Mariana Geisel Martins
Terminei meu mestrado em 2017 e logo após entrei no mercado de trabalho na área de consultoria em RH. Os aprendizados do mestrado foram essenciais para minha entrada no mercado de trabalho e para meu crescimento profissional. O mestrado me ajudou muito no aprofundamento de conhecimentos relacionados a administração e no desenvolvimento de algumas competências como análise crítica, interpretação e análise de dados.
Atualmente, trabalho no RH de uma empresa de energia e essas competências e esse aprofundamento teórico me ajudam diariamente nos desafios da empresa.
Sílvia Pedroso da Costa
Minha atuação é na área de Consultoria em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Eu trabalhei como consultora autônoma de 2018 até o fim de 2020, em projetos de diversos tamanhos. No início de 2020, assumi um cargo de Gestão da divisão de Estratégia, Cultura e Desenvolvimento de uma grande consultoria em BH (Grupo Selpe). Não dei sequência em educação formal, por hora. Preciso me organizar financeiramente para o Doutorado nos próximos 10 anos.
Carolina Calazans Lopes Leopoldino
Atualmente, sou servidora pública federal em uma autarquia, que tem como finalidade a educação pública de qualidade. De maneira mais detalhada, eu trabalho em um setor que lida com a gestão e fiscalização de contratos que a Administração Pública firma com terceirizados, tais como a prestação de serviços de limpeza, manutenção predial, motoristas, portaria e vigilância. Para desenvolver o trabalho, é preciso ter uma grande capacidade analítica, ser detalhista e atento aos requisitos que devem ser fiscalizados. Atualmente, ocupo um posto de chefia/coordenação no meu setor. A conclusão do mestrado foi essencial para mim, pois além do meu plano de carreira valorizar monetariamente a capacitação, eu também pude desenvolver melhor a habilidade de analisar as situações e tomar decisões de forma sistêmica. Dessa forma, eu enxergo o mestrado de uma maneira positiva para minha trajetória profissional. Com relação aos estudos, penso em dar continuidade a essa desafiadora jornada por meio do doutorado. Hoje estou em um programa de capacitação de línguas, que tenho certeza que irá me ajudar a passar pelo doutorado com mais tranquilidade. Para concluir, eu posso dizer que o mestrado foi um divisor de águas para mim, que provocou reflexões sobre minhas experiências, relações e até sobre mim mesma. Ele me despertou também um olhar sobre a força que temos dentro de nós e sobre o mundo da pesquisa, da mudança, da ciência e da realidade de descobrir o novo a cada dia.
Lilian Mara Ferreira Fernandes
Atuo como administradora em um órgão público federal desde o ano de 2014 e, em 2016, decidi iniciar o mestrado com o objetivo principal de aprimorar o meu exercício na administração pública. Atualmente, executo atividades na diretoria responsável pelas principais áreas gestoras de recursos do órgão, que tem dentre as suas finalidades a execução orçamentária, financeira e contábil, a gestão de contratos, convênios e prestação de contas, a gestão logística, a gestão de obras e a gestão de serviços gerais. A minha transferência para esse setor, no início de 2020, foi motivada pelo ideal de se implementar melhorias nos principais processos executados por essa diretoria. No ano de 2019, cursei uma disciplina isolada na UFMG, uma vez que pretendo, em um futuro próximo, retomar os estudos com vistas ao doutorado.
Lucas Machado Coelho Silva
A participação no mestrado do CEFET me permitiu ampliar meus conhecimentos de finanças, assim como em métodos de pesquisa. Adicionalmente, o mercado de trabalho valoriza profissionais que forte formação sólida. Atualmente, atuo como Vice-Presidente de M&A (Mergers and Acquisitions) em uma empresa de software canadense, liderando o processo de aquisição de empresas de software na América Latina.
Marcília Júnia de Andrade Oliveira
Após a conclusão do mestrado no programa de pós graduação do CEFET-MG, continuei a me dedicar à área acadêmica. Isso me levou a ser contratada como professora nos cursos de administração e ciências contábeis do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, onde pude replicar técnicas de pesquisas e experiências aprendidas no CEFET. Destaco, por exemplo, a oportunidade de auxiliar alguns alunos, na condição de mestre e professora, na elaboração e avaliação de trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvo também um projeto de extensão que, por meio de atendimentos a pessoas hipossuficientes, proporciona aos alunos a experiência de lidar com situações praticas relacionadas aos cursos de administração e contabilidade. Atualmente acumulo a função de coordenadora do curso de Ciências Contábeis em uma das unidades da instituição e sou membro dos núcleos docentes estruturantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. Todas essas conquistas só foram realizadas graças à oportunidade proporcionada pelo mestrado do CEFET-MG.
Patrícia Albuquerque Gomes
- área de atuação: FCM. Projetos relacionados a certames de seleções. Área de concursos, processos seletivos e vestibulares. Os processos envolvem a assistência às comissões, elaboração de editais junto aos contratantes, auxílio em relação ao quantitativo de vagas a serem reservadas, etapas avaliativas, classificações; planejamento das atividades; adequação do sistema de inscrições, recursos e resultados; logística de aplicação de provas (levantamento de locais, distribuição dos candidatos etc); coordenação no dia de aplicação de provas; integrante da banca de heteroidentificação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
- inserção no mercado de trabalho: Excelente inserção no mercado de trabalho, com ótimas perspectivas em um ambiente que me proporciona oportunidades, adaptações e aprendizados constantes.
- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: Estou como responsável pela área em que atuo na organização privada. O meu cargo é de Assistente de Projetos. Com a saída da Coordenadora do setor, estou como responsável pela área aqui na FCM.
- continuidade de estudos: Ainda não prossegui para o doutorado. O que tenho feito neste período pós conclusão do mestrado são cursos voltados para o aprimoramento do uso de ferramentas voltadas para análise e apresentação de dados; participação em encontros online, cursos, workshops relacionados às temáticas em que atuo.
- outros aspectos pertinentes, para evidenciar a influência do programa na formação de egressos: A contribuição do mestrado na minha formação e trajetória profissional foi essencial, pois me possibilitou trilhar um caminho consolidado, com abertura para possibilidades de grande aprendizado, bem como a compreensão da importância de se estudar os processos decisórios e como ele está incluído na gestão e na rotina das organizações.
Simoni de Cássia Pinto Coelho
Atuei como professora na Escola do Sebrae, no curso técnico em Administração durante todo o período do mestrado, defendido em julho de 2018. Não obtive melhorias salariais ou promoção.
Por questões pessoais, decidi ao final de 2019, abandonar a carreira como professora na área de administração.
Estou, nesse momento, em transição de carreira, investindo meus estudos em outras áreas, sem correlação com o mestrado cursado.
Verônica Fusije Pereira
Ao concluir o mestrado em 2018, minha trajetória profissional foi significativamente impactada pelo conhecimento adquirido no programa. Atualmente estou atuando como HR Business Partner em uma cooperativa de crédito e o mestrado no CEFET-MG me permitiu aplicar conceitos avançados de Administração na instituição onde atuo hoje. A formação me proporcionou uma visão ampliada, contribuindo para minha inserção em projetos complexos e desafiadores dentro da cooperativa. Além disso, o desenvolvimento de habilidades analíticas e gerenciais facilitou minha participação ativa e estratégica na tomada de decisões. A experiência acadêmica também despertou meu interesse pela continuidade dos estudos e pelo aprimoramento contínuo por meio de cursos de curta duração ou certificações. Percebo que a formação adquirida no mestrado foi essencial para essa busca pelo conhecimento e crescimento profissional. A influência do programa de mestrado do CEFET-MG na minha formação como egressa foi transformadora, permitindo uma evolução tanto no campo teórico quanto prático, impactando positivamente minha atuação no mercado e na minha ascensão profissional.
Amanda Fontes Silva
Antes do fim do mestrado, consegui me reinserir no mercado de trabalho dentro da minha área de atuação. Após uma breve experiência em uma consultoria de RH especializada em desenvolvimento de lideranças e cultura organizacional, ingressei outra consultoria de RH (Grupo Dele), onde atuo como analista de recrutamento e seleção com foco no nível executivo (média e alta gestão). Certamente o mestrado me deu condições de ingressar nessa primeira consultoria, visto que meu trabalho era como assistente de pesquisa. Em relação a postos de liderança, ainda não alcancei nenhum, pois entendo que existe uma jornada a percorrer como Analista/Especialista para adquirir conhecimento técnico e desenvolver a parte comportamental. Antes do mestrado já ocupei cargo de liderança, mas não é o que almejo para os próximos 3 anos. Venho aprendendo muito sobre todas os subsistemas de RH e quero continuar absorvendo esses conhecimentos para que possa me apoiar futuramente quando eu retomar a carreira acadêmica. Estou focada em minha trajetória profissional no momento e os estudos atualmente são focados nos idiomas: busca da fluência em inglês e certificação e aprofundamento no espanhol. Tenho a intenção de fazer uma especialização em Business Partner, mas apenas após encerrar esse ciclo com o inglês/espanhol.
Bruno de Almeida Matos
Antes de entrar no mestrado já atuava no mercado financeiro com apoio à administração e fomento de políticas públicas.
O programa do PPGA me levou a desenvolver uma grande capacidade analítica e também uma boa capacidade de síntese que se demonstraram competências essenciais para a minha área de atuação.
A participação no programa de mestrado fez com que minhas análises e opiniões fossem demandadas e respeitadas por meus colegas de trabalho e superiores hierárquicos em minha organização.
Infelizmente, devido a atual conjuntura, tive que adiar a continuidade dos meus estudos no momento.
Daniel Rocha Silva
- a área de atuação: Docente no eixo de gestão e negócios do campus Pirapora do IFNMG.
- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil:
Desde 2019 sou membro do Conselho Municipal de Turismo na cidade de Pirapora, fruto do reconhecimento da sociedade da pesquisa A Decisão De Participar: A Interação e a Cooperação entre Empresas do Turismo de Pirapora/MG. desenvolvida durante o curso de mestrado e dissertação defendida nesta instituição.
- outros aspectos pertinentes, para evidenciar a influência do programa na formação de egressos:
Realização de projetos de pesquisa e extensão na área relacionada a dissertação no campus, como por exemplo: Roteiro turísticos: novas propostas e alternativas para o turismo em Pirapora; e Plano de Marketing adaptado a Pandemia em 2020.
Fernando Gustavo da Silva Quirino
Após a conclusão do Mestrado, continuei atuando no serviço público, como servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado de Minas Gerais. Uma pequena mudança na minha atuação foi um rearranjo da equipe, para abarcar o acompanhamento de temáticas de políticas públicas com as quais anteriormente eu não trabalhava, permanecendo o mesmo tipo de acompanhamento da carteira estratégica no âmbito do citado Governo Estadual
Ainda durante o período do mestrado eu fui selecionado para um cargo em comissão dentro da minha área de atuação. Acredito que os conhecimentos adquiridos foram fundamentais para o surgimento dessa oportunidade. Mais do que isso, o desenvolvimento de habilidades de fala e escrita e um aumento da capacidade de construção absorvidos no mestrado estão abrindo portas importantes no meu futuro profissional.
No que tange a atividades docentes, recebi um convite para atuação como professor de algumas disciplinas de um programa de especialização em Gestão Pública, no entanto, a pandemia impediu minha atuação, já que o curso foi suspenso. Também fui selecionado num processo de cadastro de reserva para atuação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG), aguardando oportunidades que devem surgir a partir da retomada das atividades presenciais.
Ainda pretendo retomar os estudos, propondo-me a considerar um programa de Doutorado. Para tanto, tenho pesquisado em qual área me aprofundar e quais programas existentes poderiam atender aos meus anseios de pesquisa.
Gabriel Augusto de Carvalho
Após concluir o mestrado em 2019, segui minha trajetória profissional na área de finanças e investimentos, atuando desde então com consultoria e análise de investimentos e no desenvolvimento de estudos de viabilidade de concessões. Também sou professor em cursos de pós-graduação na PUC Minas, onde ministro disciplinas de Valuation e Finanças Sustentáveis.
Além disso, após a conclusão do mestrado, dediquei-me à finalização de alguns artigos derivados das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso e tenho me preparado para novos estudos, com o objetivo de ingressar no doutorado no futuro.
Acredito que o conhecimento adquirido ao longo do mestrado agregou um grande valor às atividades que desenvolvo no dia a dia. No entanto, mais do que o conhecimento técnico, considero que o principal ganho foi o aprimoramento da capacidade crítica e analítica, competências que me permitem desempenhar um trabalho com muito mais qualidade do que antes de ingressar no PPGA.
Jaqueline Daniela de Oliveira Fonseca
Ao ingressar no mestrado, em 2017, já atuava num cargo público como administradora, no qual continuo trabalhando. Atuei como tutora de uma universidade particular, onde lecionei disciplinas nas áreas de gestão nos cursos de bacharelado e tecnólogo. Também fui selecionada para lecionar em cursos técnicos, mas optei por não aceitar pelo fato de que, atualmente, sou doutoranda em outra instituição pública, também no curso de Administração. Minha área de pesquisa continua sendo relacionamento com fornecedores, entretanto, no doutorado, meu campo empírico é a produção de proteínas alternativas plant-based. Acredito que o programa me auxiliou no sentido de me proporcionar uma formação reconhecidamente sólida e compatível para fins de pesquisa e docência, tanto que resultou na aprovação em outra IES e também pelo contato com outros colegas, o que favorece o compartilhamento de oportunidades de trabalho como docente e informações sobre processos seletivos, outras IES e demais atualizações sobre a pós-graduação.
João Eduardo Ribeiro
Em 2019, defendeu sua dissertação e já ingressou no curso de Doutorando em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), linha de pesquisa Finanças. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Investimentos e Finanças de Mercado (IFM), Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC) e Núcleo de Estudos Cooperativos entre Empresas e Universidade (NECEU), da UFMG e; do Finance Research Group (GFIN) do CEFET-MG. Também é integrante da Equipe Editorial da Revista Ambiente Contábil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e revisor dos periódicos Revista Gestão e Sociedade (GES), Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), Revista de Administração da UEG (RAUEG), Revista de Gestão e Tecnologia (NAVUS) e Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin).
Luana Jéssica Oliveira Carmo
Após concluir o mestrado no PPGA CEFET, permaneci por um tempo atuando como tutora presencial em uma faculdade e prestando serviços de análise para uma empresa de consultoria que desenvolvia projetos para grandes empresas brasileiras. Algum tempo depois, em meio à pandemia, tive a oportunidade de assumir o cargo de Supervisora de Custos em uma mineradora.
Sem dúvida, o mestrado foi fundamental para minha inserção nesse cargo, pois, durante a entrevista, o Diretor Financeiro destacou que meu currículo superava as suas expectativas. Desde a minha entrada na companhia, em janeiro de 2021, realizei diversas análises de processos e contribuí para a implementação de melhorias em diferentes setores. Para aprofundar meus conhecimentos, fui a campo entender os processos de extração e beneficiamento do minério, ampliei minha expertise em logística e participei da implementação do ERP TOTVS PROTHEUS na empresa.
Em agosto de 2022, fui promovida à gerência do setor de custos, uma conquista considerada um recorde devido ao curto tempo de atuação na companhia. Em meados de 2024, a mineração passou por um processo de aquisição, dando início a uma transição de gestão. Graças ao meu conhecimento teórico em administração e ao entendimento dos processos internos, fui convidada a participar do Planejamento Estratégico conduzido pela Fundação Dom Cabral no formato "PAEX".
Essa fase de transição tem sido um período de intenso aprendizado, no qual aplico constantemente os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e do mestrado no CEFET. Muitas vezes, me pego lembrando e citando frases de professores que marcaram a minha trajetória acadêmica.
Apesar da rotina desafiadora com o trabalho presencial na mina, tenho o desejo de ingressar no doutorado, iniciando pelas disciplinas isoladas. Afinal, quero dar continuidade à minha carreira acadêmica e alcançar meu maior objetivo, pois nada me faz brilhar os olhos tanto quanto atuar como professora.
Marcella Barbosa Miranda Teixeira
Defendi a minha dissertação em dezembro de 2018. Em 2019, iniciei o doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na PUC Minas. Em dezembro de 2022 defendi o doutorado. Sou servidora pública na Universidade Federal de Ouro Preto, onde atuo como secretária executiva desde 2015. O mestrado foi importante para me inserir na carreira acadêmica, em que atuo e para a progressão na carreira.
Moisés Luna Brandão
Concluí o mestrado em Administração no CEFET-MG em 2019. Desde então, minha trajetória profissional tem se concentrado, principalmente, no mercado privado, onde atuei entre 2023 e 2024 em projetos relacionados a tecnologia, produção e engenharia. Além disso, tenho atuado também como docente em cursos de pós-graduação lato sensu para instituições como Puc Minas e XP Educação. Em 2022, ingressei no doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, conduzindo pesquisa sobre pobreza multidimensional e desenvolvimento humano. Acredito que a formação recebida no CEFET-MG foi fundamental para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional, fornecendo uma base sólida que tem me apoiado em minha trajetória e nas minhas conquistas até o momento.
Rita de Cássia Leal Campos
Concluí o mestrado em 2019 e, a partir dessa experiência, decidi prosseguir na carreira acadêmica. Fui aprovada no doutorado e acredito que a formação que obtive no CEFET foi fundamental para essa conquista. Quando participei do processo seletivo, já havia publicado alguns artigos desenvolvidos durante o mestrado, o que me ajudou bastante na pontuação. Em 2023, concluí o Doutorado em Administração na Universidade Federal de Lavras. Atualmente sou docente no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí e na Faculdade Presbiteriana Gammon. Continuo em contato com os professores do PPGA do CEFET por meio de um grupo de pesquisa e parcerias na publicação de artigos.
Alzira Alice de Souza
Cursar Mestrado por si só já é uma experiência muito enriquecedora, pela possibilidade de aumentar as fronteiras do conhecimento, de conhecer pensadores do mundo, por debater significados e opiniões, conhecer metodologias e trabalhos instigantes, quase uma catarse emocional. Cursar Mestrado em uma instituição como o CEFET – MG foi muito gratificante, seja pela qualidade de seu corpo docente, estrutura de como pelos esforços de edificar programas com intensa interlocução com seus pares e com outras áreas de conhecimento promovendo estudos multidisciplinares e plurais. Com experiência profissional em Finanças e Controladoria adquirida no setor privado atuo hoje com consultora, prioritariamente, em organizações privadas. O curso de Mestrado trouxe maior valor e credibilidade ao currículo profissional, possibilitando convites para atuação em atividades desenvolvidas no âmbito da sociedade civil, assim hoje participo em entidades como: Membro do Conselho de Administração do IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros Seção Minas Gerais - Gestão 2025/2027; Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Economia - Gestão 2024/2026; Membro do Conselho do Conselho de Certificação da SAS Certificadora -Gestão 2021/2025; Diretora Conselho Mulher IBEF-MG - Gestão 2021/2023; Coordenadora do curso de pós-graduação do IEC-PUCMinas: MBA em Novos Mercados e Indústria Criativa.
Alisson de Souza Moura
Sou servidor público, trabalho na área de gestão de pessoas e o mestrado em administração do CEFET-MG me permitiu estudar temas relacionados ao meu trabalho nas matérias do curso, de forma a compreender melhor a gestão organizacional e seus processos decisórios. Na minha dissertação pude me aprofundar mais na gestão de pessoas do setor público, intitulada: “Capacitação no Setor Público: Percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios na implementação de uma escola de desenvolvimento” utilizei a base de conhecimento adquirido para realizar um estudo de caso sobre a implementação de uma escola de desenvolvimento. Além de contribuir com meu crescimento profissional e com a gestão da escola, possibilitando melhorar as condições de capacitação de seus servidores, este trabalho auxilia outros órgãos de gestão de pessoas nos sistemas públicos que passem por esta etapa, em especial do Poder Executivo Federal, que devem manter escolas de governo para promover e desenvolver os servidores públicos, conforme Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019.
Considero que, além do aperfeiçoamento profissional, o programa me abriu portas para a continuidade no meio acadêmico, assim possuo um planejamento, a curto prazo, de fazer disciplina isolada e de iniciar um doutorado em médio prazo.
Angélica Costa Silva
A formação pelo Mestrado em Administração do CEFET MG, fez toda a diferença em minha trajetória pessoal e profissional.
No que se refere à inserção no mercado de trabalho, após o mestrado, retornei ao trabalho na carreira pública. Atuo como Professora Substituta na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, nos cursos de Administração, Técnico concomitante ao ensino médio e Gestão Ambiental.
Atuo, ainda, em dois Centros Universitários como Professora conteudista e Tutora: Fasouza (IPATINGA) e Unifacig (MANHUAÇU), nos cursos de Direito e Letras em ambos.
Também atuo como professora/tutora em cursos no âmbito do PRONATEC e do Programa "Qualifica Mais" do Governo Federal por intermédio do CEDAF/UFV.
Também no Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG. Posteriormente, ocupei o cargo de Gestor Público na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, atuando na coordenação do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, responsável pela assinatura e execução do Acordo Judicial de reparação ambiental pelo rompimento das barragens em Brumadinho.
Sobre a continuidade dos estudos, essa é uma vontade, hoje curso disciplinas isoladas no CEPEAD UFMG, doutorado em Administração, com foco nos estudos da gestão pública.
O processo de formação pelo PPGA CEFET foi de extremo enriquecimento em minha trajetória profissional e pessoal, me permitiu viver experiências engrandecedoras, tanto no que se refere à participação em congressos nacionais e internacionalmente, contato com outras línguas, como a francesa, inserção em espaços da academia, com enriquecimento tanto do currículo, quanto de vida.
Antônio Márcio Brangioni
Informo que atuo na área de Tecnologia da Informação em empresa multinacional do segmento automotivo. Também já atuei como professor universitário em cursos de Graduação em Administração, Sistemas de Informação e Gestão de Projetos. Espero que com o título de mestre eu tenha novas oportunidades de voltar a trabalhar como professor universitário, apesar de que neste momento ainda não tenha buscado tal colocação em função deste cenário de pandemia que estamos vivenciando. No momento exerço a função de Especialista de Sistemas, tendo oportunidade de gerenciar um time de suporte, composto por 5 colaboradores terceirizados. Tenho aproveitado o momento oportuno no ramo de tecnologia juntamente para participar de processos de seleção em cargos de liderança.
Neste exato momento não tenho condições de dar continuidade nos estudos por motivos diversos, no entanto isso está no meu radar num prazo de 2 a 3 anos.
Como formação, o mestrado me possibilitou conhecimentos diversos na área da Administração, principalmente no que tange a discussão de assuntos relacionados a Recursos Humanos, possibilitando-me um senso mais crítico em diversos aspectos. Isso contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal, uma vez que academicamente e profissionalmente toda o meu conhecimento se baseou na formação em Ciências Exatas.
Cleusa da Silva Fonseca Dutra
Área de atuação: Servidora pública federal, cargo: Auxiliar em Administração, função: Chefe de Expediente, setor: Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa
Inserção no mercado de trabalho: Eu já me encontrava inserida no mercado de trabalho quando realizei o Mestrado. Assim, por meio dos conhecimentos adquiridos neste curso, venho desenvolvendo trabalhos relacionados a melhorias na organização do trabalho dos laboratórios que foi campo para minha pesquisa de dissertação. Apresentei meu trabalho de dissertação com o tema: Contexto de Trabalho e tomada de decisões em laboratórios de ensino e pesquisa de uma IFES ao Colegiado do Departamento no dia 08 de dezembro de 2020. Os membros desse Colegiado o consideraram muito importante para o setor, sugerindo a sua continuidade e a realização de reuniões com os trabalhadores e chefias para apresentação de sugestões para desenvolvimento do setor obtidas por meio da pesquisa.
Com a obtenção do Mestrado, eu pretendo aprimorar meus trabalhos atuais na Universidade e me candidatar a novos cargos na administração pública federal, por meio dos concursos públicos, que é a forma de ingresso. A conclusão do Mestrado proporcionou-me a obtenção de progressão profissional na carreira. Houve valorização dos meus estudos pelo grupo de trabalho do qual faço parte e a solicitação da chefia superior para que eu continue exercendo a função de chefia.
Pretendo prosseguir meus estudos nas áreas de Administração e de Ergonomia que foram os temas da minha pesquisa de Mestrado.
A realização do curso contribuiu significativamente para a minha formação profissional. Neste sentido, a linha de pesquisa do Mestrado: Processos decisórios em arranjos organizacionais – na área temática: Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade trouxe-me importantes conhecimentos referentes ao trabalho humano nas organizações. Dessa forma também todo o aprendizado proporcionado pelo curso tendo como foco a compreensão das interações entre o sujeito, sociedade e organizações, com os temas Relações de Trabalho, Clínicas do Trabalho e Gestão Pública, dentre outros. Na pesquisa desenvolvida no Mestrado estudei o contexto de trabalho em laboratórios, numa abordagem da Ergonomia da Atividade, a fim de que pudesse participar dos estudos acadêmicos nesta área e assim obter novos conhecimentos com vistas a uma melhor atuação profissional. Tal objetivo foi alcançado. Os conhecimentos obtidos no Mestrado me proporcionaram maior segurança na realização das minhas atividades e ainda novas possibilidades de obtenção de outros cargos.
Charles Paulino de Oliveira
- a área de atuação: área da saúde (Unimed-BH)
- inserção no mercado de trabalho: vínculo CLT, Analista de Operações
- continuidade de estudos: curso de especialização em Ciência de dados e Big Data (PUC-Minas).
Eliane Lucareli Gumier
- Área de atuação: financeira, administrativa e contábil;
- Inserção no mercado de trabalho: ainda não estou inserida novamente;
- Assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: ainda não estou assumindo tais postos;
- Continuidade nos estudos: estou fazendo o curso de Mediação em EaD (CAPES);
- Outros aspectos pertinentes: o mestrado possibilitou-me uma visão sistêmica.
Gustavo Carvalho Souza
Continuo atuando na mesma área/profissão, sou Técnico Administrativo em Educação, cargo de Assistente em Administração, no IFMG. Contudo consegui um incentivo à qualificação (aumento de salário) pela obtenção do diploma. Estou cursando uma disciplina isolada de doutorado no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG: “Perspectivas e Tensões nos Estudos Organizacionais”.
Ludmila Tatiane Pereira Diniz
Sou servidora pública de carreira no Governo de Minas Gerais, e trabalho atualmente na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atuando como Gestora na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas. O Mestrado me proporcionou um aprofundamento maior na área de conhecimento de processos decisórios nas organizações, em especial no tópico gestão de pessoas e função gerencial no setor público. Durante minha trajetória no mestrado, fui convidada a participar como colaboradora no processo seletivo do Programa Transforma Minas, projeto implementado no Governo de Minas Gerais em 2019 e que foi objeto da minha dissertação intitulada: “Desafios e Perspectivas da Profissionalização da Alta Administração Pública no Estado de Minas Gerais: um olhar sobre os processos decisórios do Programa Transforma Minas”. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do programa Transforma Minas, a fim de contribuir para melhorias futuras operacionais e institucionais para consolidação de uma gestão de pessoas profissionalizada dos cargos diretivos no setor público mineiro. Após ter defendido a tese, a pesquisa foi encaminhada para a área de coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais que já se mostram interessados nos resultados da pesquisa. Atualmente, continuo atuando nos processos seletivos do Programa Transforma Minas, como colaboradora, nas etapas de análise curricular e entrevista por competências, sendo um dos pontos focais do programa na minha Secretaria. Objetivo futuramente desenvolver pesquisas acadêmicas avaliando a condução e implementação de melhorias no Programa ao longo do tempo, bem como aprofundando em tópicos relacionados à profissionalização das lideranças públicas e a gestão de pessoas no setor público.
Marco Antônio do Nascimento
Sou servidor público na Universidade Federal de Ouro Preto, ocupando o cargo de Auxiliar em Administração na Coordenadoria de Comunicação Institucional, cargo que ocupo desde 2013. Com a conclusão do mestrado, obtive uma progressão salarial no plano de carreiras, mas tenho buscado novos objetivos profissionais. A linha de pesquisa ao qual optei, juntamente com toda minha trajetória de estudos, sempre foi ligada ao Mercado de Capitais e, desde o início do mestrado, sabia que minha formação poderia ser um diferencial no mercado de trabalho.
Atualmente prestei dois concursos públicos (na CVM e no BACEN) no qual estou na lista de excedentes e no aguardo para futuras nomeações, principalmente na CVM onde estou bem classificado e com expectativas reais de ser nomeado. No que diz respeito à continuidade dos estudos, não tenho pretensões de ir para o Doutorado, pelo menos dentro dos próximos 5 anos, mas é algo que será levado em consideração no futuro.
Por fim, cabe destacar que o Mestrado em Administração do CEFET foi uma escolha fantástica que fiz e totalmente diferente do que até então comumente ouvimos sobre os ambientes de mestrado em outras instituições. O mestrado aperfeiçoou a forma com que tenho lidado com os estudos e me mostrou que a formação de um mestre passa sim por muito estudo, mas não necessariamente precisa-se criar ambientes tóxicos e desagradáveis de convivência.
Marcos Lins de Oliveira
Assumi a função de coordenador de administração do campus Nova Gameleira em junho de 2020. Tenho como atribuições o desenvolvimento e Implementação de planos institucionais em diversas áreas da gestão, além da supervisão, acompanhamento e avaliação da execução de outras atividades. Além disso, a função requer a promoção de ações de conscientização, planos de ação, orçamentos e relatórios de gestão.
Durante esse período de atividades não presenciais, minha atuação tem se concentrado nas novas atribuições de fiscalização de contratos continuados de serviços essenciais: portaria, vigilância, conservação e limpeza. A fiscalização se desenvolve nos aspectos administrativos e operacionais. O primeiro, envolve análise de documentos trabalhistas, fiscais e previdenciários dos contratados, com preenchimento de planilhas. O segundo, a fiscalização da execução dos contratos, no que eles determinam em termos de obrigações diárias, semanais, mensais e anuais.
Neste momento inicial de assimilação dessas novas demandas por exigência de leis, o tempo para a continuidade dos estudos e produção de artigos encontra-se bem limitado. A expectativa é que com o domínio das demandas e a montagem de uma equipe de trabalho esse equilíbrio possa ser alcançado, para que outros aspectos das atribuições do cargo possam ser desenvolvidas e a continuidade dos estudos possa ser retomada.
Milene Teixeira Carneiro
O Mestrado em Administração vem acrescentar conhecimentos para atuar como docente em instituições de ensino superior pública e privada. Porém, devido a pandemia do COVID 19, as instituições de ensino estão atuando de forma on-line, o que não permitiu uma colocação no mercado de trabalho.
Natália Alves Oliveira
Durante a trajetória do Mestrado em Administração, tive como aporte teórico o estudo do trabalho pela perspectiva da psicossociologia, que considera a subjetividade e o sujeito inseridos em um contexto social. Esses estudos, aliados às demais leituras relacionadas aos processos decisórios e a utilização de relatos orais como metodologia de pesquisa, permitiram o planejamento e a realização de ações de capacitação que consideram as necessidades subjetivas dos servidores em uma instituição federal de ensino, onde trabalho atualmente no setor referente ao Recursos Humanos (RH). Esperamos que, a longo prazo, o acréscimo de ações voltadas para o aperfeiçoamento de habilidades pessoais e a promoção do compartilhamento de experiências no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) possam proporcionar um aumentar do vínculo dos servidores com o próprio trabalho e com a instituição, diminuindo situações potencialmente estressoras e aumentando a qualidade de vida no trabalho.
Ademais, a participação em congressos e simpósios, a troca de saberes entre pesquisadores, o contato com diferentes culturas, o processo de entrevista e o amadurecimento da escuta incitaram um ganho imensurável com relação ao meu desenvolvimento pessoal. Essas características também se manifestam na vida profissional e podem ser transmitidas à comunidade através do compartilhamento de saberes.
Paulo Henrique de Azevedo Leão
- a área de atuação: Gerente Regional na Indústria Farmacêutica
- inserção no mercado de trabalho: No meio do mestrado deixei o serviço público em licença de interesse pessoal e voltei ao mercado privado, onde atuava previamente. Aplico no trabalho muito do que aprofundamos no mestrado.
- assunção de postos de liderança na administração pública, organizações privadas ou na sociedade civil: Tenho um cargo de executivo no mercado privado, assim como tinha no serviço público, antes do mestrado.
- continuidade de estudos: Pretendo iniciar o doutorado antes de 2023. Conclui 3 cursos de extensão na PUC/RS nos últimos meses.
Raphael Leandro Fernandes Moreira
Atuo na área da administração de empresas, mais especificamente tenho uma empresa de consultoria em gestão.
Abri minha empresa no período do mestrado, após atuar por 15 anos em empresas de consultoria como Deloitte e Falconi.
Trabalho com melhorias de processo, método PDCA, definição e desdobramento de metas e indicadores, planejamento estratégico e financeiro.
Presto serviços para empresas de diversos segmentos e portes em todo o país.
Tenho muito interesse em ingressar na docência e após uns 3 anos iniciar o doutorado. Estes planos são reais graças à conclusão do mestrado no Cefet.
Thiago Rafael Nogueira Cardoso
Atualmente atuo no ramo logístico com transportes multimodais principalmente ferrovia. Neste meio os processos decisórios são extremamente importantes sobre qual carga transportar, quais locomotivas devem ser alocadas. Minha dissertação me ensinou uma ferramenta importante chamada DEA, altamente aplicável no meu trabalho. Faço parte do conselho da Ótica Visão Real, empresa familiar. Faço parte da CDL atuando como liderança jovem no varejo em BH. Tenho interesse em realizar um doutorado, mas não no Brasil. Irei iniciar os primeiros contatos neste ano. Tenho interesse de continuar o doutorado em Administração. O programa me influenciou positivamente na visão crítica das coisas, ferramentas de apoio à decisão e fortaleceu minha vontade em lecionar.
Ana Luíza Monteiro
Após a conclusão do meu mestrado inicie o doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) da linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação e sou bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Crystyane Ferreira Bernardino
Após o mestrado em Administração no CEFET-MG, tive a oportunidade de iniciar minha trajetória na docência na Faculdade Senac Minas. Para me aprofundar na área da Docência realizei mais uma pós-graduação, dessa vez Lato Sensu. Hoje, para além da função de professora, atuo como consultora, nas áreas de Gestão de Processos e de Inovação. E em breve, pretendo iniciar o doutorado.
Isaac Antônio de Oliveira
Após a Conclusão do Mestrado em Administração pelo CEFET - MG, assumi a coordenação de dois cursos de Pós-Graduação na PUC Minas Virtual sendo: Direito da Infraestrutura, Governança e Regulação e Direito do Entretenimento, Mídia e Cultura. Além disso, assumi a Tutoria Acadêmica no Curso de Direito Constitucional e a função de elaboração de questões para os microfundamentos de cursos de Gestão Pública e Administração EAD na PUC Minas Virtual.
Thiago Ramos dos Santos
Iniciei o mestrado no PPGA do CEFET-MG em 2019. No início de 2021, como um resultado indireto do mestrado e da pesquisa em desenvolvimento, fui convidado a trabalhar em uma das assessorias de nível estratégico do órgão público estadual em que laboro. Em 2023, fui convidado a lecionar uma disciplina na pós-graduação lato sensu em Inteligência de Segurança Pública, promovida pelo IFSULDEMINAS. A disciplina, de nome “Inteligência e Processo Decisório” teve como bibliografia base principal a minha dissertação. Ainda, como fruto dessa experiência, pude orientar alguns artigos de TCC desta especialização, em 2024. Parte da minha dissertação, também, foi publicada como dois capítulos de um livro relacionado à atividade de inteligência – “Contextos e perspectivas de inteligência de segurança pública no Brasil”.
Ana Rute Ribeiro Matos
Sou servidora técnico-administrativa em educação (cargo Administradora) e, desde 2023, atuo como Diretora-Adjunta da Diretoria de Desenvolvimento Estudantil do Cefet-MG. Minha experiência em Gestão Pública inclui atuação em Logística, Licitações, Compras e Contratações Públicas, além de ter sido pregoeira. Trabalhei também com logística, suprimentos e armazenamento em almoxarifados e obras. Minhas pesquisas são voltadas para a Gestão Pública, com foco na gestão e fiscalização de contratos administrativos. O mestrado em Administração foi essencial para ampliar minha compreensão sobre os fenômenos organizacionais e aprimorar minha prática profissional. Atualmente, como diretora da pasta que trata de assuntos Estudantis do Cefet-MG, afirmo que o curso concluído no PPGA-Cefet-MG foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades de observação, análise e intervenção, essenciais para minha atuação como dirigente em uma organização pública.
Débora Dias Resende
Logo após o encerramento do mestrado, eu iniciei o doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), portanto, me encontro cursando o meu terceiro ano de doutorado. Nesse período participei de congressos, projetos de pesquisa e de extensão voltados para área da Administração, em especial, para o meu campo de estudo Economia Solidária e Cooperativismo. Também tive como experiência o estágio docente e a docência voluntária, que me permitiram ter maior vivência em sala de aula como professora. Optei por ainda não ingressar no mercado de trabalho para me dedicar exclusivamente as atividades do doutorado. O mestrado no CEFET foi importante para a minha formação pessoal e acadêmica. No âmbito acadêmico possibilitou adquirir novos conhecimentos e experiências em ensino, pesquisa e extensão, o que intensificou à minha vontade de continuar a trilhar esse caminho.
Erika Dias Cordeiro Hosken
Finalizei o mestrado em 2022. Sou servidora pública federal, cargo Administradora, carreira de técnico-administrativo em Educação e atuo em uma instituição pública de ensino. Durante o mestrado atuava como chefe de setor e, após a conclusão do curso, passado algum tempo, fui convidada para assumir uma posição de Diretora. Tenho certeza que o mestrado contribuiu e contribui diariamente para o exercício das minhas atividades profissionais, reconhecimento na instituição e, em especial, devido ao tema da minha pesquisa, no desenvolvimento de habilidades essenciais para lidar com pessoas, melhorando minha forma de interagir com a equipe de trabalho. Além das competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, também houve retribuição pecuniária, uma vez que há incentivo à qualificação nessa carreira, com aumento de minha remuneração. Em momento oportuno pretendo cursar um doutorado.
Fernando José de Sousa Júnior
Após a conclusão do mestrado em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), minha trajetória profissional tem sido focada na área de auditoria de processos na administração pública. Minha experiência concentra-se nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, e Administração, especialmente em Administração Pública e Administração de Empresas. Além disso, possuo conhecimentos em Garantia e Controle de Qualidade. Atualmente, exerço o cargo de Auditor na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), onde atuo desde 2006. Minha atuação na PRODEMGE envolve responsabilidades que contribuem para a melhoria contínua dos processos internos, embora não esteja explicitamente vinculado ao exercício de um cargo de liderança. Nos últimos anos, tenho investido continuamente na minha formação por meio de cursos de aperfeiçoamento em 2024, com destaque para: Auditando a Gestão de Riscos (IIA Brasil), COSO-ERM (IIA Brasil), Data Analytics (IIA Brasil), LGPD à Luz da Auditoria Interna (IIA Brasil).
Jane Henriques Gonçalves Marinho Gomes
Após a conclusão do mestrado em Administração com foco em processos decisórios pelo CEFET-MG, minha trajetória profissional na administração pública federal, especificamente no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), foi significativamente enriquecida. O aprofundamento teórico e prático proporcionado pelo programa de pós-graduação teve impacto direto na minha atuação na área da educação, aprimorando minha capacidade analítica e de tomada de decisão em contextos institucionais complexos. A inserção no mercado de trabalho se deu com a continuidade da minha carreira no IFMG, onde venho consolidando minha atuação como servidora pública federal. O conhecimento adquirido no mestrado permitiu-me contribuir de forma mais estratégica para o planejamento e gestão, fortalecendo a implementação de políticas institucionais e processos administrativos mais eficazes. O crescimento na carreira também se evidenciou com minha participação em comissões institucionais e no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da gestão. No que tange à assunção de postos de liderança, a formação adquirida tem sido fundamental para minha atuação em funções estratégicas dentro da instituição. O aprofundamento no estudo de processos decisórios me permitiu assumir papéis de maior responsabilidade, contribuindo para a formulação e execução de políticas acadêmicas e administrativas, bem como para a gestão de equipes multidisciplinares, favorecendo a inovação na administração pública. A continuidade dos estudos tem sido uma prioridade, seja por meio da participação em cursos de formação continuada, seja pela produção acadêmica. A redação de artigos científicos e técnicos tem sido uma prática constante, permitindo a disseminação do conhecimento adquirido e a contribuição para o debate acadêmico na área. Além disso, tenho a pretensão de ingressar no doutorado, dando continuidade às investigações iniciadas no mestrado e aprofundando minhas pesquisas em processos decisórios aplicados à administração pública. O mestrado no CEFET-MG teve uma influência determinante na minha trajetória profissional, ampliando minha visão crítica e minha capacidade de atuação na gestão. A experiência acadêmica proporcionou não apenas o aprimoramento técnico, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas e estratégicas que impactam diretamente minha atuação no serviço público. Dessa forma, o programa de pós-graduação cumpriu um papel essencial na qualificação de minha prática profissional e na promoção de uma gestão mais eficiente e inovadora dentro do IFMG.
Matheus Vinícius Souza Mattos
Desde que terminei o mestrado, minha carreira tem sido bem dinâmica. Hoje, sou responsável pela área de gestão de pessoas e estratégia em uma Assessoria de Investimentos. O mestrado me ajudou a desenvolver um olhar mais analítico e estratégico, o que abriu portas para assumir mais responsabilidades. Continuo sempre buscando aprender mais, seja com cursos ou trocando ideias com outros profissionais. O que aprendi ali me ajuda diariamente a melhorar processos, impulsionar o crescimento da empresa e criar um ambiente de trabalho mais eficiente. Atualmente, estou envolvido na criação de um Centro de Serviços Compartilhados para otimizar a operação do grupo e também cuido da agenda do principal acionista, garantindo que ele esteja focado nas decisões estratégicas. Cogito futuramente ampliar a formação acadêmica com um doutorado, porém é um desejo de médio-longo prazo.
Paloma Leite Costa
Depois do mestrado eu continuei atuando no setor privado do marketing digital. Me mudei para a Espanha e como precisava focar mais no sustento do que na carreira acadêmica, acabei não podendo dar foco nas publicações ou continuar estudando.
Acabei conseguindo emprego em uma empresa de Dubai, que trabalha com marketing digital no mercado americano. Tive que retroceder alguns passos, recomeçando como Junior quando já tinha senioridade no Brasil. Mas em seis meses tive minha primeira mudança de cargo, voltando para sênior. Um ano depois, já estava no cargo de gerente de projetos. Pelo mestrado acabei conseguindo fazer um curso de curta duração em gestão na Galícia Business School como bolsista e este curso e o foco em psicologia aplicada às organizações, que foi a matéria que ensinei no estágio acadêmico, o RH compreendeu que eu tinha formação para assumir o cargo de gerente de equipe. Dessa forma, hoje atuo como gerente de projetos e gerente de equipe.
Tenho planos de fazer um MBA pela Universidad Intercontinental de La Empresa aqui da Galícia, uma instituição gerenciada pelo banco Abanca.
Me inscrevi para a graduação em Psicologia, mas ao verem meu currículo e meu trabalho de dissertação perguntaram se eu não tinha interesse no MBA em International Business, já que meu perfil se encaixava com o tipo de estudante que procuram. É um plano para o próximo ano, já que este não é bolsa.
Pretendo tardiamente conseguir publicar os artigos da minha dissertação. Infelizmente devido à intensidade do trabalho, me faltou tempo.
Thaís Ligieri Zagnoli Pinheiro
Após a conclusão do mestrado no programa de pós graduação do CEFET-MG, continuei a me dedicar à área acadêmica dando prioridade à finalização de alguns artigos desenvolvidos ao longo do mestrado. Vislumbro futuramente a continuidade por meio de um programa de doutorado.
O conhecimento adquirido ao longo do mestrado, especialmente pelas disciplinas do programa, me deu suporte suficiente para atuar no segmento fitness online de maneira global. Atualmente eu administro, juntamente com um professor de educação física, uma plataforma que está levando conhecimento nesse setor para diversos países.
Gostaria de destacar a relevância do programa de iniciação científica do CEFET-MG, o Engrena entrega muito conhecimento e leva aos alunos infinitas possibilidades de empreendedorismo. Outro destaque vai para o corpo docente e a secretária, que demonstram total compromisso com os alunos e agilidade nas demandas.
O mestrado foi uma experiência maravilhosa nessa instituição. Agradecida por fazer parte deste programa.
Daniel Pondé Costa e Silva
Após terminar o Curso de Mestrado em Administração junto ao CEFETMG, progredi na carreira junto ao órgão em que trabalho (TCEMG). Paralelamente, fui convidado para ser parecerista da Revista do TCEMG, caso em que aceitei e já emiti meu primeiro parecer (conforme consta em meu currículo na plataforma Lattes).
Igualmente, fui sondado para assumir cargo de gestão em eventuais substituições do Coordenador da minha área. Quanto a este tópico em específico, no momento estou cursando uma terceira graduação e, portanto, acreditei ser mais prudente não assumir cargos de gestão em caráter definitivo, em que pese haver esta possibilidade no futuro.
A formação em Mestrado em Administração foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e, sobretudo, profissional. Digo isso porque, sob orientação da orientadora do CEFETMG, foi quando aprendi a lidar com modelos econométricos (econometria de modo geral), tema fortemente ligado à tomada de decisão baseada em dados. Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, empresas e governos utilizam modelos econométricos para prever cenários econômicos, otimizar políticas públicas e melhorar a alocação de recursos. O Diretor da área em que trabalho demostrou grande interesse em direcionar parte das minhas atribuições a esta esfera de atuação.
Ademais, houve a publicação de um trabalho em anais de evento (o qual foi registrado no Lattes).
Felipe Mendes de Carvalho
Sou servidor público municipal – cargo Analista Administrativo – e atualmente atuo na Prefeitura Municipal de Santa Luzia, desempenhando atividades voltadas à gestão administrativa e ao suporte técnico em processos organizacionais. O mestrado em Administração do CEFET-MG contribuiu significativamente para ampliar minha compreensão sobre a gestão pública, em especial no que se refere à análise e aprimoramento de processos administrativos, políticas públicas e tomada de decisão em contextos institucionais. Os conhecimentos adquiridos no mestrado têm sido essenciais para lidar com os desafios diários da administração pública, considerando a complexidade das estruturas organizacionais e a necessidade de soluções eficientes e inovadoras para a gestão municipal. Minha pesquisa abordou questões relacionadas à administração pública, permitindo um olhar mais aprofundado sobre os desafios da gestão e os impactos das decisões estratégicas na esfera governamental.
Kelly Valério Souza
Ao terminar o Mestrado trabalhei como Analista de Conformidade em uma empresa da construção civil focada em obras públicas de pequeno vulto: o cotidiano operacional era voltado à gestão de riscos do negócio (essencialmente o risco regulatório e fiscal). O Mestrado no CEFET-MG teve nesta experiência um importante papel no entendimento dos cenários enfrentados e na proposição de soluções. Atualmente estou na 1ª turma de Doutorado do mesmo PPGA, e intenciono seguir com os estudos em processos decisórios para continuar a me desenvolver profissionalmente.
Liliane Campos de Souza Araújo
Concluí o mestrado em 2023. E atuo em empresas privadas e na área acadêmica. O mestrado além de ter me ajudado a desenvolver novas habilidades, como o inglês, por exemplo. Ampliou meus conhecimentos em Tomada de Decisão e Resolução de Problemas, permitindo que eu atuasse em posições de lideranças como Diretora e Supervisora Administrativa. Por causa de habilidades analíticas e de resolução de problemas desenvolvidas, o que me permite gerenciar com eficácia tarefas, projetos e equipes. Minha experiência em tomada de decisões e avaliação de riscos garante resultados positivos e operações eficientes. Gosto tanto da área de processos decisórios que pretendo continuar meus estudos e realizar mais uma pós-graduação e continuar as pesquisas no campo.
Mariana Gabriela de Oliveira
Atuo na área da administração pública, mais especificamente como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado de Minas Gerais. Ainda durante o mestrado, assumi a Diretoria de Energia na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e, em seguida, fui Coordenadora Central de Desenvolvimento na Fundação Hospitalar de Minas Gerais. Atualmente, sou assessora no gabinete da Secretaria Geral do Estado, onde exerço funções de coordenação e apoio estratégico. Além disso, sou professora conteudista e revisora em instituições de Ensino a Distância (EAD). Tenho interesse em dar continuidade aos meus estudos ingressando no doutorado, com o objetivo de aprofundar minha pesquisa e atuação. O mestrado teve um impacto significativo no meu desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando minha capacidade de liderança e gestão no setor público.
Marina Ferreira Lapa de Oliveira
Ao finalizar o mestrado no Cefet, já havia iniciado a carreira como docente que pude exercer por dois semestres em uma instituição privada, em que obtive grande aprendizado, no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Também, houve ajuste da gratificação estabelecida para servidores que concluem aperfeiçoamento de pós-graduação que compõem a carreira da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais. No primeiro ano do curso do mestrado, em setembro de 2021, fui aprovada para ingresso no Doutorado da UFMG programa PACPS em que conseguir ajustar a pesquisa do mestrado à do doutorado e publicar artigo em conjunto com as duas instituições. Além disso, as disciplinas já cursadas no mestrado foram relevantes na composição de créditos do doutorado, o que ajudou a prosseguir com o desafio de cursar os dois cursos em conjunto e conseguir publicar dois artigos e estar finalizando mais um artigo para publicação. Cabe ressaltar que o corpo docente do PPGA CEFET MG foi de grande importância neste processo de iniciar, prosseguir e concluir o mestrado e aprender com intuito de disseminar conhecimento pelos lugares que passamos. Sendo assim, meu muito obrigada ao corpo docente PPGA CEFET MG.
David Chester Carvalho Barros
Atualmente, atuo na área de Gestão, aplicando conhecimentos adquiridos no mestrado para aprimorar processos organizacionais e estratégicos. Após a conclusão do mestrado, direcionei minha carreira para consultoria em direcionamento estratégico e assumi um cargo de Gerência na área de Engenharia Mecânica, contribuindo para a otimização de processos e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Antes da conclusão do mestrado, ocupava a posição de Supervisor. Com a consolidação das competências adquiridas no programa, assumi a função de Gerente Geral, ampliando minha responsabilidade na gestão de equipes e projetos estratégicos. Dando continuidade à minha trajetória acadêmica, fui aceito no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG para cursar o Doutorado, permanecendo na mesma linha de pesquisa desenvolvida no mestrado, aprofundando estudos sobre processos decisórios na gestão. O mestrado no PPGA/CEFET-MG teve um papel fundamental na minha evolução profissional, proporcionando embasamento teórico e metodológico para atuação no mercado e incentivando a continuidade da pesquisa acadêmica.
Luciane Vieira Wandermurem
Atualmente, após minha titulação no PPGA/CEFET/MG, tenho o privilégio de atuar em posições estratégicas que refletem o impacto da minha formação. Sou Coordenadora da Célula de Ciências Comportamentais do Polen/ENSP/Fiocruz, onde lidero iniciativas que aplicam insights das ciências comportamentais para melhorar a eficácia da gestão pública. Além disso, passei a integrar o Banco de Professores/Facilitadores da ENAP, no curso de Ciências Comportamentais Aplicadas à Políticas Públicas, onde terei oportunidade de compartilhar e trocar conhecimentos e experiências com outros profissionais.
Também atuo como Coordenadora Adjunta do Projeto sobre Nudge para Inovação em Gestão, no âmbito do Edital Inova Fiocruz. O projeto busca utilizar intervenções baseadas em nudges para promover mudanças comportamentais na relação liderançaXequipes, que resulte em melhorias na gestão e na entrega de serviços públicos. Além disso, sou membro da Rede CINCONECTE, uma rede que reúne especialistas e profissionais dedicados a aplicar as ciências comportamentais no setor público.
Outro papel relevante que desempenho atualmente é como Gestora no Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG/Fiocruz, onde contribuo para a gestão estratégica do CTV. Essa atuação me permite alinhar minha expertise em gestão pública com as demandas urgentes do CTV, buscando impactos positivos na vida das pessoas.
Por fim, ressalto que cursar o mestrado neste programa foi fundamental para consolidar minha base teórica e prática. O mestrado me proporcionou ferramentas essenciais para atuar de forma estratégica e inovadora, além de ampliar minha visão sobre os desafios sociais e as possibilidades de transformação por meio de políticas públicas bem estruturadas. Minha eterna gratidão ao PPGA/CEFET/MG.
Melissa Cangussu Vianna
Após a conclusão do mestrado em Administração, segui minha carreira na área de Inteligência de Mercado em uma multinacional. No meu dia a dia, percebo o quanto as habilidades adquiridas durante o mestrado são essenciais para minha atuação profissional.
O conhecimento aprofundado sobre processos decisórios tem sido fundamental para análises estratégicas e para embasar recomendações que impactam diretamente o negócio. Além disso, a formação acadêmica me proporcionou uma visão mais ampla e estruturada sobre gestão, complementando minha base em Engenharia de Produção.
A interseção entre Engenharia e Administração tem sido um diferencial na minha trajetória, permitindo que eu una pensamento analítico, gestão de dados e visão estratégica para apoiar decisões empresariais com maior embasamento. O mestrado, sem dúvida, agregou valor à minha carreira e ampliou minhas perspectivas profissionais.
Rodrigo Balod dos Santos
Atualmente, exerço a função de especialista em planejamento de vendas e operações, liderando tecnicamente o processo de planejamento integrado em uma empresa global. O mestrado em Administração me proporcionou um aprofundamento significativo nos temas relacionados ao planejamento, através da conexão entre teoria e prática. Foi um privilégio contar com um time altamente qualificado de professores e orientadores, além do suporte administrativo, que me permitiram alcançar referenciais teóricos sólidos, estabelecendo-me como uma referência na área. Mesmo com o foco no ambiente corporativo, mantenho um estreito vínculo com a academia, realizando estudos que reforçam a relevância do planejamento de vendas e operações.
Jancler Adriano Pereira Nicácio
A formação acadêmica que recebi no CEFET/MG durante o mestrado em Administração foi fundamental para minha consolidação no setor estratégico de inspeção de equipamentos em uma refinaria de petróleo. O curso me possibilitou uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de gestão, processos e tomada de decisão. Isso me proporcionou uma visão holística da organização, o que se mostrou essencial para uma atuação eficiente no setor industrial. Essa trajetória me motivou a buscar novos desafios e continuar a minha formação acadêmica. Fui aprovado em um curso de doutorado em Administração. A continuidade dos estudos reflete minha constante busca por inovação e aprimoramento nas práticas de gestão. O doutorado tem sido uma extensão natural da minha trajetória, permitindo-me aprofundar conhecimentos sobre liderança, estratégias empresariais e o impacto da gestão organizacional no setor industrial. O programa de mestrado no CEFET/MG foi essencial para minha formação, não apenas pelo conteúdo técnico que me capacitou para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também pela ênfase em habilidades comportamentais, como liderança, tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias de gestão. A combinação de teoria e prática, aliada à infraestrutura e ao ambiente acadêmico de excelência do CEFET/MG, foi decisiva para meu sucesso profissional.