu plano de carreira valorizar monetariamente a capacitação, eu também pude desenvolver melhor a habilidade de analisar as situações e tomar decisões de forma sistêmica. Dessa forma, eu enxergo o mestrado de uma maneira positiva para minha trajetória profissional. Com relação aos estudos, penso em dar continuidade a essa desafiadora jornada por meio do doutorado. Hoje estou em um programa de capacitação de línguas, que tenho certeza que irá me ajudar a passar pelo doutorado com mais tranquilidade. Para concluir, eu posso dizer que o mestrado foi um divisor de águas para mim, que provocou reflexões sobre minhas experiências, relações e até sobre mim mesma. Ele me despertou também um olhar sobre a força que temos dentro de nós e sobre o mundo da pesquisa, da mudança, da ciência e da realidade de descobrir o novo a cada dia.

 

 

 

 

 

Lilian Mara Ferreira Fernandes

Atuo como administradora em um órgão público federal desde o ano de 2014 e, em 2016, decidi iniciar o mestrado com o objetivo principal de aprimorar o meu exercício na administração pública. Atualmente, executo atividades na diretoria responsável pelas principais áreas gestoras de recursos do órgão, que tem dentre as suas finalidades a execução orçamentária, financeira e contábil, a gestão de contratos, convênios e prestação de contas, a gestão logística, a gestão de obras e a gestão de serviços gerais. A minha transferência para esse setor, no início de 2020, foi motivada pelo ideal de se implementar melhorias nos principais processos executados por essa diretoria. No ano de 2019, cursei uma disciplina isolada na UFMG, uma vez que pretendo, em um futuro próximo, retomar os estudos com vistas ao doutorado.

 

 


 

Lucas Machado Coelho Silva

A entrada no programa de mestrado em administração do CEFET permitiu um aprofundamento dos meus conhecimentos em finanças, especialmente em temas de pesquisa relativos a avaliação de empresas, custo de capital etc. Após 1 ano da entrada no mestrado, fui contratado como Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Aliança Energia, sendo responsável pela avaliação de novos projetos e também pelo acompanhamento dos ativos atuais da companhia. Permaneci nesta empresa por 3 anos e sai para uma nova posição, como Gerente de M&A (Mergers & Acquisitions) da Vela Software, companhia canadense que compra empresas de software em diversos países. Nesta posição, sou responsável pela avaliação e processos de due diligence das empresas avaliadas para aquisição. Acredito que o mestrado no CEFET aumentou também minha empregabilidade no mercado.

Em termos acadêmicos, após a conclusão do mestrado, dei continuidade aos meus estudos por meio de um doutorado em administração (linha de pesquisas: finanças) na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 


 

Marcília Júnia de Andrade Oliveira

Após a conclusão do mestrado no programa de pós graduação do CEFET-MG, continuei a me dedicar à área acadêmica. Isso me levou a ser contratada como professora nos cursos de administração e ciências contábeis do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, onde pude replicar técnicas de pesquisas e experiências aprendidas no CEFET.  Destaco, por exemplo, a oportunidade de auxiliar alguns alunos, na condição de mestre e professora, na elaboração e avaliação de trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvo também um projeto de extensão que, por meio de atendimentos a pessoas hipossuficientes, proporciona aos alunos a experiência de lidar com situações praticas relacionadas aos cursos de administração e contabilidade. Atualmente acumulo a função de coordenadora do curso de Ciências Contábeis em uma das unidades da instituição e sou membro dos núcleos docentes estruturantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. Todas essas conquistas só foram realizadas graças à oportunidade proporcionada pelo mestrado do CEFET-MG.

 

 

 

Patrícia Albuquerque Gomes

- área de atuação: FCM. Projetos relacionados a certames de seleções. Área de concursos, processos seletivos e vestibulares. Os processos envolvem a assistência às comissões, elaboração de editais junto aos contratantes, auxílio em relação ao quantitativo de  vagas a serem reservadas, etapas avaliativas, classificações; planejamento das atividades; adequação do sistema de inscrições, recursos e resultados; logística de aplicação de provas (levantamento de locais, distribuição dos candidatos etc); coordenação no dia de aplicação de provas; integrante da banca de heteroidentificação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

- inserção no mercado de trabalho: Excelente inserção no mercado de trabalho, com ótimas perspectivas em um ambiente que me proporciona oportunidades, adaptações e aprendizados constantes.

- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: Estou como responsável pela área em que atuo na organização privada. O meu cargo é de Assistente de Projetos. Com a saída da Coordenadora do setor, estou como responsável pela área aqui na FCM.

- continuidade de estudos: Ainda não prossegui para o doutorado. O que tenho feito neste período pós conclusão do mestrado são cursos voltados para o aprimoramento do uso de ferramentas voltadas para análise e apresentação de dados; participação em encontros online, cursos, workshops relacionados às temáticas em que atuo. 

- outros aspectos pertinentes, para evidenciar a influência do programa na formação de egressos: A contribuição do mestrado na minha formação e trajetória profissional foi essencial, pois me possibilitou trilhar um caminho consolidado, com abertura para possibilidades de grande aprendizado, bem como a compreensão da importância de se estudar os processos decisórios e como ele está incluído na gestão e na rotina das organizações.

 

 

 

Simoni de Cássia Pinto Coelho

Atuei como professora na Escola do Sebrae, no curso técnico em Administração durante todo o período do mestrado, defendido em julho de 2018. Não obtive melhorias salariais ou promoção.

Por questões pessoais, decidi ao final de 2019, abandonar a carreira como professora na área de administração.

Estou, nesse momento, em transição de carreira, investindo meus estudos em outras áreas, sem correlação com o mestrado cursado.

 

  

 

Verônica Fusije Pereira

Atuo desde outubro/2020 na Pif Paf Alimentos na área de Cultura e Engajamento. Logo após o mestrado em Administração no CEFET-MG (2018) atuei em uma consultoria (2018 - 2020) na área de transformação cultural, desenvolvimento da liderança e diagnóstico organizacional para empresas de grande porte. Tive experiência  na criação de novas atividades/workshops em ambientes digitais e na elaboração, análise de pesquisas sobre cultura, liderança, gestão de pessoas, governança corporativa e conjuntura político- econômica atual. Fiz alguns cursos de curta duração após o mestrado e publiquei artigo fruto do trabalho no PPGA.

 

 

 

 

TURMA 2017

Amanda Fontes Silva

Antes do fim do mestrado, consegui me reinserir no mercado de trabalho dentro da minha área de atuação. Após uma breve experiência em uma consultoria de RH especializada em desenvolvimento de lideranças e cultura organizacional, ingressei outra consultoria de RH (Grupo Dele), onde atuo como analista de recrutamento e seleção com foco no nível executivo (média e alta gestão). Certamente o mestrado me deu condições de ingressar nessa primeira consultoria, visto que meu trabalho era como assistente de pesquisa. Em relação a postos de liderança, ainda não alcancei nenhum, pois entendo que existe uma jornada a percorrer como Analista/Especialista para adquirir conhecimento técnico e desenvolver a parte comportamental. Antes do mestrado já ocupei cargo de liderança, mas não é o que almejo para os próximos 3 anos. Venho aprendendo muito sobre todas os subsistemas de RH e quero continuar absorvendo esses conhecimentos para que possa me apoiar futuramente quando eu retomar a carreira acadêmica. Estou focada em minha trajetória profissional no momento e os estudos atualmente são focados nos idiomas: busca da fluência em inglês e certificação e aprofundamento no espanhol. Tenho a intenção de fazer uma especialização em Business Partner, mas apenas após encerrar esse ciclo com o inglês/espanhol.

 

 

 

Bruno de Almeida Matos

Antes de entrar no mestrado já atuava no mercado financeiro com apoio à administração e fomento de políticas públicas.

O programa do PPGA me levou a desenvolver uma grande capacidade analítica e também uma boa capacidade de síntese que se demonstraram competências essenciais para a minha área de atuação.

A participação no programa de mestrado fez com que minhas análises e opiniões fossem demandadas e respeitadas por meus colegas de trabalho e superiores hierárquicos em minha organização.

Infelizmente, devido a atual conjuntura, tive que adiar a continuidade dos meus estudos no momento.

 


 

Daniel Rocha Silva

- a área de atuação: Docente no eixo de gestão e negócios do campus Pirapora do IFNMG.

- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil:

Desde 2019 sou membro do Conselho Municipal de Turismo na cidade de Pirapora, fruto do reconhecimento da sociedade da pesquisa A Decisão De Participar: A Interação e a Cooperação entre Empresas do Turismo de Pirapora/MG. desenvolvida durante o curso de mestrado e dissertação defendida nesta instituição.

- outros aspectos pertinentes, para evidenciar a influência do programa na formação de egressos:

Realização de projetos de pesquisa e extensão na área relacionada a dissertação no campus, como por exemplo: Roteiro turísticos: novas propostas e alternativas para o turismo em Pirapora; e Plano de Marketing adaptado a Pandemia em 2020.

 

 

 

Fernando Gustavo da Silva Quirino

Após a conclusão do Mestrado, continuei atuando no serviço público, como servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado de Minas Gerais. Uma pequena mudança na minha atuação foi um rearranjo da equipe, para abarcar o acompanhamento de temáticas de políticas públicas com as quais anteriormente eu não trabalhava, permanecendo o mesmo tipo de acompanhamento da carteira estratégica no âmbito do citado Governo Estadual

Ainda durante o período do mestrado eu fui selecionado para um cargo em comissão dentro da minha área de atuação. Acredito que os conhecimentos adquiridos foram fundamentais para o surgimento dessa oportunidade. Mais do que isso, o desenvolvimento de habilidades de fala e escrita e um aumento da capacidade de construção absorvidos no mestrado estão abrindo portas importantes no meu futuro profissional.

No que tange a atividades docentes, recebi um convite para atuação como professor de algumas disciplinas de um programa de especialização em Gestão Pública, no entanto, a pandemia impediu minha atuação, já que o curso foi suspenso. Também fui selecionado num processo de cadastro de reserva para atuação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG), aguardando oportunidades que devem surgir a partir da retomada das atividades presenciais.

Ainda pretendo retomar os estudos, propondo-me a considerar um programa de Doutorado. Para tanto, tenho pesquisado em qual área me aprofundar e quais programas existentes poderiam atender aos meus anseios de pesquisa. 

 

 

               

Gabriel Augusto de Carvalho

Durante o mestrado fui bolsista do CEFET-MG, após encerrado o período da bolsa optei por buscar oportunidades no mercado de trabalho, desde então trabalho na Mensurar Investimentos. Essa é uma empresa de consultoria de investimentos voltada para o público de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs).

Hoje atuo basicamente com a análise de conjuntura econômica e de fundos de investimentos e elaboração de relatórios para os clientes, além de ministrar minicursos esporadicamente. Além disso, hoje sou o responsável pela área de consultoria de investimentos da empresa, tendo uma equipe composta por outro consultor e uma estagiária.

No âmbito dos estudos, tenho me dedicado a finalização de alguns artigos desenvolvidos ao longo do mestrado e também a obtenção de certificações necessárias para a execução de algumas atividades relacionadas a área de investimentos.

Acredito que o conhecimento adquirido ao longo do mestrado agrega um grande valor para as atividades que desenvolvo no meu dia a dia. Mas, além de todo o conhecimento, acredito que o principal ganho foi com a capacidade analítica e de escrita e com a proatividade que desenvolvi ao longo do mestrado, as quais me permitem desenvolver um trabalho com muito mais qualidade do que seria antes de ingressar no PPGA.

Desde 2019, é revisor da Revista Ciências Administrativas (UNIFOR).

 



Jaqueline Daniela de Oliveira Fonseca

Ao ingressar no mestrado, em 2017, já atuava num cargo público como administradora, no qual continuo trabalhando. Atuei como tutora de uma universidade particular, onde lecionei disciplinas nas áreas de gestão nos cursos de bacharelado e tecnólogo. Também fui selecionada para lecionar em cursos técnicos, mas optei por não aceitar pelo fato de que, atualmente, sou doutoranda em outra instituição pública, também no curso de Administração. Minha área de pesquisa continua sendo relacionamento com fornecedores, entretanto, no doutorado, meu campo empírico é a produção de proteínas alternativas plant-based. Acredito que o programa me auxiliou no sentido de me proporcionar uma formação reconhecidamente sólida e compatível para fins de pesquisa e docência, tanto que resultou na aprovação em outra IES e também pelo contato com outros colegas, o que favorece o compartilhamento de oportunidades de trabalho como docente e informações sobre processos seletivos, outras IES e demais atualizações sobre a pós-graduação.

 


 

João Eduardo Ribeiro

Em 2019, defendeu sua dissertação e já ingressou no curso de Doutorando em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), linha de pesquisa Finanças. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Investimentos e Finanças de Mercado (IFM), Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC) e Núcleo de Estudos Cooperativos entre Empresas e Universidade (NECEU), da UFMG e; do Finance Research Group (GFIN) do CEFET-MG. Também é integrante da Equipe Editorial da Revista Ambiente Contábil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e revisor dos periódicos Revista Gestão e Sociedade (GES), Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), Revista de Administração da UEG (RAUEG), Revista de Gestão e Tecnologia (NAVUS) e Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin).

 

 

  

Luana Jéssica Oliveira Carmo

Concluí o Mestrado em Administração pelo PPGA- CEFET-MG em fevereiro de 2019. Atuei como tutora presencial da UNOPAR, desde julho de 2018 até janeiro de 2021, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Gestão Pública.

Também prestei serviço de pesquisa qualitativa para a empresa BTA – Betânia Tanure Associados, de novembro de 2018 até janeiro de 2021.

Em janeiro de 2021 iniciei um novo trabalho, como supervisora de custos na empresa Itaminas Comércio de Minérios, no qual estou atuando atualmente. Além de controlar custos de produção, vendas, estoques, também auxilio na implementação de políticas de RH estratégico na empresa.

O Mestrado abriu portas profissionais, além de enriquecer meu currículo acadêmico com as produções intensas durante o mestrado, e que foram se reduzindo após a conclusão do curso. Tenho muito orgulho de falar que sou egressa desta instituição!

 

 

  

Marcella Barbosa Miranda Teixeira

Defendi a minha dissertação em dezembro de 2018. Em 2019, iniciei o doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na PUC Minas. Em dezembro de 2022 defendi o doutorado. Sou servidora pública na Universidade Federal de Ouro Preto, onde atuo como secretária executiva desde 2015. O mestrado foi importante para me inserir na carreira acadêmica, em que atuo e para a progressão na carreira.

 

 

 

Moisés Luna Brandão

A formação como mestre em administração junto ao CEFET-MG foi essencial para crescimento da minha carreira acadêmica e profissional, ampliando oportunidades e horizontes. Venho atuando como professor em cursos presenciais e virtuais junto a instituições de ensino como Puc Minas e Rede de Ensino Doctum, em cursos de graduação e pós-graduação. Como profissional na área de gestão, venho trabalhando como gerente de programas e projetos, em especial o projeto para tornar digital todo sistema de saúde de Belo Horizonte. Fui presidente do Project Management Institute Minas Gerais nos anos de 2017 a 2020. Em termos de continuidade dos estudos, vislumbro futuramente a continuidade por meio de um programa de doutorado, seja no Brasil ou fora do país.

Área de atuação: Gestão de Projetos

Atuação como professor na rede privada

Estou fazendo doutorado em Engenharia de Produção na USP São Carlos.

Trabalhei para Unops (agência internacional da ONU) por 2 anos

 

 

 

Rita de Cássia Leal Campos

Concluí o mestrado em 2019 e decidi prosseguir na carreira acadêmica. Em 2020, fui aprovada para o doutorado em Administração na Universidade Federal de Lavras. Acredito que a formação que obtive no CEFET foi fundamental para essa conquista. Quando participei do processo seletivo, já havia publicado alguns artigos desenvolvidos durante o mestrado, o que me ajudou bastante na pontuação. Mesmo após concluir o mestrado, continuei mantendo contato com os professores, participando de grupos de pesquisa e publicando artigos. Atualmente, estou no último ano do doutorado na linha de pesquisa Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Também atuo como docente voluntária na Universidade Federal de Lavras.

 

 

 

TURMA 2018

 

Alzira Alice de Souza

Trabalho atualmente com assessoria e consultoria em finanças corporativas prioritariamente em organizações privadas. O mestrado ampliou minha capacidade de análise e pesquisa e a compreender a importância dos estudos na pós-graduação como importante fonte de informação para a qualidade da tomada de decisão e o desenvolvimento de projetos. O Mestrado trouxe maior valor e credibilidade ao meu currículo profissional, possibilitando convites, atuação em atividades desenvolvidas no âmbito da sociedade civil, assim hoje atuo como: Advisor em Finanças na Rejem Automação e Fujinor Seguros,  membro do Conselho de Administração do IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros Seção Minas Gerais - Gestão 2023/2025; Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Economia - Gestão 2021/2025; membro do Conselho de Certificação da SAS Certificadora - Gestão 2022/2023; Diretora do Conselho Mulher IBEF-MG - Gestão 2021/2023. O trabalho acadêmico no âmbito da Economia Criativa também proporcionou convite para palestra sobre o desafio ESG e organização de curso sobre Gestão de Atividades da Economia Criativa. Estou desenvolvendo esforços para continuidade de estudos cursando disciplinas isoladas nos Programas de Doutorado CEPCON e CEPEAD na UFMG e trabalhando na elaboração de projeto de tese.

 

 

 

Alisson de Souza Moura

Sou servidor público, trabalho na área de gestão de pessoas e o mestrado em administração do CEFET-MG me permitiu estudar temas relacionados ao meu trabalho nas matérias do curso, de forma a compreender melhor a gestão organizacional e seus processos decisórios. Na minha dissertação pude me aprofundar mais na gestão de pessoas do setor público, intitulada: “Capacitação no Setor Público: Percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios na implementação de uma escola de desenvolvimento” utilizei a base de conhecimento adquirido para realizar um estudo de caso sobre a implementação de uma escola de desenvolvimento. Além de contribuir com meu crescimento profissional e com a gestão da escola, possibilitando melhorar as condições de capacitação de seus servidores, este trabalho auxilia outros órgãos de gestão de pessoas nos sistemas públicos que passem por esta etapa, em especial do Poder Executivo Federal, que devem manter escolas de governo para promover e desenvolver os servidores públicos, conforme Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019.

Considero que, além do aperfeiçoamento profissional, o programa me abriu portas para a continuidade no meio acadêmico, assim possuo um planejamento, a curto prazo, de fazer disciplina isolada e de iniciar um doutorado em médio prazo. 



 

Angélica Costa Silva

A formação pelo Mestrado em Administração do CEFET MG, fez toda a diferença em minha trajetória pessoal e profissional.

No que se refere à inserção no mercado de trabalho, após o mestrado, retornei ao trabalho na carreira pública.  Atuo como Professora Substituta na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, nos cursos de Administração, Técnico concomitante ao ensino médio e Gestão Ambiental.

Atuo, ainda, em dois Centros Universitários como Professora conteudista e Tutora: Fasouza (IPATINGA) e Unifacig (MANHUAÇU), nos cursos de Direito e Letras em ambos.

Também atuo como professora/tutora em cursos no âmbito do PRONATEC e do Programa "Qualifica Mais" do Governo Federal por intermédio do CEDAF/UFV.

Também no Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG. Posteriormente, ocupei o cargo de Gestor Público na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, atuando na coordenação do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, responsável pela assinatura e execução do Acordo Judicial de reparação ambiental pelo rompimento das barragens em Brumadinho.

Sobre a continuidade dos estudos, essa é uma vontade, hoje curso disciplinas isoladas no CEPEAD UFMG, doutorado em Administração, com foco nos estudos da gestão pública.

O processo de formação pelo PPGA CEFET foi de extremo enriquecimento em minha trajetória profissional e pessoal, me permitiu viver experiências engrandecedoras, tanto no que se refere à participação em congressos nacionais e internacionalmente, contato com outras línguas, como a francesa, inserção em espaços da academia, com enriquecimento tanto do currículo, quanto de vida.

 

 

 

Antônio Márcio Brangioni

Informo que atuo na área de Tecnologia da Informação em empresa multinacional do segmento automotivo. Também já atuei como professor universitário em cursos de Graduação em Administração, Sistemas de Informação e Gestão de Projetos. Espero que com o título de mestre eu tenha novas oportunidades de voltar a trabalhar como professor universitário, apesar de que neste momento ainda não tenha buscado tal colocação em função deste cenário de pandemia que estamos vivenciando. No momento exerço a função de Especialista de Sistemas, tendo oportunidade de gerenciar um time de suporte, composto por 5 colaboradores terceirizados. Tenho aproveitado o momento oportuno no ramo de tecnologia juntamente para participar de processos de seleção em cargos de liderança.

Neste exato momento não tenho condições de dar continuidade nos estudos por motivos diversos, no entanto isso está no meu radar num prazo de 2 a 3 anos.

Como formação, o mestrado me possibilitou conhecimentos diversos na área da Administração, principalmente no que tange a discussão de assuntos relacionados a Recursos Humanos, possibilitando-me um senso mais crítico em diversos aspectos. Isso contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal, uma vez que academicamente e profissionalmente toda o meu conhecimento se baseou na formação em Ciências Exatas. 



 

Cleusa da Silva Fonseca Dutra

Área de atuação: Servidora pública federal, cargo: Auxiliar em Administração, função:  Chefe de Expediente, setor: Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa

Inserção no mercado de trabalho: Eu já me encontrava inserida no mercado de trabalho quando realizei o Mestrado. Assim, por meio dos conhecimentos adquiridos neste curso, venho desenvolvendo trabalhos relacionados a melhorias na organização do trabalho dos laboratórios que foi campo para minha pesquisa de dissertação. Apresentei meu trabalho de dissertação com o tema: Contexto de Trabalho e tomada de decisões em laboratórios de ensino e pesquisa de uma IFES ao Colegiado do Departamento no dia 08 de dezembro de 2020. Os membros desse Colegiado o consideraram muito importante para o setor, sugerindo a sua continuidade e a realização de reuniões com os trabalhadores e chefias para apresentação de sugestões para desenvolvimento do setor obtidas por meio da pesquisa.

Com a obtenção do Mestrado, eu pretendo aprimorar meus trabalhos atuais na Universidade e me candidatar a novos cargos na administração pública federal, por meio dos concursos públicos, que é a forma de ingresso. A conclusão do Mestrado proporcionou-me a obtenção de progressão profissional na carreira. Houve valorização dos meus estudos pelo grupo de trabalho do qual faço parte e a solicitação da chefia superior para que eu continue exercendo a função de chefia.

Pretendo prosseguir meus estudos nas áreas de Administração e de Ergonomia que foram os temas da minha pesquisa de Mestrado.

A realização do curso contribuiu significativamente para a minha formação profissional. Neste sentido, a linha de pesquisa do Mestrado: Processos decisórios em arranjos organizacionais – na área temática: Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade trouxe-me importantes conhecimentos referentes ao trabalho humano nas organizações.  Dessa forma também todo o aprendizado proporcionado pelo curso tendo como foco a compreensão das interações entre o sujeito, sociedade e organizações, com os temas Relações de Trabalho, Clínicas do Trabalho e Gestão Pública, dentre outros. Na pesquisa desenvolvida no Mestrado estudei o contexto de trabalho em laboratórios, numa abordagem da Ergonomia da Atividade, a fim de que pudesse participar dos estudos acadêmicos nesta área e assim obter novos conhecimentos com vistas a uma melhor atuação profissional. Tal objetivo foi alcançado. Os conhecimentos obtidos no Mestrado me proporcionaram maior segurança na realização das minhas atividades e ainda novas possibilidades de obtenção de outros cargos.

 

 



Charles Paulino de Oliveira

- a área de atuação: área da saúde (Unimed-BH)

- inserção no mercado de trabalho: vínculo CLT, Analista de Operações

- continuidade de estudos: curso de especialização em Ciência de dados e Big Data (PUC-Minas).

 



Eliane Lucareli Gumier

- Área de atuação: financeira, administrativa e contábil;

- Inserção no mercado de trabalho: ainda não estou inserida novamente;

- Assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: ainda não estou assumindo tais postos;

- Continuidade nos estudos: estou fazendo o curso de Mediação em EaD (CAPES);

- Outros aspectos pertinentes: o mestrado possibilitou-me uma visão sistêmica.

 

 

 

Gustavo Carvalho Souza

Continuo atuando na mesma área/profissão, sou Técnico Administrativo em Educação, cargo de Assistente em Administração, no IFMG. Contudo consegui um incentivo à qualificação (aumento de salário) pela obtenção do diploma. Estou cursando uma disciplina isolada de doutorado no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG: “Perspectivas e Tensões nos Estudos Organizacionais”.

 

 

 

Ludmila Tatiane Pereira Diniz

Sou servidora pública de carreira no Governo de Minas Gerais, e trabalho atualmente na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atuando como Gestora na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas. O Mestrado me proporcionou um aprofundamento maior na área de conhecimento de processos decisórios nas organizações, em especial no tópico gestão de pessoas e função gerencial no setor público. Durante minha trajetória no mestrado, fui convidada a participar como colaboradora no processo seletivo do Programa Transforma Minas, projeto implementado no Governo de Minas Gerais em 2019  e que foi objeto da minha dissertação intitulada: “Desafios e Perspectivas da Profissionalização da Alta Administração Pública no Estado de Minas Gerais: um olhar sobre os processos decisórios do Programa Transforma Minas”. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do programa Transforma Minas, a fim de contribuir para melhorias futuras operacionais e institucionais para consolidação de uma gestão de pessoas profissionalizada dos cargos diretivos no setor público mineiro. Após ter defendido a tese, a pesquisa foi encaminhada para a área de coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais que já se mostram interessados nos resultados da pesquisa. Atualmente, continuo atuando nos processos seletivos do Programa Transforma Minas, como colaboradora, nas etapas de análise curricular e entrevista por competências, sendo um dos pontos focais do programa na minha Secretaria. Objetivo futuramente desenvolver pesquisas acadêmicas avaliando a condução e implementação de melhorias no Programa ao longo do tempo, bem como aprofundando em tópicos relacionados à profissionalização das lideranças públicas e a gestão de pessoas no setor público.

 

 

 

Marco Antônio do Nascimento

Sou servidor público na Universidade Federal de Ouro Preto, ocupando o cargo de Auxiliar em Administração na Coordenadoria de Comunicação Institucional, cargo que ocupo desde 2013. Com a conclusão do mestrado, obtive uma progressão salarial no plano de carreiras, mas tenho buscado novos objetivos profissionais. A linha de pesquisa pela qual optei, juntamente com toda minha trajetória de estudos, sempre foi ligada ao Mercado de Capitais e, desde o início do mestrado, sabia que minha formação poderia ser um diferencial no mercado de trabalho.

Desse modo, a fim de complementar minhas qualificações, tenho estudado para uma prova de certificação denominada "CNPI", que é necessária para buscar as oportunidades que me atraem no mercado financeiro.  Isso faz com que, na atual situação, a busca por cargos de liderança dentro da UFOP fique fora de meus planos.

No que diz respeito à continuidade dos estudos, não tenho pretensões de ir para o Doutorado, pelo menos dentro dos próximos 5 anos, mas é algo que será levado em consideração no futuro. 

Por fim, cabe destacar que o Mestrado em Administração do CEFET foi uma escolha fantástica que fiz e totalmente diferente do que até então comumente ouvimos sobre os ambientes de mestrado em outras instituições. O mestrado aperfeiçoou a forma com que tenho lidado com os estudos e me mostrou que a formação de um mestre passa sim por muito estudo, mas não necessariamente precisa-se criar ambientes tóxicos e desagradáveis de convivência.

 

 

 

Marcos Lins de Oliveira

Assumi a função de coordenador de administração do campus Nova Gameleira em junho de 2020. Tenho como atribuições o desenvolvimento e Implementação de planos institucionais em diversas áreas da gestão, além da supervisão, acompanhamento e avaliação da execução de outras atividades. Além disso, a função requer a promoção de ações de conscientização, planos de ação, orçamentos e relatórios de gestão.

Durante esse período de atividades não presenciais, minha atuação tem se concentrado nas novas atribuições de fiscalização de contratos continuados de serviços essenciais: portaria, vigilância, conservação e limpeza. A fiscalização se desenvolve nos aspectos administrativos e operacionais. O primeiro, envolve análise de documentos trabalhistas, fiscais e previdenciários dos contratados, com preenchimento de planilhas. O segundo, a fiscalização da execução dos contratos, no que eles determinam em termos de obrigações diárias, semanais, mensais e anuais.

Neste momento inicial de assimilação dessas novas demandas por exigência de leis, o tempo para a continuidade dos estudos e produção de artigos encontra-se bem limitado. A expectativa é que com o domínio das demandas e a montagem de uma equipe de trabalho esse equilíbrio possa ser alcançado, para que outros aspectos das atribuições do cargo possam ser desenvolvidas e a continuidade dos estudos possa ser retomada.

 

 

 

Milene Teixeira Carneiro

O Mestrado em Administração vem acrescentar conhecimentos para atuar como docente em instituições de ensino superior pública e privada. Porém, devido a pandemia do COVID 19, as instituições de ensino estão atuando de forma on-line, o que não permitiu uma colocação no mercado de trabalho.

 

 

 

Natália Alves Oliveira

Durante a trajetória do Mestrado em Administração, tive como aporte teórico o estudo do trabalho pela perspectiva da psicossociologia, que considera a subjetividade e o sujeito inseridos em um contexto social. Esses estudos, aliados às demais leituras relacionadas aos processos decisórios e a utilização de relatos orais como metodologia de pesquisa, permitiram o planejamento e a realização de ações de capacitação que consideram as necessidades subjetivas dos servidores em uma instituição federal de ensino, onde trabalho atualmente no setor referente ao Recursos Humanos (RH). Esperamos que, a longo prazo, o acréscimo de ações voltadas para o aperfeiçoamento de habilidades pessoais e a promoção do compartilhamento de experiências no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) possam proporcionar um aumentar do vínculo dos servidores com o próprio trabalho e com a instituição, diminuindo situações potencialmente estressoras e aumentando a qualidade de vida no trabalho.

Ademais, a participação em congressos e simpósios, a troca de saberes entre pesquisadores, o contato com diferentes culturas, o processo de entrevista e o amadurecimento da escuta incitaram um ganho imensurável com relação ao meu desenvolvimento pessoal. Essas características também se manifestam na vida profissional e podem ser transmitidas à comunidade através do compartilhamento de saberes.

 

 

 

Paulo Henrique de Azevedo Leão

- a área de atuação: Gerente Regional na Indústria Farmacêutica

- inserção no mercado de trabalho: No meio do mestrado deixei o serviço público em licença de interesse pessoal e voltei ao mercado privado, onde atuava previamente. Aplico no trabalho muito do que aprofundamos no mestrado.

- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: Tenho um cargo de executivo no mercado privado, assim como tinha no serviço público, antes do mestrado.

- continuidade de estudos: Pretendo iniciar o doutorado antes de 2023. Conclui 3 cursos de extensão na PUC/RS nos últimos meses.

 

 

 

Raphael Leandro Fernandes Moreira

Atuo na área da administração de empresas, mais especificamente tenho uma empresa de consultoria em gestão.

Abri minha empresa no período do mestrado, após atuar por 15 anos em empresas de consultoria como Deloitte e Falconi.

Trabalho com melhorias de processo, método PDCA, definição e desdobramento de metas e indicadores, planejamento estratégico e financeiro.

Presto serviços para empresas de diversos segmentos e portes em todo o país.

Tenho muito interesse em ingressar na docência e após uns 3 anos iniciar o doutorado. Estes planos são reais graças à conclusão do mestrado no Cefet.

 

 

 

Thiago Rafael Nogueira Cardoso

Atualmente atuo no ramo logístico com transportes multimodais principalmente ferrovia. Neste meio os processos decisórios são extremamente importantes sobre qual carga transportar, quais locomotivas devem ser alocadas. Minha dissertação me ensinou uma ferramenta importante chamada DEA, altamente aplicável no meu trabalho. Faço parte do conselho da Ótica Visão Real, empresa familiar. Faço parte da CDL atuando como liderança jovem no varejo em BH. Tenho interesse em realizar um doutorado, mas não no Brasil. Irei iniciar os primeiros contatos neste ano. Tenho interesse de continuar o doutorado em Administração. O programa me influenciou positivamente na visão crítica das coisas, ferramentas de apoio à decisão e fortaleceu minha vontade em lecionar.

 



 

TURMA 2019


Ana Luíza Monteiro

Após a conclusão do meu mestrado inicie o doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) da linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação e sou bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 




TURMA 2020

Débora Dias Resende

Logo após o encerramento do mestrado, eu participei do processo seletivo do doutorado em três universidades: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Lavras (UFLA). Obtive aprovação em todas as instituições, selecionando a UFLA para iniciar o doutorado no primeiro semestre de 2023. Nesse momento optei por não ingressar no mercado de trabalho para ser bolsista. O mestrado no CEFET foi importante para a minha formação pessoal e acadêmica. No âmbito acadêmico possibilitou adquirir novos conhecimentos e experiências em ensino, pesquisa e extensão, o que intensificou a minha vontade de continuar a trilhar esse caminho.

 

 

 

Erika Dias Cordeiro Hosken

Sou servidora pública federal - cargo Administradora - e atualmente atuo como Chefe do Setor de Assuntos Institucionais, fazendo assessoria à Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ibirité. O mestrado em Administração do CEFET-MG contribuiu de forma bastante ampla para aumentar meus conhecimentos relacionados à gestão organizacional e, em especial, no tocante à gestão de pessoas, que é um dos pontos mais desafiadores, a partir do olhar da abordagem ergológica sobre as relações envolvendo o homem e o seu trabalho e os usos que as pessoas fazem de si para darem conta de suas atividades e tomarem decisões. Há uma gama de fatores das mais diversas ordens que exercem influência sobre essa relação, e cada pessoa lida de uma forma bastante peculiar, já que a bagagem de experiências é única a cada sujeito. Diante disso, os conhecimentos advindos do mestrado me auxiliam no dia a dia para procurar melhores formas de me relacionar com meus colegas de trabalho, chefias, comunidade externa. Minha pesquisa envolveu um tema ligado ao meu ambiente profissional, me aproximando ainda mais da realidade de uma instituição de ensino. Tenho planos para dar continuidade aos estudos através de um programa de doutorado na área de Administração ou na área de Educação, visando aprofundar meus conhecimentos e progredir na minha carreira, buscando constante atualização de conhecimentos na área de processos decisórios em arranjos organizacionais. 

 

 

 

 

Thaís Ligieri Zagnoli Pinheiro

Após a conclusão do mestrado no programa de pós graduação do CEFET-MG, continuei a me dedicar à área acadêmica dando prioridade à finalização de alguns artigos desenvolvidos ao longo do mestrado. Vislumbro futuramente a continuidade por meio de um programa de doutorado.

O conhecimento adquirido ao longo do mestrado, especialmente pelas disciplinas do programa, me deu suporte suficiente para atuar no segmento fitness online de maneira global. Atualmente eu administro, juntamente com um professor de educação física, uma plataforma que está levando conhecimento nesse setor para diversos países.

Gostaria de destacar a relevância do programa de iniciação científica do CEFET-MG, o Engrena entrega muito conhecimento e leva aos alunos infinitas possibilidades de empreendedorismo. Outro destaque vai para o corpo docente e a secretária, que demonstram total compromisso com os alunos e agilidade nas demandas.

O mestrado foi uma experiência maravilhosa nessa instituição. Agradecida por fazer parte deste programa.

 


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